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Informações da Prova Questões por Disciplina Tribunal de Contas da União - TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Apoio Técnico e Administrativo - Tecnologia da Informação - CESPE - UnB - 2010 - Prova Objetiva - P1 e P2

Interpretação de Textos

Sobre o Tempo

1                 A multiplicidade dos seres humanos traduz-se por uma

          forma de ordem singular. O que há de único na vida em comum

          dos homens gera realidades particulares, especificamente

4       sociais, que são impossíveis de explicar ou compreender a

          partir do indivíduo. A língua é uma boa ilustração disso. Que

          impressão nos causaria descobrir, ao acordarmos numa bela

7       manhã, que todos os outros homens falam uma língua que não

          compreendemos? Sob uma forma paradigmática, a língua

          encarna esse tipo de dados sociais, que pressupõem uma

10     multiplicidade de seres humanos organizados em sociedades e

          os quais, ao mesmo tempo, não param de se reindividualizar.

          Esses dados como que se reimplantam em cada novo membro

13     de um grupo, norteiam seu comportamento e sua sensibilidade,

          e constituem o habitus social a partir do qual se desenvolverão

          nele os traços distintivos que o contrastarão com os outros no

16     seio do grupo. O modelo linguístico comum admite variações

          individuais, até certo ponto. Mas, quando essa individualização

          vai longe demais, a língua perde sua função de meio de

19     comunicação dentro do grupo. Entre outros exemplos, citemos

          a formação da consciência moral, das modalidades de controle

          de pulsões e afetos numa dada civilização, ou o dinheiro e o

22     tempo. A cada um deles correspondem maneiras pessoais de

          agir e sentir, um habitus social que o indivíduo compartilha

          com outros e que se integra na estrutura de sua personalidade.
 

Norbert Elias. Sobre o tempo. Vera Ribeiro (Trad.).

Jorge Zahar editor, 1998, p.19 (com adaptações).

No que se refere à organização das ideias e à estrutura do texto , julgue o(s) item(ns):

 

1 -

Nas linhas de 5 a 8, o texto apresenta, em forma de pergunta, uma hipótese que, no restante da argumentação, se mostra uma justificativa para a ideia de que a individualização tem limites socialmente colocados.

Certa.
Errada.
2 -

O uso da preposição De em lugar de “Sob” (L.8) alteraria as relações de significação entre os termos da oração e, por isso, prejudicaria a coerência entre os argumentos do texto.

Certa.
Errada.
3 -

Depreende-se da argumentação que as “realidades particulares” (L.3) são “impossíveis de explicar ou compreender” (L.4) porque a formação da consciência moral integra a estrutura da personalidade de cada um, individualmente.

Certa.
Errada.
4 -

A flexão de masculino em “os quais” (L.11) mostra que essa expressão retoma um referente masculino plural e não “sociedades” (L.10). O seu emprego, no texto, evita uma possível ambiguidade que poderia ser provocada pelo emprego do pronome que.

Certa.
Errada.
5 -

A retirada do pronome em “se reindividualizar” (L.11) provocaria erro gramatical e incoerência textual, pois não se explicitaria o que seria reindividualizado.

Certa.
Errada.
6 -

Na linha 22, a flexão de plural em “correspondem” mostra que, pela concordância, se estabelece a coesão com “maneiras”; mas seria igualmente correto e coerente estabelecer a coesão com “cada um”, enfatizando este termo pelo uso do verbo no singular: corresponde.

Certa.
Errada.

A identidade do Sujeito Feminino: Uma Leitura das Desigualdades

1                      A experiência cultural das sociedades, em nossa
          época, é cada vez mais moldada e “globalizada” pela
          transmissão e difusão das formas significativas, visuais e
4       discursivas, via meios de comunicação de massa. Conquanto o
          desenvolvimento dos meios de comunicação tenha tornado
          absolutamente frágeis os limites que separavam o público do
7       privado, assiste-se hoje a uma nova tendência de politização e
          visibilidade do privado, com a estruturação de novas relações
          familiares, bem como à privatização do público. Faz-se
10     necessário frisar que o imaginário social acompanha
          lentamente essa evolução, nem sempre aceitando o rompimento
          dos costumes fortemente arraigados.

 

Vera Lúcia Pires. A identidade do sujeito feminino: uma leitura das

desigualdades. In: M. I. Ghilardi-Lucena (Org.). Representações do

feminino. PUC: Átomo, 2003, p. 209 (com adaptações).

Julgue o(s) item(ns) seguinte(s), relativo(s) à organização das ideias no texto e aos seus aspectos gramaticais:

 

7 -

Na linha 9, o uso do sinal indicativo da crase em “à privatização” mostra que o conectivo “bem como” introduz um segundo complemento ao verbo assistir.

Certa.
Errada.
8 -

Na linha 10, a flexão de masculino em “necessário” estabelece concordância desse termo com “imaginário social”; no desenvolvimento da argumentação, essa relação sintática enfatiza “imaginário social” como o primeiro termo na comparação com “evolução” (L.11).

Certa.
Errada.
9 -

De acordo com a argumentação, os “costumes fortemente arraigados” (L.12) referem-se às “relações familiares” (L.8-9).

Certa.
Errada.
10 -

A estrutura sintática iniciada por “Conquanto” (L.4) é responsável pelo uso do modo subjuntivo em “tenha” (L.5); por isso, a substituição dessa forma verbal por tem desrespeita as regras gramaticais do padrão culto da língua.

Certa.
Errada.

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