Eu redijo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípios contra manifestos, assim como sou contra princípios (...). Eu redijo este manifesto para mostrar que é possível fazer as ações opostas simultaneamente, numa única fresca respiração; sou contra a ação pela contínua contradição, pela afirmação também, eu não sou nem para nem contra e não explico por que odeio o bom-senso.
A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta.
Tristan Tzara, um dos protagonistas do Dadaísmo.
A resposta artística mais radical à guerra partiu de um grupo de pessoas que rompeu totalmente com as lealdades tradicionais e se reuniu na neutra Zurique em 1915 para ali fundar a ideia Dada – se é que se pode falar desta manifestação como uma ideia. (...) Eles negavam todo significado, até o seu próprio. O único sentido era a falta de sentido, a única arte a antiarte.
EKSTEINS, Modris. A sagração da primavera. Rio de Janeiro: Rocco, 1991, p.269.
Acerca da relação entre o Dadaísmo e a I Guerra Mundial (1914-1918), pode-se afirmar que aquele movimento artístico
I. evidenciou a desilusão dos europeus em relação à sua civilização diante dos horrores do conflito;
II. representou nas artes a visão dos combatentes referente à irracionalidade intrínseca daquela guerra;
III. tentou convencer o lado adversário da falta de lógica em seguir na luta mesmo sem esperança de vitória;
IV. demonstrou, como mesmo em momentos de transformação social, as sensibilidades artísticas permanecem semelhantes.
Estão corretas APENAS as afirmativas:
a)
I e II. |
b)
I e IV. |
c)
II e III. |
d)
I, III e IV. |
e)
II, III e IV. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.