ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Defensoria Pública do Estado - Acre - Defensor Público Estadual - CESPE - UnB - 2012 - Prova Objetiva


Questão:

Considerando o entendimento do STF acerca dos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.

Resposta errada
a)

O fato de um estrangeiro condenado por crime praticado no Brasil não possuir domicílio neste país impede a substituição da pena privativa de liberdade a ele aplicada por pena restritiva de direito.

Resposta errada
b)

É inconstitucional o tratamento mais rigoroso previsto no Código de Trânsito Brasileiro para os crimes de homicídio culposo praticado por agente na direção de veículo automotor.

Resposta errada
c)

Não constitui violação do princípio constitucional da legalidade penal imputar a alguém o crime de exercício ilegal de profissão não regulamentada.

Resposta errada
d)

A execução da pena privativa de liberdade antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória não contraria o disposto na CF.

Resposta correta
e)

A estipulação do cumprimento da pena em regime inicialmente fechado com base apenas nos aspectos inerentes ao tipo penal ou no reconhecimento da gravidade objetiva do delito cometido viola o princípio da individualização da pena.

Comentários

- 02/05/2013 / 08:38

Item e)

Esse é exatamente o entendimento da jurisprudência na súmula 440, vejamos:
Fixada a pena-base no mínimo legal, é vedado o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabível em razão da sanção imposta, com base apenas na gravidade abstrata do delito.

As súmulas 718 e 719 também são nesse mesmo sentido:

Sum. 718 – A opinião do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime não constitui motivação idônea para a imposição de regime mais severo do que o permitido segundo a pena aplicada.
Sum. 719 – A imposição do regime de cumprimento mais severo do que a pena aplicada permitir exige motivação idônea.

Assim, considerando que o princípio da individualização da pena prescreve exatamente que a pena deve ser aplicada de acordo com as condições pessoais de cada condenado, tem-se por correto o item.

- 02/05/2013 / 08:26

Item c)

Errado, existe a previsão penal da Denunciação Caluniosa que diz o seguinte:
Art. 339. Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente: (Redação dada pela Lei nº 10.028, de 2000)
Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa.
§ 1º - A pena é aumentada de sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto.
§ 2º - A pena é diminuída de metade, se a imputação é de prática de contravenção.

- 02/05/2013 / 07:55

Comentário item a)

Pena privativa de liberdade é aquela na qual a pessoa fica reclusa sem poder sair do sistema carcerário. E pode ser cumprida tanto em regime fechado, semi-aberto e aberto. Suas modalidades podem ser de reclusão e detenção.
Por sua vez as penas restritivas de direito são aquelas nas quais o indivíduo se vê privado do regular exercício de um direito, como por exemplo de sair aos finais de semana. Dividem-se em pessoais(prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, interdição de direitos e limitação de fim-de-semana) e reais (prestação pecuniária e perda de bens e valores).
Para ocorrer a substituição do da pena é necessário o preenchimento de alguns requisitos objetivos e subjetivos. São requisitos objetivos a pena não superior a 4 anos, o crime tenha sido cometido sem violência ou grave ameaça à pessoa. E requisitos subjetivos não ser o condenado reincidente em crime doloso e a substituição ser indicada e suficiente.
O Código Penal estabelece os seguintes critérios de substituição da pena: a) pena igual ou inferior a 1 ano: multa ou 1 pena restritiva de direito; b) Pena superior a 1 ano(até 4 anos): 1 pena restritiva de direito + multa ou 2 penas restritivas de direito.
Como pode ser visto não há qualquer restrição com relação ao domicílio do Réu e não havendo qualquer impedimento ao estrangeiro de receber a substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos.

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.