ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG - Médico - Ecocardiografia - Fundep - 2009 - Prova Objetiva

Princípios Fundamentais
1 -

Conforme o artigo 1.º da Constituição Federal (CF), a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos, EXCETO:

a)

a soberania.

b)

a dignidade da pessoa humana.

c)

a defesa da paz.

d)

os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

Direitos e Deveres Individuais e Coletivos
2 -

Analise as seguintes afirmativas concernentes aos Direitos e Garantias Fundamentais de acordo com a CF.

I. São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

II. São assegurados à categoria dos trabalhadores domésticos os direitos de seguro desemprego, piso salarial proporcional à extensão e complexidade do trabalho, décimo terceiro salário e fundo de garantia do tempo de serviço.

III. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade.

IV. Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS:

a)

apenas as afirmativas I e III.

b)

apenas as afirmativas II e IV.

c)

apenas as afirmativas I, III e IV.

d)

as quatro afirmativas.

Administração Pública - Disposições Gerais e Servidores Públicos
3 -

Em relação ao Capítulo da CF que trata da Organização do Estado e das Disposições Gerais da Administração Pública, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A lei assegurará aos servidores da administração direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhados do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

( ) Os cargos em comissão e as funções de confiança serão exercidos, preferencialmente, por servidores ocupantes de cargo de carreira técnica ou profissional, nos termos da lei.

( ) Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, nas forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal.

( ) A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades das administrações direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA:

a)

(V) (F) (V) (F)

b)

(F) (F) (V) (V)

c)

(F) (V) (F) (V)

d)

(V) (V) (F) (F)

4 -

Os artigos 39 a 41 da CF dispõem sobre os servidores públicos civis. Em relação a essa questão, assinale a alternativa INCORRETA:

(Questão anulada)
a)

O servidor será aposentado, compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.

b)

A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará, entre outros, a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes da carreira.

c)

São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

d)

O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo.

Administração Pública
5 -

Analise as seguintes afirmativas concernentes à Administração Pública.

I. Administração Pública é a soma de todo o aparelho de Estado, estruturada para realizar os serviços públicos, visando a satisfação das necessidades da população, ou seja, o bem comum.

II. O aparelho de Estado, no contexto da Administração Pública, deve ser entendido como a estrutura organizacional do Estado, em seus três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário e três níveis: União, estados e municípios.

III. O Governo é o responsável por orientar as metas, cabendo à Administração Pública a sua execução. O governo é exercido pelos políticos eleitos e a Administração é o corpo técnico e legal responsável pelo cumprimento desses atos de soberania.

IV. A Administração Pública direta e indireta, de quaisquer poderes da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, entidades, órgãos e agentes, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, com flexibilidade nos processos, sem ferir os trâmites legais e ações administrativas.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS:

a)

apenas as afirmativas II e IV.

b)

apenas as afirmativas I e III.

c)

apenas as afirmativas II, III e IV.

d)

todas as afirmativas.

6 -

O novo modelo de administração proposto a partir de 1995 apoia-se na criação de novas instituições descentralizadas para a reforma do Estado. Em relação a esses novos modelos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

a)

O Poder Público poderá qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à saúde, à cultura, atendidos os requisitos da lei.

b)

As organizações sociais são organizações públicas não estatais que celebram contrato de gestão com o Poder Executivo, com aprovação do Poder Legislativo, para a realização de atividades de interesse coletivo.

c)

A constituição de parcerias entre a Administração Pública, a iniciativa privada e a sociedade civil na busca da realização das finalidades estatais delineia o denominado modelo gerencial da Administração Pública.

d)

A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) é um tipo específico de organização do Terceiro Setor, e o seu vínculo com a Administração Pública se realiza por meio de contrato de resultados.

Plano Diretor Para a Reforma do Aparelho do Estado
7 -

A proposta de reforma do aparelho do Estado, conforme o Plano Diretor da Reforma do Estado, aprovado em 1995, parte da existência de quatro setores dentro do Estado. Em relação a esses setores, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando cada definição ao setor correspondente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA:

a)

(1) (3) (2) (4)

b)

(2) (4) (1) (3)

c)

(2) (3) (1) (4)

d)

(1) (4) (2) (3)

Medicina
8 -

O Pacto pela Vida é constituído por um conjunto de compromissos entre os gestores do SUS em torno de prioridades para a saúde da população brasileira. Assinale a alternativa que expressa uma das prioridades pactuadas:

a)

Saúde indígena

b)

Tratamento humanizado

c)

Direito dos usuários do SUS

d)

Doenças emergentes e endemias

9 -

Constituem fontes de informação essenciais para o planejamento em saúde pública, EXCETO:

a)

sistema de Informação da Atenção Básica.

b)

informação da Renda per capita.

c)

declaração de óbito.

d)

declaração de nascidos vivos.

10 -

A gripe causada pelo vírus Influenza A (H1,N1) tornou-se de notificação imediata ao serviço de vigilância epidemiológica:

a)

por sua letalidade.

b)

por ser agravo inusitado.

c)

por implicar internação hospitalar .

d)

por sua alta prevalência .

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.