ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP - Advogado - Vunesp - 2013 - Prova Objetiva

Direito Constitucional
1 -

Considerando os termos da Constituição Federal, é correto afirmar que:

a)

são insuscetíveis de desapropriação para fins de reforma agrária a pequena e média propriedade rural, assim definidas em lei, ainda que o proprietário possua outra.

b)

é suscetível de desapropriação para fins de reforma agrária a propriedade rural improdutiva, independente de o proprietário possuir ou não outra.

c)

é suscetível de desapropriação para fins de reforma agrária a grande propriedade rural, assim definida por lei, ainda que seja produtiva, se o proprietário possuir outra.

d)

são insuscetíveis de desapropriação para fins de reforma agrária a pequena e média propriedade rural, ainda que improdutivas e o proprietário possua outra.

e)

é insuscetível de desapropriação para fins de reforma agrária a pequena e média propriedade rural, assim definidas em lei, desde que o seu proprietário não possua outra.

Constituições Estaduais
2 -

Nos termos da Constituição do Estado de São Paulo, quanto à concessão do real uso de terras públicas, assinale a alternativa correta.

a)

Far-se-á mediante contrato e constará obrigatoriamente cláusula definindo a obrigatoriedade de residência dos beneficiários na localidade de situação das terras.

b)

Far-se-á mediante termo de doação condicionada, dentre outros, à indivisibilidade e intransferibilidade das terras, a qualquer título, sem autorização expressa e prévia do doador.

c)

O beneficiário deverá explorar as terras, de modo direto, pessoal ou familiar, para cultivo ou qualquer outro tipo de exploração, sob pena de anulação da concessão.

d)

O beneficiário deve explorar as terras, mas deve manter as reservas florestais obrigatórias, sem necessidade de observância das restrições ambientais do uso do imóvel.

e)

Far-se-á mediante termo de doação em que estabelecerá a obrigatoriedade dos beneficiários residirem na localidade de situação das terras, bem como de manter as reservas florestais obrigatórias.

Legislação Estadual
3 -

Compete à Fundação ITESP, para a consecução de suas finalidades,

a)

implantar e desenvolver assentamentos de trabalhadores rurais e urbanos, nos termos da Lei n.º 4.957, de 30 de dezembro de 1985, e legislação complementar.

b)

prestar assistência técnica às famílias assentadas e aos remanescentes das comunidades de quilombos, assim identificados.

c)

promover a regularização fundiária de terras devolutas, ou presumivelmente devolutas, nos termos da legislação vigente, em colaboração com a Procuradoria Geral de Justiça.

d)

prestar assistência técnica, jurídica e social às famílias assentadas e aos remanescentes das comunidades de quilombos, assim identificados.

e)

identificar e propor soluções para os conflitos latifundiários.

4 -

Quanto à advocacia e consultoria jurídica da Fundação ITESP, nos termos do Regulamento Geral da Fundação ITESP, é correto afirmar:

a)

a Advocacia e Consultoria Jurídica da Fundação será coordenada e supervisionada por um advogado designado pela Procuradoria Geral do Estado.

b)

o Grupo de Advocacia Contenciosa tem por atribuição realizar a defesa judicial e administrativa da Fundação e de seus dirigentes.

c)

compete ao Grupo da Advocacia Contenciosa representar judicial e extrajudicialmente a Fundação.

d)

compete ao Grupo de Advocacia Consultiva participar das comissões de licitações, como membro.

e)

cabe ao Grupo de Advocacia Consultiva exercer as funções de instrutor e de curador dos interesses dos trabalhadores rurais, nos termos do art. 6.º do Decreto n.º 44.422, de 23 de novembro de 1999.

5 -

Nos termos do Regulamento Geral da Fundação ITESP, é atribuição da Assessoria de Mediação de Conflitos Fundiários

a)

promover o aperfeiçoamento das relações da Fundação com as organizações representativas dos trabalhadores rurais e urbanos.

b)

acompanhar e elaborar estudos a respeito da disponibilidade de recursos fundiários para fins de assentamento de trabalhadores rurais nos Estados.

c)

estudar e propor medidas à Diretoria Executiva para o aperfeiçoamento das relações e da organização agrária no âmbito dos Estados, visando a prevenção de conflitos.

d)

elaborar diagnósticos e propor alternativas visando a solução dos conflitos latifundiários do Estado.

e)

acompanhar e elaborar estudos a respeito da absorção da mão de obra no meio rural.

Constituições Estaduais
6 -

Nos termos da Constituição do Estado de São Paulo, quanto à política agrícola, agrária e fundiária, caberá ao Estado, com a cooperação dos Municípios,

a)

orientar o desenvolvimento rural e urbano, mediante zoneamento agrícola inclusive.

b)

criar sistema de inspeção e fiscalização de insumos industriais e agropecuários.

c)

criar programas especiais para fornecimento de energia, de forma favorecida, com o objetivo de amparar e estimular a irrigação.

d)

manter um sistema de defesa sanitária animal, vegetal e mineral.

e)

criar programas específicos de crédito, de forma favorecida, para custeio e aquisição de insumos, objetivando incentivar a produção pecuária.

Competência da União
7 -

Assinale a alternativa que corresponde a uma competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na organização político-administrativa atual da República Federativa do Brasil.

a)

Assegurar a defesa nacional.

b)

Permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente.

c)

Autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico.

d)

Manter o serviço postal e o correio aéreo nacional.

e)

Proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência.

Ordem Social
8 -

No tocante à ordem social brasileira, é correto afirmar que

a)

a previdência social será organizada sob a forma de regime geral, com caráter contributivo, mas sem filiação obrigatória.

b)

a assistência social será prestada a quem dela necessitar, dependendo de contribuição à seguridade social.

c)

a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.

d)

a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que não visem à redução do risco de doença e de outros agravos.

e)

as práticas desportivas não-formais não serão fomentadas pelo Estado.

Impostos
9 -

Compete aos Municípios instituir imposto sobre

a)

importação de produtos estrangeiros.

b)

produtos industrializados.

c)

exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.

d)

propriedade predial e territorial urbana.

e)

operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários.

Direito Constitucional
10 -

Assinale a alternativa correta sobre o que estabelece a Constituição Federal brasileira em vigor, no tocante à política agrícola e fundiária e reforma agrária.

a)

A lei não regulará e nem limitará a aquisição ou o arrendamento de propriedade rural por pessoa física estrangeira.

b)

A destinação de terras públicas e devolutas será compatibilizada com a política agrícola e com o plano nacional de reforma agrária.

c)

Os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária receberão títulos de domínio ou de concessão de uso, negociáveis pelo prazo de dez anos.

d)

A destinação de terras públicas e devolutas não será compatibilizada com a política agrícola e com o plano nacional de reforma agrária.

e)

A lei não regulará e nem limitará a aquisição ou o arrendamento de propriedade rural por pessoa jurídica estrangeira.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.