ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Banco do Brasil - Escriturário - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2013 - Prova Objetiva

Compreensão e Interpretação de Textos

Globalização

Atenção: Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.

Ao longo do século XVII, a Holanda foi um dos dois motores de um fenômeno que transformaria para sempre a natureza das relações internacionais: a primeira onda da chamada globalização. O outro motor daquela era de florescimento extraordinário das trocas comerciais e culturais era um império do outro lado do planeta − a China. Só na década de 1650, 40 000 homens partiram dos portos holandeses rumo ao Oriente, em busca dos produtos cobiçados que se fabricavam por lá. Mas a derrota em uma guerra contra a França encerrou os dias da Holanda como força dominante no comércio mundial.

Se o século XVI havia sido marcado pelas grandes descobertas, o seguinte testemunhou a consequência maior delas: o estabelecimento de um poderoso cinturão de comércio que ia da Europa à Ásia. "O sonho de chegar à China é o fio imaginário que percorre a história da luta da Europa para fugir do isolamento", diz o escritor canadense Timothy Brook, no livro O chapéu de Vermeer.

Isso determinou mudanças de comportamento e de valores: "Mais gente aprendia novas línguas e se ajustava a costumes desconhecidos". O estímulo a esse movimento era o desejo irreprimível dos ocidentais de consumir as riquezas produzidas no Oriente. A princípio refratários ao comércio com o exterior, os governantes chineses acabaram rendendo-se à evidência de que o comércio significava a injeção de riqueza na economia local (em especial sob a forma de toneladas de prata).

Sob vários aspectos, a China e a Holanda do século XVII eram a tradução de um mesmo espírito de liberdade comercial. Mas deveu-se só à Holanda a invenção da pioneira engrenagem econômica transnacional. A Companhia das Índias Orientais − a primeira grande companhia de ações do mundo, criada em 1602 − foi a mãe das multinacionais contemporâneas. Beneficiando-se dos baixos impostos e da flexibilidade administrativa, ela tornou-se a grande potência empresarial do século XVII.

(Adaptado de: Marcelo Marthe. Veja, p. 136-137, 29 ago. 2012)

1 -

De acordo com o texto,

a)

durante os séculos XVI e XVII, os produtos orientais, especialmente aqueles que eram negociados na China, constituíram a base do comércio europeu, em que se destacou a Holanda.

b)

a eficiência administrativa de uma empresa comercial criada na Holanda, durante o século XVII, favoreceu o surgimento desse país como um dos polos iniciais do fenômeno da globalização

c)

a atração por produtos exóticos, de origem oriental, determinou a criação de empresas transnacionais que, durante os séculos XVI e XVII, dominaram o comércio entre Europa e Ásia.

d)

a China, beneficiada pelo comércio desde o século XVI, rivalizou com a Holanda no predomínio comercial, em razão da grande procura por seus produtos, bastante cobiçados na Europa.

e)

apesar do intenso fluxo de comércio com o Oriente no século XVII, as mudanças de valores por influência de costumes diferentes aceleraram o declínio da superioridade comercial holandesa.

2 -

... daquela era de florescimento extraordinário das trocas comerciais e culturais ... (1.º parágrafo)

Dados constantes do texto, que confirmam a observação acima, dizem respeito

a)

ao aprendizado de novos modelos de comércio entre nações geograficamente distantes e à influência chinesa no continente europeu.

b)

às grandes descobertas que marcaram os séculos XVI e XVII e à possibilidade de comércio com a França.

c)

ao grande número de comerciantes que saíam da Holanda para o Oriente e ao contato com novos idiomas e diferentes modos de vida.

d)

ao espírito de liberdade na busca de produtos ainda desconhecidos por eventuais consumidores europeus e ao acúmulo de riqueza.

e)

à superioridade administrativa da Companhia das Índias Orientais e ao comércio ultramarino de produtos de origens diversas.

Pronomes
3 -

Isso determinou mudanças de comportamento e de valores ... (3.º parágrafo)

O pronome grifado evita a repetição, no texto, da expressão:

a)

o estabelecimento de um poderoso cinturão de comércio.

b)

a primeira onda da chamada globalização.

c)

a derrota em uma guerra contra a França.

d)

o desejo irreprimível dos ocidentais.

e)

a injeção de riqueza na economia local.

Língua Portuguesa
4 -

"O sonho de chegar à China é o fio imaginário que percorre a história da luta da Europa para fugir do isolamento". (2.º parágrafo)

O estímulo a esse movimento era o desejo irreprimível dos ocidentais de consumir as riquezas produzidas no Oriente. (3.º parágrafo)

Considerando-se o contexto, as expressões grifadas nas afirmativas acima seriam corretamente substituídas, respectivamente, por:

a)

o caminho fictício - A causa desse impulso.

b)

o desejo consumista - A busca de riqueza.

c)

o intenso comércio - A cobiça de bens.

d)

a finalidade lucrativa - O motor desse fenômeno.

e)

a onda inicial - A curiosidade pelo desconhecido.

5 -

A Companhia das Índias Orientais - a primeira grande companhia de ações do mundo, criada em 1602 - foi a mãe das multinacionais contemporâneas.

O segmento isolado pelos travessões constitui, no contexto, comentário que

a)

especifica as qualidades empresariais de uma companhia de comércio.

b)

contém informações de sentido explicativo, referentes à empresa citada.

c)

enumera as razões do sucesso atribuído a essa antiga empresa.

d)

enfatiza, pela repetição, as vantagens oferecidas pela empresa.

e)

busca restringir o âmbito de ação de uma antiga empresa de comércio.

Reescritura de texto
6 -

A princípio refratários ao comércio com o exterior, os governantes chineses acabaram rendendo-se à evidência de que o comércio significava a injeção de riqueza na economia local.

A afirmativa acima está corretamente transcrita, com lógica e clareza, em:

a)

De início, os governantes chineses acabaram aceitando o comércio exterior, pois trazia riqueza na economia local, o que era contrário às evidências.

b)

A riqueza que entrava na economia local através do comércio com o exterior, os governantes chineses aceitaram esses resultados, apesar de ser contrários a eles.

c)

O comércio com outras nações no exterior, os governantes chineses acabaram percebendo a entrada de riquezas na economia local, mesmo se opondo a ele de início.

d)

Intrigados com a origem exterior do comércio, os governantes chineses evidenciaram que o tal comércio trazia riqueza para a economia desse local.

e)

Os governantes chineses que, de início, se opunham à abertura comercial com outras nações, mudaram seu posicionamento ao perceberem os resultados econômicos desse comércio.

Compreensão e Interpretação de Textos

Texto I

Atenção: Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o Texto I, abaixo.

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Desenvolvimento sustentável foi um termo utilizado pela primeira vez em 1987, como resultado da Assembleia Geral das Nações Unidas, e definido como aquele que "atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas".

Trata-se, portanto, de uma nova visão de mundo com implicação direta nas relações político-sociais, econômicas, culturais e ecológicas, ao integrar em um mesmo processo o equilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais. Diz respeito à necessidade de revisar e redefinir meios de produção e padrões de consumo vigentes, de tal modo que o crescimento econômico não seja alcançado a qualquer preço, mas considerando- se os impactos e a geração de valores sociais e ambientais decorrentes da atuação humana.

(Adaptado de: http://www.bb.com.br/portalbb/page251,8305, 3912,0,0,1,6.bb?codigoNoticia=28665)

7 -

O sentido do Texto I está corretamente exposto em:

a)

Tentar diminuir os atuais padrões de consumo será o melhor caminho para se chegar a um real desenvolvimento econômico, de acordo com a proposta das Nações Unidas.

b)

Só será possível atender as necessidades futuras com um real crescimento econômico de todos os meios de produção, independentemente dos atuais padrões de consumo.

c)

O conceito de sustentabilidade é relativamente datado, pois o crescimento econômico ampliou a necessidade da interferência humana na exploração do meio ambiente.

d)

Desenvolvimento sustentável é aquele em que há equilíbrio entre meios de produção e padrões de consumo vigentes, ao lado de uma preocupação ecológica, de preservação ambiental.

e)

O sistema econômico sustentável, como propôs em 1987 a Assembleia das Nações Unidas, não condiz com uma visão moderna dos padrões de consumo vigentes.

Língua Portuguesa
8 -

... que o crescimento econômico não seja alcançado a qualquer preço, mas considerando-se os impactos e a geração de valores sociais e ambientais decorrentes da atuação humana.

O sentido da afirmativa acima está corretamente reproduzido, em linhas gerais e com outras palavras, em:

a)

o preço do crescimento econômico está além dos impactos oferecidos ao meio ambiente pela atuação do homem, com os seus valores sociais e ambientais.

b)

o crescimento econômico está acima de qualquer valor, seja ele social ou ambiental, mesmo se for considerado os efeitos da atuação do homem no ambiente.

c)

nada deve impedir a busca do crescimento econô- mico, que precisa ter o seu valor estabelecido, onde for necessário a presença humana e os impactos dela.

d)

não se deve buscar o crescimento econômico a todo custo, sem levar em consideração os valores sociais e os efeitos decorrentes da interferência humana no meio ambiente.

e)

com os impactos ambientais da ação humana, sendo que o crescimento econômico tem seu preço, qualquer que seja os valores sociais e ambientais gerados por ele.

Compreensão e Interpretação de Textos

Texto II

Atenção: Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o Texto II, abaixo.

Em 2012, a ferrovia Madeira-Mamoré, que cruzava 364 quilômetros da Floresta Amazônica, completou 100 anos. Mais de 5 mil operários, entre os 60 mil contratados, morreram vítimas de doenças tropicais durante a construção da estrada de ferro, entre 1907 e 1912. A ferrovia foi concebida para transportar a borracha vinda da Bolívia até o rio Madeira e, de lá, para o Oceano Atlântico, mas se tornou obsoleta antes mesmo de ser finalizada, devido à decadência do ciclo seringueiro na Amazônia.

Desativada parcialmente em 1966, e por completo em 1972, a ferrovia foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e terá 7 quilômetros de vias recuperadas pela empresa que constrói a hidrelétrica de Santo Antônio, como uma das compensações pelo impacto ambiental provocado pela obra. A recuperação depende do deslocamento das famílias residentes nos trilhos do trecho que será destinado aos passeios turísticos. Foram recuperados a antiga estação ferroviária de Porto Velho, alguns vagões e o paisagismo original.

(Adaptado de: Horizonte Geográfico, n.º 144, ano 25. p. 13)

9 -

O Texto II informa claramente que

a)

a extensão da Floresta Amazônica foi o principal obstáculo para o funcionamento da ferrovia.

b)

toda a área ambiental em torno da ferrovia Madeira- Mamoré deverá ser recuperada.

c)

moradores da região amazônica impedem a reativação da ferrovia Madeira-Mamoré.

d)

a ferrovia Madeira-Mamoré tem sido importante meio de transporte de borracha na Amazônia.

e)

um pequeno trecho da antiga ferrovia Madeira- Mamoré será destinado ao turismo.

Língua Portuguesa
10 -

... mas se tornou obsoleta antes mesmo de ser finalizada ...

O fato que justifica a afirmativa acima está expresso em:

a)

atrasos na construção da ferrovia.

b)

insalubridade da floresta, que originava doenças.

c)

declínio do comércio da borracha, na época.

d)

desativação parcial da ferrovia, em 1966.

e)

alteração da extensão inicial da ferrovia.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.