ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Polícia Civil - Minas Gerais - Analista da Polícia Civil - MG - Serviço Social - FUMARC - 2013 - Prova Objetiva - Gabarito A

Compreensão e Interpretação de Textos

Texto 1

Manual de Policiamento Comunitário

Apresentação: Nancy Cardia

O policiamento comunitário, hoje em dia, encontra-se amplamente disseminado nos países economicamente mais desenvolvidos. Sem dúvida isso é uma conquista desses países, pois essa é a forma de policiamento que mais se aproxima das aspirações da população: ter uma polícia que trabalhe próxima da comunidade e na qual ela possa crer e confiar.

Acreditar e confiar na polícia são considerados elementos essenciais para que a polícia possa ter legitimidade para aplicar as leis, isto é, para a polícia ser percebida pela população como tendo um direito legítimo de restringir comportamentos, retirar a liberdade de cidadãos e, em casos extremos, até mesmo a vida.

Ter legitimidade para aplicar as leis significa poder contar com o apoio e a colaboração da população para exercer seu papel. Isso difere da falta de reação da população às ações da polícia, quer por apatia ou por medo, ou ainda, da reação daqueles que delínquem. Em qualquer um desses casos a reação da população já sugere que há um déficit de confiança na polícia.

Nos países economicamente mais desenvolvidos, a adoção do policiamento comunitário decorreu da constatação de que os modelos de policiamento em vigência não eram mais eficazes diante dos novos padrões de violência urbana que emergiram no fim dos anos 1960 e meados dos anos 1970. Ao longo desse período, cresceram, em muitos desses países, tanto diferentes formas de violência criminal como também manifestações coletivas (pacíficas ou não) por melhor acesso a direitos. O desempenho das polícias em coibir a violência criminal ou ao conter (ou reprimir) as manifestações coletivas adquiriu grande visibilidade e saliência, resultando em muitas críticas. Em decorrência disso, houve, em vários países, forte deterioração da imagem das forças policiais junto à população.

Uma pior imagem tem impacto na credibilidade da população na polícia. A falta ou baixa credibilidade afeta o desempenho da polícia no esclarecimento de delitos e, até mesmo, no registro de ocorrências. De maneira geral, quando não há confiança, a população hesita em relatar à polícia que foi vítima de violência ou, até mesmo, de fornecer informações que poderiam auxiliar a polícia a esclarecer muitos delitos.

O policiamento comunitário foi adotado nesses países como uma forma de melhorar o relacionamento entre a polícia e a sociedade. Para isso, procurou reconstruir a credibilidade e a confiança do público na polícia e, desse modo, melhorar o desempenho dela na contenção da violência urbana.

A adoção desse tipo de policiamento não só exige empenho das autoridades e da comunidade, mas, sobretudo, mudança na cultura policial: requer retreinamento dos envolvidos, alteração na estrutura de poder de tomada de decisão com maior autonomia para os policiais que estão nas ruas; alteração nas rotinas de administração de recursos humanos, com a fixação de policiais a territórios; mudanças nas práticas de controle interno e externo e de desempenho, entre outros. Essas mudanças, por sua vez, exigem também que a decisão de implementar o policiamento comunitário seja uma política de governo, entendendo-se que tal decisão irá atravessar diferentes administrações: o policiamento comunitário leva anos para ser totalmente integrado pelas forças policiais.

No Brasil, ocorreram, ao longo dos últimos 18 anos, várias tentativas de implementar o policiamento comunitário. Quase todas as experiências foram, nos diferentes Estados, lideradas pela Polícia Militar: a) em 1991, a Polícia Militar de São Paulo promoveu um Seminário Internacional sobre o Policiamento Comunitário, abordando os obstáculos para esse tipo de policiamento; b) em 1997, ainda em São Paulo, projetos piloto foram implantados em algumas áreas da capital; c) nessa mesma época, no Espírito Santo e em algumas cidades do interior do Estado, também houve experimentos com policiamento comunitário; o mesmo se deu na cidade do Rio de Janeiro, nos morros do Pavão e Pavãozinho, com a experiência do GEPAE.

Apesar de não ter havido uma avaliação dessas experiências, os relatos dos envolvidos, tanto de policiais como da população, revelam satisfação com o processo e com os resultados e insatisfação com o término das mesmas.

Ao longo desses últimos anos, a violência urbana continuou a crescer e passou a atingir cidades que antes pareciam menos vulneráveis - aquelas de médio e pequeno porte. Nesse período, a população continuou a cobrar das autoridades uma melhora na eficiência das polícias. Essa melhora não depende só das autoridades, depende também da crença que a população tem na polícia: crença que as pessoas podem ajudar a polícia com informações e que essas serão usadas para identificar e punir responsáveis por delitos e não para colocar em risco a vida daqueles que tentaram ajudar a polícia a cumprir seu papel.

Sem a colaboração do público, a polícia não pode melhorar seu desempenho e essa colaboração exige confiança. A experiência tem demonstrado que o policiamento comunitário é um caminho seguro para se reconstruir a confiança e credibilidade do público na polícia. [...]

Fonte: Manual de Policiamento Comunitário: Polícia e Comunidade na Construção da Segurança [recurso eletrônico] / Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), 2009. p. 10.

Leia com atenção o Texto 1 para responder à(s) questão(ões) seguinte(s)

1 -

É CORRETO afirmar sobre o texto 1:

a)

O policiamento comunitário visa melhorar a aplicação da lei nas comunidades atendidas.

b)

A violência diminuiu nos grandes centros urbanos e aumentou nas cidades de médio e pequeno porte.

c)

É necessária uma mudança de paradigma das autoridades policiais, para que ocorra uma rápida integração com a administração pública.

d)

Entre as consequências da falta de credibilidade na polícia por parte da comunidade, está o medo de fornecer informações e de registrar crimes sofridos.

2 -

De acordo com o texto 1, a adoção de modelos de policiamento comunitário foi decorrente, EXCETO

a)

das fortes críticas à atuação policial.

b)

do surgimento de novos padrões de violência.

c)

da falta de reação da população às ações da polícia.

d)

da necessidade de resgatar a confiança da comunidade na polícia.

3 -

Espera-se como consequências diretas do policiamento comunitário, EXCETO:

a)

Parceria no levantamento de informações.

b)

Aproximação da polícia com a comunidade.

c)

Legitimação das ações policiais de repressão.

d)

Maior autonomia no poder de decisão do policial.

Tipologia Textual
4 -

O tipo textual predominante é DISSERTATIVO. Marque a alternativa que NÃO justifica essa afirmativa.

a)

Observa-se progressão de fatos e sequência narrativa.

b)

Parte da argumentação estrutura-se na relação causa e consequência.

c)

Há afirmações consistentes, sustentadas pelos exemplos apresentados.

d)

Indicações de fatos passados estão relacionadas como elementos comparativos.

Pontuação
5 -

Leia o trecho a seguir, observando o emprego dos sinais de pontuação.

"No Brasil, ocorreram, ao longo dos últimos 18 anos, várias tentativas de implementar o policiamento comunitário. Quase todas as experiências foram, nos diferentes Estados, lideradas pela Polícia Militar: a) em 1991, a Polícia Militar de São Paulo promoveu um Seminário Internacional sobre o Policiamento Comunitário, abordando os obstáculos para esse tipo de policiamento; b) em 1997, ainda em São Paulo, projetos piloto foram implantados em algumas áreas da capital; c) nessa mesma época, no Espírito Santo e em algumas cidades do interior do Estado, também houve experimentos com policiamento comunitário; o mesmo se deu na cidade do Rio de Janeiro, nos morros do Pavão e Pavãozinho, com a experiência do GEPAE."

Quanto à pontuação do trecho, NÃO é correto afirmar:

a)

Houve apenas uma ocorrência de vírgula para separar oração reduzida de infinitivo.

b)

Em todos os períodos, houve o emprego de vírgulas para separar adjuntos adverbiais.

c)

O ponto e vírgula foi empregado para separar orações de caráter sequencial e enumerativo.

d)

O termo deslocado “nos diferentes Estados” está entre vírgulas, para permitir a retomada da locução verbal.

Figuras de Linguagem
6 -

Uma companhia aérea lançou o seguinte slogan: “Às vezes, um pouquinho a mais faz muita diferença”. (Veja, set. 2012). A figura de linguagem presente nesse slogan é

a)

Eufemismo.

b)

Antítese.

c)

Ironia.

d)

Hipérbole.

Correspondência Oficial
7 -

Sobre ofícios e memorandos, NÃO é correto afirmar:

a)

Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública.

b)

Destinatário, assunto, local e data são itens comuns a ofícios e memorandos.

c)

O memorando é uma correspondência de caráter eminentemente externo.

d)

O ofício pode ser redigido pelo serviço público para particulares.

Padrão Culto da Língua
8 -

A frase em que a regência fere o padrão culto da língua é:

a)

Assisti ao espetáculo do grupo de dança.

b)

Os trabalhadores rurais moram longe da refinaria.

c)

Este programa não é compatível com esse computador.

d)

Os motoboys são responsáveis pelas entregas a domicílio.

Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
9 -

Quanto à concordância com o pronome de tratamento, a estrutura CORRETA é

a)

Informo a V. Sa. que vosso prazo está expirado.

b)

Requeiro a V. Exa. o seu parecer consubstanciado.

c)

Solicito a V. Exa. que manifesteis sobre a sentença.

d)

Encaminho o ofício a V. Sa. e aguardo vossas sugestões.

Ortografia e Semântica
10 -

Quanto à semântica da frase, há inadequação em

a)

O juiz já expediu o mandado desde ontem.

b)

O policial lembrou a inflação cometida pelo acusado.

c)

A docente agia com discrição a fim de proteger o discente.

d)

A retificação do endereço não foi suficiente para reverter a situação.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.