ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG - Técnico em Enfermagem - Fundep - 2009 - Prova Objetiva

Administração Pública
1 -

Analise as seguintes afirmativas concernentes aos conceitos e às características da administração pública e assinale a alternativa INCORRETA:

a)

A administração pública tem como objetivo maior atender as necessidades públicas, no que diz respeito aos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidadãos.

b)

No contexto da administração pública, o aparelho do Estado é constituído pela estrutura organizacional e funcional do Estado, destacando-se a cúpula dos três poderes, o corpo de funcionários e as forças militar e policial.

c)

Os órgãos e agentes administrativos da administração pública estão subordinados à Constituição Federal e à lei, e devem atuar, no exercício de suas funções, conforme Matias-Pereira, com respeito pelos princípios da igualdade, da proporcionalidade, da justiça, da imparcialidade e da boa-fé.

d)

Consideram-se domínios da administração pública indireta as atribuições que são exercidas sob a gestão imediata dos órgãos e serviços integrados à estrutura do Estado.

Direitos e Deveres Individuais e Coletivos
2 -

Considerando os Princípios, Direitos e Garantias Fundamentais instituídos pela Constituição Federal (CF), analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais é um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

( ) É assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma dos limites estabelecidos pela lei, a liberdade de consciência e de crença.

( ) Um dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais é a proteção do salário na forma da lei, constituindo-se crime sua retenção dolosa.

( ) Um dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais é a proporcionalidade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA:

a)

(V) (F) (V) (F)

b)

(F) (F) (V) (V)

c)

(F) (V) (F) (V)

d)

(V) (V) (F) (F)

Organização do Estado - Da organização político-administrativa
3 -

Nos termos da CF, a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende, EXCETO:

a)

a União.

b)

os Estados.

c)

os Municípios.

d)

os três Poderes.

Administração Pública - Disposições Gerais e Servidores Públicos
4 -

Analise, conforme o disposto na CF, as seguintes afirmativas relacionadas aos servidores civis e às despesas com pessoal e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) É permitida, quando houver disponibilidade de horário, a acumulação remunerada de empregos e funções nas empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias, bem como a acumulação remunerada de cargos públicos nas autarquias e fundações.

( ) Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho dos servidores nomeados para cargos de provimento efetivo, em virtude de concurso público, por comissão instituída para essa finalidade.

( ) As despesas relacionadas com os subsídios, vencimentos, remuneração, proventos de aposentadoria e pensões e quaisquer outras espécies remuneratórias não podem exceder os limites de despesas com pessoal estabelecidos em lei complementar.

( ) A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou a alteração de estrutura de carreiras só poderão ser feitas se houver dotação orçamentária para realizá-las.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA:

a)

(V) (F) (F) (V)

b)

(F) (V) (V) (F)

c)

(F) (V) (F) (V)

d)

(V) (F) (V) (F)

Legislação Estadual
5 -

Pela metodologia adotada, o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) representa uma resposta a três grandes questões.

Identifique qual das questões NÃO corresponde ao proposto pelo PMDI:

a)

Onde estamos? – diagnóstico da situação atual

b)

Aonde pretendemos estar? – cenários futuros

c)

Como estamos indo? – avaliação de resultados

d)

Como chegar lá? – estratégia e programas prioritários

6 -

São programas ou ações previstos no Plano Plurianual de Ação de Governo (PPAG), 2008 a 2011, para a área de resultados (PMDI) Qualidade e Inovação em Gestão Pública, EXCETO:

a)

Gestão Estratégica de Pessoas.

b)

Certifica Minas.

c)

Governança Eletrônica.

d)

Choques Setoriais de Gestão.

7 -

Analise as seguintes afirmativas sobre os programas e ações do PPAG, 2008 a 2011, previstos para a área de resultados (PMDI) Vida Saudável e assinale a alternativa INCORRETA:

a)

O programa Viva Vida tem como finalidade reduzir a mortalidade infantil por meio do planejamento familiar, da atenção ao pré-natal, ao parto, ao puerpério, ao recém- nascido e à criança até um ano de idade.

b)

O programa Saneamento Básico: mais saúde para todos tem como finalidade promover a saúde por meio da implantação, ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

c)

Mais Vida é uma das ações do programa Regionalização - urgência e emergência, e tem como finalidade elaborar e coordenar a implantação das políticas públicas para a população, reduzindo a mortalidade associada a hipertensão e diabetes.

d)

O fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais do sistema único de saúde - PRO-HOSP, é uma das ações do programa Regionalização - urgência e emergência.

Enfermagem
8 -

Em relação à dengue, doença de notificação obrigatória segundo a Portaria n. 5 do Ministério da Saúde, de 21 de fevereiro de 2006, constituem medidas de controle, EXCETO:

a)

ações de saneamento ambiental.

b)

ações integradas de educação em saúde.

c)

vacinação dos contatos e tratamento com antivirais.

d)

vigilância epidemiológica.

9 -

Em 24 de abril de 2009, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou aos países membros o surgimento de casos humanos de influenza A (H1N1) por um novo vírus detectado no México, com transmissibilidade interpessoal. A influenza tem altas taxas de ataque disseminando-se rapidamente na comunidade e em ambientes fechados.

Em relação à transmissibilidade da doença, assinale a alternativa INCORRETA:

a)

Indivíduos adultos saudáveis infectados transmitem a doença de 24 a 48 h antes do início de sintomas.

b)

O mecanismo de transmissão predominante é a excreção de gotículas geradas a partir da tosse e do espirro de uma pessoa infectada.

c)

Existem evidências de elevada transmissão pessoa-vetor-pessoa.

d)

Crianças pré-escolares e escolares constituem grupos que ampliam a transmissão na comunidade.

10 -

A estratégia Saúde da Família visa a reorganização da atenção básica no País de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Constituem indicadores do Pacto da Atenção Básica 2006, EXCETO

a)

proporção da população coberta pela Estratégia Saúde da Família.

b)

taxa de internações por acidente vascular cerebral (AVC).

c)

Percentual de nascidos vivos com baixo peso ao nascer.

d)

percentual de adultos que consumiram mais de quatro doses de bebida alcoólica em um único dia.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.