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Informações da Prova Questões por Disciplina Tribunal de Contas do Estado - TCE - São Paulo - Agente da Fiscalização Financeira - Administração - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2012 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Valores Ocidentais

1                Quando o discurso político alcança seu nível mais
           raso, os "valores ocidentais" aparecem. Normalmente,
           eles são utilizados para expor "aquilo pelo qual lutamos",
           aquilo que pretensamente faria a diferença e a
5        superioridade moral de nossa forma de vida − esta que
           encontraria sua melhor realização no interior das
           sociedades democráticas liberais.
                 Nesse sentido, mesmo quando criticamos nossas
           sociedades ocidentais, não seríamos capazes de sair do
10      horizonte normativo que define o conjunto de seus
           valores.
                   Pois se, por exemplo, criticamos a falta de
           liberdade e a injustiça social, seria sempre em nome de
           valores que ainda não se realizaram, mas a respeito dos
15      quais nós, ocidentais, saberíamos, de antemão, seu
           sentido.
                 Para aqueles que impostam a voz na hora de
           falar em nome dos valores ocidentais, não há conflitos a
           respeito do que liberdade, justiça e autonomia significam.
20              Não passa pela cabeça deles que talvez
           estejamos diante de palavras que não têm conteúdo
           normativo específico, mas são algo como significantes
           vazios, disputados por interpretações divergentes
           próprias a uma sociedade marcada por antagonismos
25      fundamentais.
                   Por isso, se há algo que determina o que há de
           mais importante na tradição ocidental é exatamente a
           ideia de que não temos clareza a respeito do que nossos
           valores significam. Pois o que nos leva a criticar
30      aspectos fundamentais de nossa sociedade não é um
           déficit a propósito da realização de valores, mas um
           sentimento que Freud bem definiu como mal-estar, ou
           seja, um sofrimento indefinido que nos lembra a
           fragilidade de toda normatividade social extremamente
35      prescritiva.
                    Isso talvez nos explique por que os gregos, estes
           que teriam inventado a democracia ocidental com seus
           valores, na verdade, legaram-nos apenas um valor
           fundamental: a suspeita de si.
40              Uma suspeita que se manifesta por meio da
           exigência de saber acolher o que nos é estranho, o que
           não porta mais nossa imagem, o que não tem mais a
           figura de nossa humanidade.
                 Quem leu as tragédias de Sófocles sabe como
45      sua questão fundamental é o que ocorre quando a polis
           não sabe mais acolher o que ainda não tem lugar no
           interior de nossas formas de vida.
                   Por outro lado, quando Ulisses, o herói de
           Homero, perdia-se em sua errância sem fim, suas
50      palavras para os habitantes de outras terras eram
           sempre a exigência de abrigar o estrangeiro.
                   Por isso, o melhor que temos a fazer diante dos
           que sempre pregam os valores ocidentais é lembrá-los
           das palavras de Nietzche: "Muitas vezes, é necessário
55      saber se perder para poder encontrar-se".

           (Vladimir Safatle. Folha de S.Paulo, opinião, terça-feira, 13 de dez. de 2011. p. 2)

1 -

O autor

a)

considera que a expressão "valores ocidentais", nas sociedades democráticas liberais, padece da indefinição inerente a uma forma de vida essencialmente caracterizada por forte oposição de ideias.

b)

junta-se aos que criticam a sociedade ocidental especialmente quanto à falta de liberdade e à injustiça social, atribuindo essas imperfeições ao próprio universo grego, falho de conceitos que garantissem a equidade de direitos.

c)

expõe que discursos políticos de pouca profundidade - os que normalmente exibem de maneira ostentatória os ideais de quem os profere, em voz impostada - tratam falaciosamente de conflitos.

d)

assinala que os valores ocidentais, fundadores das autênticas sociedades democráticas, são desrespeitados por políticos que desconhecem artistas e pensadores indispensáveis dessa mesma tradição.

e)

denuncia a incapacidade que a sociedade contemporânea revela de se fixar num horizonte normativo, pelo fato de estar baseada em equívocos conceituais que, desde os gregos, provocam mal-estar social.

2 -

Entende-se corretamente do texto:

a)

As teorias de Freud explicam que a insatisfação com o mundo em que vive é própria do ser humano, em nada dependendo do modo como se organizam as sociedades.

b)

O homem ocidental não encontra outro ponto de referência para avaliar sua forma de vida que não seja o delineado pelos valores, ainda que considerados no plano da idealidade, das democracias liberais.

c)

Suspeitar de si, ou seja, fazer mau juízo de si no que se refere à natureza dos instintos humanos, é a única herança que o povo heleno ofertou à modernidade.

d)

Os políticos manifestam alienação ao não compreenderem que o homem moderno não almeja a superioridade moral, exatamente por ser consciente de que não há forma de vida realmente democrática.

e)

A sociedade contemporânea desconhece o que sejam valores, em virtude de vivenciar com exclusividade a falta, isto é, a ausência do que lhe é necessário e desejável para a realização de um modo de vida que seria superior.

3 -

Considere as assertivas a seguir.

I. A sequência Uma suspeita que se manifesta por meio da exigência de saber acolher o que nos é estranho, o que não porta mais nossa imagem, o que não tem mais a figura de nossa humanidade acolhe estruturas que, do ponto de vista semântico, são equivalentes.

II. Em um sentimento que Freud bem definiu como mal-estar, ou seja, um sofrimento indefinido que nos lembra a fragilidade de toda normatividade social extremamente prescritiva, o segmento introduzido por ou seja faz uma indicação mais acurada acerca da palavra que se acabou de apresentar, constituindo a ordem dos elementos conectados pela expressão uma questão de escolha, determinada pela direção que se quer dar ao encadeamento lógico das ideias.

III. No processo de argumentação, as situações trazidas ao texto pela referência a Sófocles e pela referência a Ulisses representam circunstâncias contraditórias e igualmente insatisfatórias, o que motiva a referência final a Nietzche, cujas palavras nenhuma conexão estabelecem com o que se tem tanto na primeira, quanto na segunda menção.

O texto abona

a)

I, apenas.

b)

II, apenas.

c)

II e III, apenas.

d)

I e II, apenas.

e)

I, II e III.

4 -

Afirma-se com correção:

a)

(linhas 1 e 2) o emprego de mais raso evidencia que, para o autor, é da constituição do discurso político ser "raso".

b)

(linha 2) as aspas em "valores ocidentais" sinalizam tanto que a expressão constitui uma citação, quanto que foi referida com ironia no discurso político.

c)

(linha 3) ao detalhar "aquilo pelo qual lutamos", o autor esquiva-se a assumir o que é dito sobre a diferença e a superioridade moral de nossa forma de vida.

d)

(linha 8) a expressão Nesse sentido orienta o leitor a entender o que segue como expressão de uma finalidade.

e)

(linha 8) a expressão mesmo quando equivale a "em todas as oportunidades em que".

Reescritura de texto
5 -

O segmento do texto que está adequadamente traduzido é:

a)

palavras que não têm conteúdo normativo específico / vocábulos que não adquiriram significado relevante no que se refere à prescrição de normas.

b)

não é um déficit a propósito da realização de valores / não se trata daquilo que falta para completar a enumeração dos quesitos a serem observados.

c)

o que não porta mais nossa imagem / aquilo que não tem mais analogia com o que somos.

d)

quando a polis não sabe mais acolher o que ainda não tem lugar no interior de nossas formas de vida / quando os cidadãos ignoram aqueles que habitam outra cidade que não seja a sua.

e)

perdia-se em sua errância sem fim / agia de forma temerária, sem atentar para os objetivos das suas ações.

Interpretação de Textos
6 -

Isso talvez nos explique por que os gregos, estes que teriam inventado a democracia ocidental com seus valores, na verdade, legaram-nos apenas um valor fundamental: a suspeita de si. Considerada a frase acima, em seu contexto, o ÚNICO comentário que o texto NÃO legitima é o seguinte:

(Questão anulada)
a)

Isso remete ao que se expõe anteriormente na frase iniciada por Por isso.

b)

A forma verbal explique é exigida por estar presente no enunciado uma ideia de possibilidade, não de certeza.

c)

Na construção adotada no enunciado, o emprego da próclise pronominal - "nos legaram" - é legítimo.

d)

A forma verbal teriam inventado exprime um fato suposto.

e)

Está em conformidade com o padrão culto escrito esta redação alternativa à do segmento destacado: "o motivo dos gregos legarem-nos apenas um valor fundamental".

Flexão Nominal e Verbal
7 -

A afirmação correta é:

a)

(linhas 31 e 32) Se Freud tivesse se referido a mais de um sentimento, o padrão culto escrito exigiria, no plural, a forma "os mal-estar".

b)

(linha 14) a palavra ainda introduz mais um argumento a favor da conclusão desejada, como em "É necessário ainda observar a urgência dessa medida judicial".

c)

(linhas 18 e 19) Em não há conflitos a respeito do que liberdade, justiça e autonomia significam, a substituição de há por "existe" mantém a correção da frase.

d)

(linhas 44 e 45) Em Quem leu as tragédias de Sófocles sabe como sua questão fundamental é o que ocorre quando a polis ..., o pronome possessivo pode remeter tanto às tragédias quanto a Sófocles.

e)

(linhas 53 e 54) Em lembrá-los das palavras de Nietzche, o pronome empregado é exigido pela regência do verbo, não havendo possibilidade de o padrão culto aceitar outra formulação, como, por exemplo " lembrar a eles".

Emprego das Classes de Palavras
8 -

Isso talvez nos explique por que os gregos, estes que teriam inventado a democracia ocidental com seus valores, na verdade, legaram-nos apenas um valor fundamental: a suspeita de si.

O que se destaca na frase acima está grafado em conformidade com o padrão culto escrito, assim como o está o destacado em:

a)

Cumprimentou-o efusivamente por que tem por ele grande carinho.

b)

Vive me remedando, não sei bem o porque.

c)

Porque você fez isso eu nem imagino.

d)

Isso quer dizer exatamente o quê?

e)

Em quê eu posso ajudá-lo?

Reescritura de texto
9 -

Por isso, se há algo que determina o que há de mais importante na tradição ocidental é exatamente a ideia de que não temos clareza a respeito do que nossos valores significam.

Considerada a frase acima, em seu contexto, outra redação para o segmento destacado, que mantém a correção e o sentido originais, é:

a)

em havendo algo que determina o que há de mais importante na tradição ocidental, esse algo é precisamente a ideia.

b)

dado que existe algo que determina o que há de mais importante na tradição ocidental será estritamente a ideia.

c)

na dependência de haver algo determinante do que há de mais importante na tradição ocidental é bem a ideia.

d)

à medida que existir algo que determina o que há de mais importante na tradição ocidental seria, em rigor, a ideia.

e)

considerando algo a determinar o que há de mais importante na tradição ocidental, é na verdade a ideia.

Pontuação
10 -

Pois se, por exemplo, criticamos a falta de liberdade e a injustiça social, seria sempre em nome de valores que ainda não se realizaram, mas a respeito dos quais nós, ocidentais, saberíamos, de antemão, seu sentido.

Do ponto de vista da pontuação, o padrão culto escrito abonaria também, sem prejuízo do sentido original, a substituição proposta no seguinte segmento:

a)

"Pois se por exemplo,".

b)

"Pois se, por exemplo:".

c)

"em nome de valores, que ainda não se realizaram,".

d)

"saberíamos de antemão, seu sentido.".

e)

"mas a respeito dos quais nós ocidentais saberíamos, de antemão, seu sentido.".

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