ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Defensoria Pública do Estado - São Paulo - Oficial de Defensoria Pública - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2013 - Prova Objetiva

Língua Portuguesa

Crises ecológicas

Atenção: Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.

Atualmente, muitos ambientalistas enxergam a tecnologia como uma afronta à sacralidade da natureza, mas as tecnologias usadas até hoje pelo homem sempre foram perfeitamente naturais. Peles de animais, fogo, fazendas, moinhos de vento, usinas nucleares e painéis solares – todos esses avanços surgiram e foram criados a partir de materiais puros extraídos da terra. Além disso, no curso da história humana, as tecnologias não foram apenas inventadas pelo homem. Elas também ajudaram o homem a se inventar. Evidências arqueológicas recentes sugerem que a forma das mãos do homem moderno, com seus polegares e dedos mais curtos, permitiu um melhor manuseio das ferramentas. Os ancestrais do homem cujas mãos tinham esse formato mais adequado obtiveram uma vantagem evolutiva em relação aos outros.

A transformação das mãos e dos pulsos permitiu aos nossos antepassados andar cada vez mais eretos, caçar, comer carne e, assim, evoluir. Com a mudança na postura, o homem conseguiu correr atrás de animais atingidos por suas armas. A corrida de longa distância foi facilitada por glândulas sudoríparas que substituíram os pelos. O uso do fogo para cozinhar a carne adicionou uma quantidade muito maior de proteínas à dieta, o que resultou em crescimento significativo do cérebro. A tecnologia, resumindo, nos tornou humanos.

É claro que, à medida que nosso corpo, nosso cérebro e nossas ferramentas evoluíam, evoluiu também nossa habilidade de modificar radicalmente o ambiente. Caçamos mamutes e outras espécies até a extinção. Queimamos florestas e savanas inteiras para encontrar mais facilmente a caça e limpar a terra para a agricultura. A Terra de 100, 200 ou 300 anos atrás já havia sido profundamente moldada pelos esforços humanos.

Nada disso altera a realidade e os riscos das crises ecológicas resultantes da ação do homem. O aquecimento global, o desmatamento, a pesca excessiva e outras atividades, se não ameaçam nossa própria existência, certamente representam a possibilidade de sofrimento para milhares de seres humanos. Tudo isso está transformando a natureza em um ritmo nunca visto. A diferença entre a nova crise ecológica e as depredações anteriores ao meio ambiente promovidas pelo homem e por seus ancestrais é em tamanho e escala, não na forma.

(Michael Shellenberger e Ted Nordhaus, Veja, 13 de junho de 2012, p. 103-104, com adaptações)

1 -

Em todo o desenvolvimento do texto, os autores

a)

apontam para as relações mútuas, desde as épocas mais primitivas, entre descobertas tecnológicas e as mudanças que garantiram a evolução da espécie humana.

b)

censuram o uso abusivo de tecnologias avançadas, baseadas especialmente no consumo dos recursos naturais indispensáveis para a sobrevivência humana na Terra.

c)

alertam para o desconforto trazido a um vasto número de pessoas, em todo o mundo, que já estão sendo prejudicadas pelo esgotamento dos recursos naturais.

d)

defendem claramente a exploração dos recursos naturais, porque consideram que essa atitude sempre fez parte da natureza humana, desde nossos ancestrais.

e)

priorizam os malefícios resultantes do excesso de tecnologia que, embora tenha permitido a evolução da humanidade, coloca em risco o equilíbrio ambiental.

Interpretação de Textos
2 -

A ideia principal do texto está exposta em:

a)

Os avanços tecnológicos, embora causem impactos muitas vezes prejudiciais ao meio ambiente, são inerentes ao desenvolvimento do homem sobre a Terra.

b)

A tecnologia tem sido fator de destruição quase total dos recursos naturais, ameaçando a existência de espécies da fauna e da flora.

c)

As afirmativas dos ambientalistas de que a interferência humana esteja pondo em risco a sobrevivência do planeta não têm embasamento científico, pela ausência de dados conclusivos.

d)

O atual avanço tecnológico tem gerado pouca alteração ambiental, uma vez que o uso de recursos naturais sempre foi uma prática habitual do homem primitivo.

e)

A sobrevivência humana na Terra passou a depender dos avanços tecnológicos, bem mais do que ocorria em épocas primitivas, devido ao necessário controle da ação do homem sobre a natureza.

Língua Portuguesa
3 -

A última frase do texto

a)

traduz a dúvida dos autores quanto à eficácia da tecnologia como auxiliar do homem.

b)

desconsidera as evidências arqueológicas referentes ao uso de recursos naturais.

c)

sintetiza com objetividade as ideias expostas no seu desenvolvimento.

d)

retoma a opinião de ambientalistas quanto à preservação da natureza.

e)

atribui aos nossos ancestrais a responsabilidade pela constante destruição de recursos naturais.

4 -

A leitura do 2.º parágrafo permite afirmar corretamente que ele

a)

descreve as principais razões que levaram o homem primitivo a extinguir savanas inteiras para encontrar mais facilmente a caça, como se lê no 3.º parágrafo.

b)

acrescenta elementos que especificam a afirmativa constante do 1.º parágrafo quanto à vantagem evolutiva em relação aos outros.

c)

demonstra, com exemplos citados também no 4.º parágrafo, como a presença humana está transformando a natureza em um ritmo nunca visto.

d)

comprova, por meio de referências a dados científicos no parágrafo anterior, que as tecnologias não foram apenas inventadas pelo homem.

e)

aponta, a partir de descobertas arqueológicas, os riscos das crises ecológicas resultantes da ação do homem, como consta do último parágrafo.

5 -

Atenção : Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o segmento transcrito abaixo.

É claro que, à medida que nosso corpo, nosso cérebro e nossas ferramentas evoluíam, evoluiu também nossa habilidade de modificar radicalmente o ambiente. (3.º parágrafo)

A noção introduzida pelo segmento grifado é de

a)

consequência.

b)

proporcionalidade.

c)

finalidade.

d)

temporalidade.

e)

explicação.

6 -

Atenção : Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o segmento transcrito abaixo.

É claro que, à medida que nosso corpo, nosso cérebro e nossas ferramentas evoluíam, evoluiu também nossa habilidade de modificar radicalmente o ambiente. (3.º parágrafo)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo de evoluíam está na frase:

a)

Caçamos mamutes e outras espécies até a extinção.

b)

... sempre foram perfeitamente naturais.

c)

... glândulas sudoríparas que substituíram os pelos.

d)

... cujas mãos tinham esse formato mais adequado ...

e)

... certamente representam a possibilidade de sofrimento para milhares de seres humanos.

7 -

A tendência do homem de alterar o ambiente é antiga.

Desde épocas primitivas o homem vem alterando radicalmente o ambiente.

As alterações no ambiente provocaram extinção de espécies animais e de florestas.

Florestas foram substituídas por áreas de cultivo de alimentos.

As frases acima se organizam em um único período, em que se mantêm a lógica e a correção e, em linhas gerais, o sentido original, em:

a)

É antiga a tendência do homem de alterar radicalmente o ambiente, provocando extinção de espécies animais e de florestas, estas últimas substituídas por áreas de cultivo de alimentos.

b)

O homem, que vem alterando radicalmente o ambiente com tendência desde épocas primitivas, isso provocando extinção de espécies animais e de florestas, substituindo-lhes por áreas de cultivo de alimentos.

c)

As áreas de cultivo de alimentos substituindo as florestas e com extinção de espécies animais, essa é a tendência antiga do homem, de estar alterando radicalmente o ambiente.

d)

Com a alteração do meio ambiente, onde a tendência antiga faz parte do homem primitivo, provocando extinção de espécies animais e de florestas, substituído por alimentos cultivados.

e)

Visto a tendência do homem ser antiga de alterar radicalmente o ambiente, que ele vem alterando desde épocas primitivas, extinguiu-se as espécies animais e as florestas, no cultivo de alimentos.

Brasil - Copa do Mundo de 2014

Atenção: Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.

A infraestrutura do futebol passa no Brasil por um processo de modernização, com as novas arenas para a Copa do Mundo de 2014. É verdade que o evento deixará alguns elefantes brancos, estádios superdimensionados para cidades como Manaus e Cuiabá.

O equívoco, contudo, não anula o fato de que, após 2014, o Brasil terá uma rede de estádios com padrões inéditos de acolhimento de público. O clima da Copa motivou alguns clubes a investir, por iniciativa própria, em novas arenas – caso do Grêmio, em Porto Alegre, e do Palmeiras, em São Paulo.

Esses palcos modernos e confortáveis podem desfazer a imagem do estádio como um lugar inóspito, com violência entre torcedores.

Tal mudança, se ocorrer, poderá vitaminar a bilheteria dos jogos – um calcanhar de aquiles das finanças dos clubes. As arenas também propiciarão ganhos com shows.

(Trecho de editorial da Folha de S. Paulo, 16 de dezembro de 2012, A2)

8 -

A leitura do texto permite afirmar corretamente:

a)

Busca-se solucionar os atos de violência entre torcedores, como forma de evitar danos durante os jogos da Copa de 2014, por meio da construção de novos estádios.

b)

Defende-se o envolvimento do público na realização da Copa do Mundo de 2014, para atrair o maior número possível de torcedores.

c)

Propõe-se claramente a construção, em cidades já escolhidas, de estádios de futebol cuja dimensão seja compatível com o número de torcedores que possam frequentá-los habitualmente.

d)

Comprova-se a existência de instalações mais confortáveis e seguras, em todas as cidades, para o grande número de torcedores que costumam frequentar os estádios de futebol.

e)

Emite-se opinião, com referência a aspectos favoráveis e a outro, relativamente problemático, quanto à construção de novos estádios de futebol no Brasil.

9 -

possível identificar corretamente, no texto,

a)

a condenação à construção de novas arenas para a Copa do Mundo de 2014.

b)

a decepção com os poucos investimentos, alguns de iniciativa própria, em estádios brasileiros.

c)

o sentido da expressão elefantes brancos, empregada no seu início.

d)

a dúvida quanto aos padrões inéditos de acolhimento de público nos estádios modernos.

e)

a valorização da imagem do estádio como um lugar inóspito, comum entre torcedores.

10 -

A expressão um calcanhar de aquiles pode ser corretamente interpretada, considerando-se o contexto, como

a)

a mais brilhante ideia.

b)

a grande expectativa.

c)

o aspecto mais vulnerável.

d)

uma oportunidade extraordinária.

e)

um processo de revitalização.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.