ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo - Contador - CESPE - UnB - 2010 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Mitos e Verdades sobre as Doenças Crônicas

No próximo mês de dezembro, as Américas contabilizarão a ocorrência de 21 milhões de mortes na primeira década do século XXI por doenças crônicas. No mundo inteiro, a hipertensão, o diabetes, o acidente vascular cerebral (AVC), as doenças cardíacas e os cânceres já são responsáveis por dois terços de todas as mortes que ocorrem, com algum impacto sobre os sistemas de saúde e sobre as sociedades. Alguns mitos sobre as doenças crônicas distorcem a percepção social da sua gravidade e retardam o fortalecimento de programas abrangentes, integrados por medidas preventivas e de ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento oportuno. O primeiro mito é o de que as doenças crônicas matam pessoas que já são muito idosas. É falsa a ideia de que as mortes por doenças crônicas são sempre o desfecho natural de uma longa vida, especialmente nos países em desenvolvimento. Outro mito sobre essas doenças é o de que não temos como preveni-las, já que não existem vacinas. Ao contrário, ações de promoção da saúde, de redução dos fatores de risco e de aumento da cobertura do diagnóstico precoce são capazes de prevenir a ocorrência e a mortalidade por várias doenças crônicas. O terceiro mito é o de que as doenças crônicas são doenças de ricos, e, por isso, os países em desenvolvimento e os pobres ainda não precisam se preocupar com elas. Os fatos apontam para outra direção. Os países de média e baixa renda respondem por 80% de todas as mortes registradas no mundo por doenças crônicas e apresentam tendência crescente. A explicação não é difícil. Os principais fatores de risco para doenças crônicas, como o tabagismo, a obesidade, o consumo deficiente de frutas e verduras e o sedentarismo, mostram tendência de crescimento nos mais pobres e menos educados. O diagnóstico precoce também é menos frequente entre os mais pobres, que têm mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

Jarbas Barbosa da Silva Jr. Mitos e verdades sobre as doenças crônicas.In: Folha de S.Paulo, 25/4/2010, p. A3 (com adaptações)

1 -

Em relação às ideias expressas no texto, assinale a opção correta:

a)

Ao se encerrar a primeira década do século XXI, as Américas estarão à frente da Europa no número de mortes por doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, AVC, doenças cardíacas e cânceres.

b)

Um terço de todas as mortes que ocorrem no mundo poderia ser evitado com ações preventivas de baixo impacto nos orçamentos públicos da área de saúde.

c)

Se não houvesse alguns mitos em relação às doenças crônicas, como os mencionados pelo autor, seria mais fácil antecipar medidas capazes de prevenir, diagnosticar e tratar adequadamente tais doenças.

d)

Dos mitos relativos às doenças crônicas, o mais difícil de ser erradicado é o que relaciona tais doenças com a longevidade.

e)

Os países mais afetados pelas doenças crônicas, que correspondem aos países ricos, possuem população muito idosa, a qual apresenta natural vulnerabilidade a enfermidades.

2 -

Assinale a opção correta acerca da estrutura e das ideias do texto:

a)

O desenvolvimento do texto obedece à seguinte estrutura: parágrafos 1 e 2: apresentação de dados estatísticos de mortes por doenças crônicas; parágrafos de 3 a 6: exposição de três mitos sobre as doenças crônicas; parágrafos de 7 a 9: recomendações para a diminuição dessas mortes.

b)

O seguinte título, por conter a ideia central do texto, poderia ser nele utilizado: Os sistemas de saúde dos países americanos e a cura de doenças.

c)

Quanto ao gênero, o texto poderia ser corretamente classificado como argumentativo-narrativo, pela defesa do ponto de vista do autor entremeada de histórias de vida.

d)

O texto estaria corretamente resumido da seguinte forma: O autor menciona alguns mitos que cercam as doenças crônicas, relaciona-as a fatores etários e mostra como reverter a tendência de aumento do número de mortes por essas doenças no mundo.

e)

niciar o texto com a apresentação de números significativamente elevados, como faz o autor nos dois primeiros parágrafos (21 milhões de mortes nas Américas e dois terços no mundo inteiro provocadas por doenças crônicas), é uma forma de atrair a atenção do leitor para a gravidade do assunto de que se vai tratar.

Sintaxe da Oração e do Período
3 -

Considere que se vai acrescentar ao texto um décimo e último parágrafo, que começa com “Diante desse cenário,”. Assinale a opção que contém o trecho que dá seguimento correto a tal parágrafo, respeitadas a coesão sintática e a coerência geral das ideias do texto:

a)

...tão desfavorável para a população mais pobre dos países em desenvolvimento, que sofre com a falta de acesso ao diagnóstico e tratamento de doenças crônicas.

b)

...urge implementar ações de promoção da saúde e de redução dos fatores de risco para evitar que aumentem as doenças crônicas, principalmente entre as populações mais vulneráveis.

c)

...evitar-se-iam milhões de mortes no mundo no final da primeira década deste novo século, por várias doenças crônicas, com o avanço futuro da medicina.

d)

...é preciso romper o círculo vicioso da doença, disponibilizando à população mais idosa, a maior vítima, vacinação em massa em todo o mundo contra as doenças crônicas.

e)

..os governos da América Latina, com tantos pobres adoecendo por doenças crônicas, além dos gastos com medicamentos aumentando, o que contribui para aprofundar a própria pobreza.

Pontuação

Artigos

Os artigos foram extraídos da Portaria n.º 063-R, de 29 de abril de 2010, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM). Art. 1.º Fixar, a partir de 3 de maio de 2010, o horário de atendimento ao público externo na sede do IPAJM no período de 8 h a 18 h, exceto na Gerência de Perícia Médica Social, em razão da realização de perícia por agendamento prévio e teleatendimento. Art. 2.º Fixar o horário de expediente normal dos servidores do IPAJM nos períodos de 8 h a 17 h, ou 8 h 30 min a 17 h 30 min ou 9 h a 18 h de segunda a sexta-feira, exceto para os servidores da central de atendimento e teleatendimento. § 1.º O servidor poderá solicitar alteração em seu horário de expediente, na forma do caput, de forma expressa e justificada, submetida à apreciação da chefia imediata, que remeterá à diretoria vinculada para deliberação.

Internet: <www.ipajm.es.gov.br> (com adaptações).

4 -

Considere que, em virtude do disposto no art. 1.º da portaria supramencionada, o IPAJM necessite dar ciência ao público, em seu sítio na Internet, da alteração do horário de atendimento ao público. O atendimento era feito até então das 9 h às 17 h 30 min. Assinale a opção que apresenta texto claro, gramaticalmente correto e adequado a essa situação:

a)

Atenção público externo na sede do IPAJM, o horário mudou! Agora o pessoal será atendido no período de 8 às 18 horas, com excessão da Gerência de Perícia Médica Social e do teleatendimento.

b)

Informe: através da Portaria 63, o IPAJM comunica que mudou o horário de atendimento para as 8 h e 18 h, exceto no setor de perícia e teleatendimento.

c)

Comunicado! O IPAJM ampliou o horário de atendimento ao público externo em sua sede, que agora começa às 8 horas e vai até as 18 horas, exceto na Gerência de Perícia Médica Social e teleatendimento.

d)

O IPAJM comunica a todos os interessados em geral que extendeu o período de atendimento na sede do Instituto, começando às 8 horas e indo até às 18 horas, com exceção da perícia por agendamento prévio e teleatendimento.

e)

Informamos à todos que teremos o maior prazer em atendê-los mais cedo, ficando até mais tarde. O horário foi extendido para o período de 8 às 18 horas, exceto para a perícia médica e teleatendimento.

5 -

Considere que servidor do IPAJM deseje alterar seu horário de expediente e deva redigir solicitação, conforme estabelece o § 1.º do art. 2.º da portaria supramencionada. Assinale a opção que contém trecho gramaticalmente correto e que poderia compor tal solicitação:

a)

Preciso alterar meu horário de expediente devido à necessidade de adequá-lo à entrada e saída de meus filhos na escola.

b)

Manifesto expressamente o desejo de alterar meu horário de expediente à medida em que necessito levar meus filhos à escola.

c)

Desejo alterar meu horário de expediente para fazer-lhe combinar com o horário escolar de meus filhos, uma vez que cabe-me transportá-los.

d)

Aproveito a oportunidade oferecida pela Portaria n.º 063- R/2010 para solicitá-los que alterem meu horário de expediente para levar meus filhos na escola.

e)

Venho a presença desta Chefia para solicitar mudança no meu período de expediente, fazendo-o coicindir com o horário escolar de meus filhos.

Flexão Nominal e Verbal
6 -

1 Acerca de 700 beneficiários do Instituto de

2 Previdência do Estado (IPAJM), incluídos no terceiro período

3 do recadastramento, ainda não realizaram a necessária

4 atualização de dados. Se houverem pendências com esses

5 beneficiários, o pagamento poderá ser suspenso. Roga-se as

6 pessoas que fazem parte dessa etapa, ou seja, aposentados com

7 nomes iniciados pelas letras de N a Z e pensionistas cujos

8 nomes dos instituidores da pensão também sejem iniciados por

9 essas letras, que efetuem o recadastramento até o próximo dia

10 15.

Internet: <www.ipajm.es.gov.br> (com adaptações)

No texto, em que foram inseridos erros sintáticos, manteve-se a correção gramatical ao se empregar:

a)

“Acerca de” (L.1).

b)

“houverem” (L.4).

c)

“as” (L.5).

d)

“cujos” (L.7).

e)

“sejem” (L.8).

Concordância Nominal e Verbal
7 -

Assinale a opção em que há desrespeito à norma escrita formal da língua portuguesa quanto ao emprego dos verbos ou à concordância verbal:

a)

Enquanto não se oficializam as candidaturas para a eleição da diretoria, multiplicam-se os boatos na associação.

b)

Embora houvessem surgido muitas discordâncias entre os postulantes, os servidores aprovaram uma chapa por aclamação.

c)

Já se agendaram várias reuniões para que a plataforma dos candidatos seja amplamente divulgada e debatida.

d)

O presidente da associação não interveio nos trabalhos por considerar que o processo eleitoral está-se desenvolvendo dentro da normalidade.

e)

Se ninguém interpor recurso contra o resultado da eleição, os eleitos serão empossados em poucos dias.

Pontuação
8 -

 

1 A população aposentada no Brasil ainda depende

2 exclusivamente da previdência oficial, e o valor da

3 aposentadoria é muito inferior às necessidades financeiras da

4 família. Uma alternativa para ingressar bem no grupo da

5 “melhor idade” é construir, durante o período de atividade

6 profissional uma poupança chamada de previdência privada.

Guia de investimentos. In: Correio Braziliense,

2 1 /10/2009,p.8(com adaptações).

No texto, foi feita uma alteração que prejudicou a correção gramatical. Para torná-lo correto, é necessário:

 

a)

inserir vírgula logo após a palavra “depende” (L.1).

b)

retirar a vírgula antes da conjunção “e” (L.2).

c)

eliminar o acento grave de “às” (L.3).

d)

eliminar as aspas de “melhor idade” (L.5).

e)

colocar vírgula logo após a palavra “profissional” (L.6).

Compreensão e Interpretação de Textos
9 -

Os cincos fragmentos a seguir pertencem ao mesmo texto, mas estão ordenados aleatoriamente:

I O jornal Folha de S.Paulo revelou em março que, assim como a erradicação do analfabetismo, dois terços das metas do atual Plano Nacional de Educação, que abrange o período de 2001- 2010, não foram cumpridas.

II Essa proposta, feita pelo Conselho Nacional de Educação, será ainda discutida em vários fóruns e receberá subsídios para a montagem do projeto a ser encaminhado ao Congresso.

III A elevação dos investimentos em educação será outra prioridade que entrará no novo Plano Nacional de Educação.

IV Essa informação teve como fonte um relatório feito por pesquisadores de universidades federais, segundo o qual apenas 33% das metas foram alcançadas.

V A proposta para o novo Plano Nacional de Educação, que norteará a educação no país no período 2010-2020, deve prever a erradicação do analfabetismo até 2020, tarefa que o atual plano ficou longe de cumprir.

Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, assinale a opção cuja sequência observa esse presuposto com relação aos fragmentos.

a)

V II I IV e III.

b)

I III IV V e II.

c)

III II V IV e I.

d)

IV III II I e V.

e)

III IV II V e I.

Crase
10 -

Cada uma das opções a seguir apresenta adaptação de trecho extraído do sítio Internet: . Assinale a opção correspondente à adaptação com pontuação e emprego do acento grave corretos:

a)

Servidor público é todo àquele que se vincula ao Estado, ou às entidades de sua administração indireta ou fundacional; por relações de natureza profissional, sujeito à hierarquia funcional e ao regime jurídico da entidade estatal a que serve.

b)

Servidor público é todo aquele que se vincula ao Estado ou às entidades de sua administração indireta ou fundacional por relações de natureza profissional, sujeito à hierarquia funcional e ao regime jurídico da entidade estatal a que serve.

c)

Servidor público é todo aquele que, se vincula ao Estado, ou as entidades de sua administração indireta ou fundacional, por relações de natureza profissional, sujeito à hierarquia funcional e ao regime jurídico da entidade estatal a que serve.

d)

Servidor público é todo aquele que se vincula ao Estado, ou às entidades de sua administração indireta ou fundacional, por relações de natureza profissional, sujeito à hierarquia funcional e ao regime jurídico da entidade estatal à que serve.

e)

Servidor público é todo aquele, que se vincula ao Estado ou às entidades de sua administração indireta ou fundacional por relações de natureza profissional, sujeito a hierarquia funcional e ao regime jurídico da entidade estatal à que serve.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.