ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Polícia Civil - Rio de Janeiro - Perito Criminal - Engenharia da Computação - IBFC - 2013 - Prova Objetiva

Compreensão e Interpretação de Textos

Lágrimas e testosterona

Texto I

Lágrimas e testosterona

Ele vivia furioso com a mulher. Por, achava ele, boas razões. Ela era relaxada com a casa, deixava faltar comida na geladeira, não cuidava bem das crianças, gastava demais. Cada vez, porém, que queria repreendê-la por uma dessas coisas, ela começava a chorar. E aí, pronto: ele simplesmente perdia o ânimo, derretia. Acabava desistindo da briga, o que o deixava furioso: afinal, se ele não chamasse a mulher à razão, quem o faria? Mais que isso, não entendia o seu próprio comportamento. Considerava-se um cara durão, detestava gente chorona.

Por que o pranto da mulher o comovia tanto? E comovia- o à distância, inclusive. Muitas vezes ela se trancava no quarto para chorar sozinha, longe dele. E mesmo assim ele se comovia de uma maneira absurda.

Foi então que leu sobre a relação entre lágrimas de mulher e a testosterona, o hormônio masculino. Foi uma verdadeira revelação. Finalmente tinha uma explicação lógica, científica, sobre o que estava acontecendo. As lágrimas diminuíam a testosterona em seu organismo, privando-o da natural agressividade do sexo masculino, transformando-o num cordeirinho.

Uma ideia lhe ocorreu: e se tomasse injeções de testosterona? Era o que o seu irmão mais velho fazia, mas por carência do hormônio.Com ele conseguiu duas ampolas do hormônio. Seu plano era muito simples: fazer a injeção, esperar alguns dias para que o nível da substância aumentasse em seu organismo e então chamar a esposa à razão.

Decidido, foi à farmácia e pediu ao encarregado que lhe aplicasse a testosterona, mentindo que depois traria a receita. Enquanto isso era feito, ele, de repente, caiu no choro, um choro tão convulso que o homem se assustou: alguma coisa estava acontecendo?

É que eu tenho medo de injeção, ele disse, entre soluços. Pediu desculpas e saiu precipitadamente. Estava voltando para casa.

Para a esposa e suas lágrimas.

(Moacyr Scliar)

Texto II

Atenção, mulheres, está demonstrado pela ciência: chorar é golpe baixo. As lágrimas femininas liberam substâncias, descobriram os cientistas, que abaixam na hora o nível de testosterona do homem que estiver por perto, deixando o sujeito menos agressivo.

Os cientistas queriam ter certeza de que isso acontece em função de alguma molécula liberada - e não, digamos, pela cara de sofrimento feminina, com sua reputação de derrubar até o mais insensível dos durões. Por isso, evitaram que os homens pudessem ver as mulheres chorando. Os cientistas molharam pequenos pedaços de papel em lágrimas de mulher e deixaram que fossem cheirados pelos homens. O contato com as lágrimas fez a concentração da testosterona deles cair quase 15%, em certo sentido, deixando-os menos machões.

(Publicado no caderno Ciência, da Folha de São Paulo, em 7 de Janeiro de 2011) Textos disponíveis em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2802201105.htm,; acesso dia 16/07/2013)

1 -

Sobre a relação temática existente entre os textos I e II, é possível afirmar que:

a)

é nula visto que o texto de Moacir Scliar é ficcional.

b)

é parcial pois pertencem a gêneros diferentes.

c)

é total porque ambos giram em torno de um mesmo assunto, ainda que o abordem sob diferentes perspectivas.

d)

é improvável uma vez que, no texto de Scliar, ele narra uma situação a partir do que é dito no texto II.

e)

é profícua já que o texto I suscita o tema que é verificado no texto II.

2 -

Entre o primeiro e o terceiro períodos do texto I, há uma relação semântica que poderia ser explicitada por um dos conectivos abaixo. Assinale-o:

a)

mas

b)

porque

c)

por conseguinte

d)

porquê

e)

embora

3 -

De acordo com o texto I, há um impasse entre o que o marido pensa sobre si e o seu comportamento diante da mulher chorona. Assinale o par antitético que melhor caracteriza essa oposição:

a)

rudeza x gentileza

b)

grosseria x sobriedade

c)

angústia x delicadeza

d)

compaixão x impaciência

e)

animosidade x audácia

4 -

Leia os excertos a seguir, retirados do texto I, e as observações sobre cada um deles. Em seguida, assinale a alternativa procedente.

I. As lágrimas diminuíam a testosterona em seu organismo, privando- o da natural agressividade do sexo masculino, transformando- o num cordeirinho. (3.º parágrafo - Discurso direto, pois o narrador apresenta de forma clara e objetiva o que se passava com o personagem)

II. Uma ideia lhe ocorreu: e se tomasse injeções de testosterona? (4.º parágrafo - Discurso indireto livre, na segunda oração, pois há elementos linguísticos que podem representar tanto a fala do narrador quanto a fala do personagem)

III. Decidido, foi à farmácia e pediu ao encarregado que lhe aplicasse a testosterona, mentindo que depois traria a receita. (5.º parágrafo - Discurso indireto, marcado, linguisticamente, pela presença de verbos dicendi e de conjunções integrantes)

IV. É que eu tenho medo de injeção, ele disse, entre soluços. (5.º parágrafo Discurso direto e indireto, pois o narrador conta a história em conjunto com o personagem)

a)

Todas as alternativas estão corretas

b)

Apenas I e II estão corretas.

c)

Apenas a IV está correta.

d)

Apenas II e III estão corretas.

e)

Apenas I, II e III estão corretas.

Figuras de Linguagem
5 -

Ao utilizar a palavra “"cordeirinho”" em “"As lágrimas diminuíam a testosterona em seu organismo, privando-o da natural agressividade do sexo masculino, transformando-o num cordeirinho"” (3.º parágrafo), o narrador utiliza a linguagem conotativa, por meio de uma:

a)

metáfora

b)

metonímia

c)

antonomásia

d)

apóstrofe

e)

ironia

Coesão e Correção Gramatical
6 -

Um texto não é um conglomerado de ideias soltas. As frases articulam- se interna e externamente, formando uma espécie de teia de significados que compõem um todo articulado e significativo – a isso chamamos coesão. Sendo assim, assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta o elemento coesivo implícito mais adequado para relacionar os períodos a seguir: “

"Foi então que leu sobre a relação entre lágrimas de mulher e a testosterona, o hormônio masculino. Foi uma verdadeira revelação.”" (Texto I -– 3.º parágrafo)

a)

Aquele

b)

Esse

c)

Isto

d)

Isso

e)

Aquilo

Compreensão e Interpretação de Textos
7 -

Sobre o final do texto de Scliar, só NÃO é possível afirmar que

a)

A solução não surtiu o efeito desejado porque a diminuição de seus níveis de testosterona fez com que ele se tornasse mais sensível.

b)

A solução não surtiu o efeito desejado e, possivelmente, agora ele compreenderá melhor o choro de sua mulher já que se deu conta de que também possui fragilidades.

c)

Ao invés de chamar a esposa “à razão”, o homem tomou conhecimento de si, alterando suas concepções anterioresa respeito de sua personalidade.

d)

As explicações científicas às quais teve acesso e o seu próprio choro não se relacionam à causa primeira das rusgas entre o casal.

e)

O advérbio “precipitadamente” reforça o quão vergonhoso foi para o homem chorar diante do encarregado por medo da injeção: o marido tinha pressa em sair dali.

Tipologia Textual
8 -

Sobre o tipo de narrador presente no texto I, podemos classificá-lo como:

a)

narrador personagem ( protagonista)

b)

narrador personagem ( secundário)

c)

narrador observador

d)

narrador protagonista

e)

narrador onisciente

Língua Portuguesa
9 -

Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação morfológica e sintática dos termos abaixo destacados:

I. Acabava desistindo da briga, o que o deixava furioso (...) (1.º parágrafo)

II. Decidido, foi à farmácia e pediu ao encarregado que lhe aplicasse a testosterona (...) (5.º parágrafo)

a)

Adjetivo e Adjunto adverbial; Pronome e Sujeito, respectivamente.

b)

Substantivo e Predicativo do Objeto; Pronome e Aposto, respectivamente.

c)

Adjetivo e Adjunto Adnominal; Substantivo e Objeto direto, respectivamente.

d)

Adjetivo e Predicativo do objeto; Pronome e Objeto Indireto, respectivamente

e)

Adjetivo e Predicativo do Sujeito; Pronome e Complemento nominal, respectivamente.

Compreensão e Interpretação de Textos
10 -

De acordo com o texto II,

a)

há uma explicação científica para a impaciência masculina.

b)

diferença na taxa hormonal entre homens e mulheres gera discrepâncias comportamentais patológicas.

c)

houve falhas no processo de comprovação científica, por isso os resultados podem ser contestados.

d)

a testosterona é sensível a alguns componentes químicos das lágrimas femininas .

e)

as mulheres, que tiveram acesso a essa pesquisa antes que ela fosse divulgada para o grande público, utilizam- se dessa descoberta científica com má fé.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.