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Informações da Prova Questões por Disciplina DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - Administrador - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2010 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Cultura de massa e cultura popular

O poder econômico expansivo dos meios de comunicação parece ter abolido, em vários momentos e lugares, as manifestações da cultura popular, reduzindo-as à função de folclore para turismo. Tal é a penetração de certos programas de rádio e TV junto às classes pobres, tal é a aparência de modernização que cobre a vida do povo em todo o território brasileiro, que, à primeira vista, parece não ter sobrado mais nenhum espaço próprio para os modos de ser, pensar e falar, em suma, viver, tradicionais e populares. A cultura de massa entra na casa do caboclo e do trabalhador da periferia, ocupando-lhe as horas de lazer em que poderia desenvolver alguma forma criativa de autoexpressão; eis o seu primeiro tento. Em outro plano, a cultura de massa aproveita-se dos aspectos diferenciados da vida popular e os explora sob a categoria de reportagem popularesca e de turismo. O vampirismo é assim duplo e crescente; destrói-se por dentro o tempo próprio da cultura popular e exibe-se, para consumo do telespectador, o que restou desse tempo, no artesanato, nas festas, nos ritos. Poderíamos, aqui, configurar com mais clareza uma relação de aparelhos econômicos industriais e comerciais que exploram, e a cultura popular, que é explorada. Não se pode, de resto, fugir à luta fundamental: é o capital à procura de matéria-prima e de mão de obra para manipular, elaborar e vender. A macumba na televisão, a escola de samba no Carnaval estipendiado para o turista, são exemplos de conhecimento geral. No entanto, a dialética é uma verdade mais séria do que supõe a nossa vã filosofia. A exploração, o uso abusivo que a cultura de massa faz das manifestações populares não foi ainda capaz de interromper para sempre o dinamismo lento, mas seguro e poderoso da vida arcaico-popular, que se reproduz quase organicamente em microescalas, no interior da rede familiar e comunitária, apoiada pela socialização do parentesco, do vicinato e dos grupos religiosos.

(Alfredo Bosi. Dialética da colonização. S. Paulo: Companhia das Letras, 1992, pp. 328-29)

1 -

Tomando como referências a cultura de massa e a cultura popular, o autor do texto considera que, entre elas:

a)

não há qualquer relação possível, uma vez que configuram universos distintos no tempo e no espaço.

b)

há uma relação de necessária interdependência, pois não há sociedade que possa prescindir de ambas.

c)

há uma espécie de simbiose, uma vez que já não é possível distinguir uma da outra.

d)

há uma relação de apropriação, conforme se manifestam os efeitos da primeira sobre a segunda.

e)

há uma espécie de dialética, pois cada uma delas se desenvolve à medida que sofre a influência da outra.

2 -

Atente para as seguintes afirmações:

I. No primeiro parágrafo, afirma-se que a modernização é determinante para a sobrevivência de algumas formas autênticas da cultura popular.

II. No segundo parágrafo, a expropriação sofrida pela cultura de massa é vista na sua concomitância com o desprestígio da cultura popular .

III. No terceiro parágrafo, aponta-se a resistência das manifestações de cultura popular, observadas em determinados círculos sociais.

Em relação ao texto, está correto SOMENTE o que se afirma em:

a)

I.

b)

II.

c)

III.

d)

I e II.

e)

II e III.

3 -

Um mesmo fenômeno é expresso pelos segmentos:

a)

poder econômico expansivo e socialização do parentesco.

b)

aparência de modernização e forma criativa de auto- expressão.

c)

aspectos diferenciados da vida popular e reportagem popularesca.

d)

aparelhos econômicos e a dialética é uma verdade mais séria.

e)

o dinamismo lento e se reproduz quase organicamente.

4 -

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

a)

reduzindo-as à função (1º parágrafo) = incitando-as à extrapolação.

b)

vampirismo (...) crescente (2º parágrafo) = progressiva avidez.

c)

seu primeiro tento (2ºparágrafo) = sua primitiva meta.

d)

estipendiado para o turista (2º parágrafo) = estilizado para o visitante.

e)

socialização do parentesco (3º parágrafo) = sociabilidade dos vínculos.

Significação das Palavras
5 -

No 3.º parágrafo, o autor vale-se do termo dialética para indicar:

a)

a dinâmica pela qual a cultura popular ainda resiste à cultura de massa.

b)

a absoluta absorção que a cultura de massa impõe à cultura popular.

c)

a contradição entre interesse econômico e a macumba na televisão.

d)

o contraste entre manifestações populares e relações de vicinato.

e)

o apoio que a cultura de massa acaba representando para a popular.

Concordância Nominal e Verbal
6 -

Quanto à concordância verbal, está inteiramente correta a frase:

a)

Devem-se ressaltar, nos meios de comunicação, a constância com que promovem abusos, na exploração da cultura popular.

b)

Nem mesmo um pequeno espaço próprio querem conceder à cultura popular os que a exploram por interesses estritamente econômicos.

c)

Restam das festas, dos ritos e dos artesanatos da cultura popular pouco mais que um resistente núcleo de práticas comunitárias.

d)

Muita gente acredita que se devem imputar aos turistas a responsabilidade por boa parte desses processos de falseamento da cultura popular.

e)

Produzem-se nas pequenas células comunitárias, a despeito das pressões da cultura de massa, lento e seguro dinamismo de cultura popular.

Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
7 -

No segundo parágrafo, o elemento sublinhado na construção:

a)

ocupando-lhe as horas de lazer refere-se ao termo casa.

b)

eis o seu primeiro tento refere-se à expressão forma criativa.

c)

eis o seu primeiro tento refere-se à expressão cultura de massa.

d)

ocupando-lhe as horas de lazer refere-se à expressão cultura de massa.

e)

eis o seu primeiro tento refere-se à expressão horas de lazer.

Coesão e Coerência
8 -

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

a)

O autor considera que os vínculos estabelecidos nas relações entre grupos sociais, firmadas pelo parentesco ou pelo sentimento comunitário, ainda resistem à força dos meios de comunicação de massa.

b)

Entende o autor de que, não obstante hajam fortes pressões dos meios de comunicação de massa sobre elas, as relações autenticamente populares podem resistir à tão pesada influência.

c)

Graças a aqueles laços estabelecidos em relações de parentesco ou mesmo comunitárias, entre grupos sociais mais estritos, a cultura popular ainda oferece sua firme capacidade de resistência.

d)

Relações de parentesco e laços comunitários, não obstante a força que caracterizam os meios de comunicação de massa, ainda lhes resistem, preservando-se essa forma de cultura popular.

e)

A cultura popular, ingratamente pressionada pela cultura de massa, manifesta-se ainda sob a forma de pequenos grupos cujos valores autênticos persiste o sentimento comunitário.

Vozes do Verbo
9 -

O poder econômico expansivo dos meios de comunicação aboliu as manifestações da cultura popular e as reduziu a folclore para turistas.

Transpondo-se a frase para a voz passiva, as formas verbais resultantes serão:

a)

aboliram-se e têm sido reduzidas.

b)

têm sido abolidas e reduziram-se.

c)

vêm abolindo-as e vêm reduzindo-as.

d)

estão abolindo e estão reduzindo.

e)

foram abolidas e foram reduzidas.

Pontuação
10 -

A pontuação desta frase está inteiramente correta:

a)

A dialética sendo uma verdade mais séria, do que se costuma crer, manifesta-se no processo de resistência, da cultura popular.

b)

De fato a cultura de massa com a enorme força de que dispõe, costuma apropriar-se das formas da cultura popular, inapelavelmente.

c)

A socialização, proveniente das boas relações comunitárias constitui, sem dúvida, uma bela forma de autopreservação, na cultura popular.

d)

As escolas de samba, nas festas promovidas para turistas, constituem matéria-prima e mão de obra, simultaneamente, para o capital.

e)

Costumam, as diferentes manifestações de cultura popular, descaracterizar-se de vez que não resistem, às pressões da cultura de massa.

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