ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CRM-DF - Advogado - IESES - 2010 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

A Certificação Digital e a Ordem dos Advogados do Brasil

Através do Provimento n.º 97/2002, a Ordem dos Advogados do Brasil instituiu a infra-estrutura das chaves públicas na entidade. A OAB tornouse Autoridade Certificadora e, atualmente, confere aos advogados o certificado A3, dotado de alto padrão de segurança, uma vez que obriga a presença do advogado na Autoridade de Registro, entidade vinculada à sua respectiva Autoridade Certificadora, responsável pelo credenciamento dos usuários. A certificação será obtida mediante a posse da nova carteira emitida pela Ordem dos Advogados do Brasil, munida de chip eletrônico e das chaves, pública e privada, através de um leitor de cartão, a ser adquirido pelo advogado.

A medida tecnológica promete inovações jamais vistas: reduzir o número de autos impressos que atualmente inundam os cartórios e geram lentidão nas tramitações processuais, aprimorando, portanto, o trabalho do serventuário; permite ao advogado praticar atos sem sair de seu escritório ou de sua casa; e confere segurança digital para as assinaturas eletrônicas que, apesar de já existirem, haja vista o exemplo do Pretório Excelso, não possuíam segurança adequada e não unificavam todos os tribunais. A unificação das assinaturas eletrônicas, por meio das certificações digitais conferidas pela Ordem dos Advogados do Brasil como Autoridade Certificadora, inaugura uma nova era no processo judicial digital brasileiro.

É evidente que, como toda e qualquer novidade, o processo digital e, mais ainda, a certificação digital, sejam alvo de discussões. Importante dirimir todas as dúvidas, haja vista ser uma inovação, portanto, nunca praticada no Brasil. Questionamentos diversos já se fazem acerca do processo digital. Se o processo físico for abolido, isso obrigará todo advogado a possuir, no mínimo, um computador e uma impressora, caso queira peticionar de qualquer lugar. Outra dúvida faz-se presente no que se refere aos anexos das peças. Documentos que não podem ser digitalizados por meio de scanner, como poderão ser acostados às peças eletrônicas? E com relação à possibilidade dos processos digitais sofrerem ataques de hackers? Haverá backup físico ou apenas eletrônico?

As mesmas dúvidas aplicam-se à certificação digital, principalmente com relação à segurança. No entanto, todo instrumento cujo objetivo é facilitar o exercício das funções de cada cidadão é válido. Todo o início possui dificuldades. Resta evidente que não se podem criar normas legais, instituindo determinadas práticas, sem oferecer possibilidades reais aos seus usuários. O poder de compra de computadores, por exemplo, deve ser estendido a todos os advogados. O processo digital em funcionamento conjunto com a certificação digital, agora conferida pela Ordem dos Advogados do Brasil, vai garantir aos operadores do Direito uma ferramenta poderosa e facilitadora para o bom exercício da advocacia.

MAGALHÃES, B. B. Disponível em: http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/5975/. Acesso em: 30/11/2010. Adaptado.

1 -

Em relação ao texto, é correto o que se afirma em:

a)

As dificuldades inerentes às novas práticas jurídicas oferecem, em contrapartida, reais possibilidades de certificação digital.

b)

Por meio da certificação emitida pela OAB, os tribunais vão poder unificar as assinaturas eletrônicas.

c)

Conforme prevê o Provimento n.º 97/2002, a certificação emitida pelo advogado é dotada de alto padrão de segurança.

d)

Tanto a adoção do processo digital quanto a adoção da certificação digital têm gerado dúvidas.

2 -

Assinale a alternativa que melhor resume o texto:

a)

A autoridade Certificadora, representada pela OAB, confere ao advogado a autorização para assinar eletronicamente e com segurança documentos digitalizados em papel A3. Mesmo havendo muitas dúvidas, essa mudança veio para ficar e vai revolucionar o trabalho nos tribunais.

b)

A certificação digital fornecida pela OAB serve para reduzir o número de processos impressos que sobrecarregam os cartórios e para agilizar a tramitação dos mesmos. Sem sair de casa, o advogado poderá assinar eletronicamente petições e outros documentos, com a mesma segurança alcançada pelo Pretório Excelso. Acrescentam-se a isso inúmeras inovações, cujo alcance e segurança somente serão avaliados com o passar do tempo.

c)

A assinatura digital vai revolucionar a atuação do advogado, permitindo que ele atue nos tribunais e nos processos eletrônicos sem ter que se deslocar até os tribunais. Além disso, o processo digital associado à certificação digital vai garantir um serviço muito mais ágil, facilitando os serviços dos advogados.

d)

A OAB está credenciada a fornecer certificados digitais aos advogados. Tal certificação é uma inovação que dará agilidade na tramitação de processos, unificará as assinaturas eletrônicas nos Tribunais, entre outras vantagens. Mesmo assim, o processo digital e a certificação digital não estão livres de algumas incertezas, principalmente aquelas relacionadas à abolição do processo físico e à segurança da assinatura eletrônica.

3 -

Em relação ao texto, é correto afirmar que:

a)

A frase “O poder de compra de computadores, por exemplo, deve ser estendido a todos os advogados” dá a entender que existem advogados sem condições econômicas para adquirir um computador e uma impressora.

b)

Se antes havia dúvidas sobre a segurança do processo digital e da certificação digital, isso deixou de existir à medida que a OAB assumiu a condição de Autoridade Certificadora.

c)

A Certificação Digital emitida pela OAB somente será válida se o advogado adquirir um chip, público ou privado, e um leitor de cartões.

d)

Antes de a OAB fornecer a certificação digital, as assinaturas eletrônicas já eram usadas no Pretório Excelso, com igual padrão de segurança adequada.

4 -

Sobre o texto, é possível deduzir que:

a)

O autor assume posição favorável à certificação digital fornecida pela OAB.

b)

A certificação digital conferida pela OAB impedirá a ação dos hackers nos processos físicos que inundam os cartórios.

c)

Entre as inovações tecnológicas previstas com a adoção da certificação digital em processos eletrônicos, destaca-se a possibilidade de o réu ser julgado à revelia.

d)

Todos os advogados, para poderem continuar atuando nos tribunais, deverão providenciar uma nova carteira fornecida pela OAB.

Reescritura de texto
5 -

Assinale a alternativa em que a substituição do termo destacado pela expressão sugerida entre parênteses mantém o sentido original do texto:

a)

"“Se o processo físico for abolido, isso obrigará todo advogado a possuir, no mínimo, um computador e uma impressora, caso queira peticionar de qualquer lugar."” (quando quiser)

b)

“"Documentos que não podem ser digitalizados por meio de scanner, como poderão ser acostados às peças eletrônicas?"” (excluídos)

c)

"“No entanto, todo instrumento cujo objetivo é facilitar o exercício das funções de cada cidadão é válido."” (Não obstante)

d)

"“É evidente que, como toda e qualquer novidade, o processo digital e, mais ainda, a certificação digital, sejam alvo de discussões."” (Indiscutivelmente)

Compreensão e Interpretação de Textos
6 -

Assinale a frase que está de acordo com as normas da língua portuguesa padrão:

a)

“Por definição o homem tem necessidade de se vincular, de pertencer e por tanto, se envolver, se implicar naquilo que faz e nas suas relações afetivas.”

b)

“Foi surpreendente a quantidade de advogados que vieram participar, aprender na prática e conhecer essas inovações que vai facilitar o acesso da população e a transparência de todas as ações.”

c)

“Os analistas de sistemas são profissionais cujas atividades estão ligadas à localização de problemas e à oferta de soluções em matéria de computadores, programas, fluxo de informações e redes internas.”

d)

“A partir daí, o serventuário competente acosta aquela petição aos autos do processo, certificam a juntada e encaminham os autos ao Juiz, que permanecem conclusos até a apreciação pelo magistrado.”

Língua Portuguesa
7 -

Assinale a frase em que os termos destacados estão corretamente empregados:

a)

Promoveu um evento grandioso em setembro deste ano onde gastou um fortuna.

b)

O meu engenheiro é um cidadão em cuja capacidade podemos confiar.

c)

Certificou a seus superiores no Ministério de que a Comissão de Licitações estava prestes s pedir demissão.

d)

Prefiro ficar sozinho do que perdoar os que me deixaram neste estado deplorável de dependência física.

Concordância Nominal e Verbal
8 -

Quanto à concordância verbal, todas as frases estão corretas exceto a:

a)

Devem haver mais de vinte acusações de extorsão, sem que a polícia, até o momento, tenha conseguido identificar nenhum dos envolvidos

b)

Depois vieram muitos estrangeiros para trabalhar nas fazendas que havia ao longo de todo o litoral.

c)

Os dois milhões de habitantes que a pesquisa do IBGE afirma existirem no Vale do Rio do Peixe serão objeto de uma ampla análise em breve.

d)

Para melhor acolher a todos os visitantes, podem-se usar, por exemplo, os quartos do andar inferior.

Microsoft Outlook
9 -

Sobre o Assistente de Regras e Alertas do Microsoft Outlook 2007, é CORRETO afirmar que:

I. O Assistente de Regras e Alertas permite que o usuário defina uma regra para mover todas as mensagens de email recebidas de uma pessoa para uma pasta que não seja a Caixa de Entrada.

II. O Assistente de Regras e Alertas permite que o usuário ,após a criação de uma regra, que faça o Outlook 2007 executá-la imediatamente, clicando no botão "Executar Regras Agora...", selecionando a(s) desejadas(s) e clicando no botão "Executar Agora".

III. O Assistente de Regras e alertas permite que o usuário de fina uma regra para que o Outlook 2007 toque um som quando recebe uma mensagem de alguém.

IV. O assistente de regras e alertas não permite que o usuário copie regras.

A sequência correta é:

a)

As assertivas I, II, III, e IV estão corretas

b)

Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

c)

Apenas as assertivas I está correta.

d)

Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Microsoft Excel
10 -

Assinele a planilha a seguir:

Baseado na volor das compras do cliente e na tabela de descontos, qual a fórmula que localizará a porcentagem na tabela de descontos e calculará o valor do desconto da célula C3 e que deverá ser copiada para as células C4,C5,C6 e C7?

a)

=PROCV(B3;E$4:F$7;2)*B3

b)

=$B$3*$F$4

c)

=SOMASE(E4:E7;3)

d)

=SE(B3>300;1%;SE(B3>500;3%;SE(B3>1000;6%;SE(B3>1500;7%))))*B3

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.