Brasão da República

Sociologia do Trabalho
Divisão Social do Trabalho


Destaque(s) e comentários(s): observe que há um tópico nesta mesma disciplina - "Sociologia do Trabalho" - intitulado "Divisão do trabalho e distribuição de tarefas". Proceder análise e distinção dos conteúdos respectivos.

Divisão Social do Trabalho : segundo Dürkheim, o social é governado pela Lei de Divisão do Trabalho Social e a evolução social tenderá a extrema divisão do trabalho social.

Para melhor compreender o pensamento de Dürkheim no tocante à Divisão Social do Trabalho, é preciso entender a estruturação de seu pensamento: para Dürkheim, a sociedade deveria ser vista como um sistema organizado, ordenado e interdependente de várias instâncias que juntas transformar-se-iam em uma unidade. Para Dürkeheim a sociedade é considerada como um corpo humano que depende do perfeito funcionamento dos seus órgãos (instâncias sociais) para sobreviver.

Para Dürkheim a divisão social do trabalho é algo positivo: ela propicia o advento da solidariedade entre as pessoas conforme os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica contidos em sua teoria.

Para Marx, diferentemente, a divisão do trabalho é totalmente negativa dado que desta advém a exploração da mão-de-obra ou seja a alienação do trabalhador assim incitando a destruição das relações cordiais entre os homens e dividindo a sociedade em dois grandes grupos, os Burgueses (exploradores) e os Proletários (explorados).

⇑ topo

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2014 - Todos os direitos reservados.