ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CREFITO - 8.ª Região - PR - Assistente Administrativo - IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional - 2013

Compreensão e Interpretação de Textos

Jaleco branco, nariz vermelho, cavaquinho

Esse “médico” receita risos para crianças doentes.

Jakub*, 9 anos, está apavorado. O tumor no seu cérebro foi diagnosticado recentemente e agora ele está em pé com a mãe no corredor do setor de oncologia do Hospital Motol, em Praga, esperando a internação. Está assustado com a reviravolta em sua vida, com os tratamentos médicos que virão, com o hospital.

De repente, os profundos olhos castanhos se acendem e ele dá um sorriso. Pelo corredor vem um grupo de pessoas de jaleco branco e nariz de palhaço, com chapéus e óculos engraçados. Debaixo da vestimenta hospitalar, podem-se ver roupas igualmente engraçadas e coloridas. Alguns tocam cavaquinho e um deles torce um balão no formato de espada e o entrega a Jakub. Os pequenos pacientes de câncer, atraídos pela música, saem dos quartos do hospital para entrar na festa, batendo os pés e batucando na mobília.

Há um palhaço específico – o líder – que chama a atenção de Jakub. É um homem alto e mais velho que usa uma calçadeira em vez de gravata. Fala com outro palhaço com forte sotaque estrangeiro que as crianças acham irresistivelmente engraçado. Riem. Por pouco tempo, pelo menos, esquecem que estão gravemente doentes.

O estrangeiro é Gary Edwards, um americano cuja paixão é levar risos e diversão a crianças em hospitais. “A ideia é despertar o interesse pela vida. Isso faz parte do processo curativo.”

Edwards, 60 anos, americano de Ohio, estava destinado a se tornar médico, mas sua vida mudou de repente. “Fiz a escola preparatória para o curso de medicina, mas sempre estive envolvido com a música e, aos 14 anos, já tocava em shows”, diz ele. “Aí vendi uma canção e ganhei um bom dinheiro. A música sempre foi o meu primeiro amor e por isso decidi estudá-la.”

Na faculdade, escreveu um musical para uma escola de palhaços e, em troca, recebeu uma bolsa de dois anos. Em 1976, Edwards entrou na renomada Escola Dell Arte de Teatro Físico, em Blue Lake, na Califórnia. Enquanto estudava lá, visitou um hospital, uma prisão e um orfanato, vestido de palhaço, como “experimento social”. As visitas ao hospital foram as que mais lhe interessaram e que mais se mostraram promissoras, mas a hora dos palhaços hospitalares ainda não chegara.

Nos vinte anos seguintes, como palhaço, ele viajou pelo mundo, levando a vida de um nômade circense. Na década de 1990, começou a dar aulas para formar palhaços e também ajudou a treinar alguns grupos que visitavam hospitais. Nessa época, escreveu comédias e musicais e fez apresentações em teatros e festivais da Europa à China e nas Américas do Norte e do Sul. Em 1998, foi à República Tcheca pela primeira vez e lá se instalou. Foi onde conheceu a mulher com quem se casaria.

Na República Tcheca, ninguém ouvira falar de palhaços hospitalares, e Edwards se dispôs a mudar isso.

“Havia muitos médicos que não conseguiam colocar humor e tratamento de saúde na mesma frase”, diz Edwards. Era comum médicos e enfermeiros temerem que os palhaços atrapalhassem o serviço. “Por sorte, o meu primeiro contato foi com a Dra. Ivana Korinkova, que trabalhava com tratamento psicossocial no Hospital Motol. Ela entendeu imediatamente o que eu tentava fazer, apresentou-me a médicos do país inteiro e me ajudou a explicar o que eu queria.”

Devagar e sempre, ele convenceu os hospitais e, nos anos seguintes, viajou pelo país visitando enfermarias pediátricas, levando apenas o nariz de palhaço e o cavaquinho. Em 2001, fundou a entidade sem fins lucrativos Health Clown Association, na esperança de atrair mais gente para fazer as visitas com ele e encontrar doadores e patrocinadores que ajudassem a cobrir as despesas.

Hoje a associação emprega 82 palhaços, a maioria deles atores profissionais. Edwards lhes ensina a arte de ser palhaço. Todo mês, são feitas cerca de 280 visitas a 62 hospitais de todo o país. Além de enfermarias pediátricas, eles visitam idosos internados sem previsão de alta.

Nos últimos anos, Edwards ajudou a desenvolver o humor em projetos de assistência médica na Eslováquia, na Nova Zelândia, na Polônia, na Palestina e na Croácia, além da República Tcheca. Ensinou a arte do palhaço hospitalar em outros países também, como Alemanha, Hungria, Eslovênia, Áustria e Suíça. Hoje trabalha com a Red Noses Clown Doctors International para ajudar a desenvolver projetos de palhaços hospitalares no mundo inteiro. Também participa de seminários de assistência médica para enfermeiros e alunos de medicina, tanto na República Tcheca quanto na Eslováquia, ensinando a usar o humor.

Em outubro de 2012, a Sociedade Pediátrica Tcheca escolheu Edwards para receber o prêmio de mérito anual pelo seu trabalho.

“O papel dos palhaços da saúde ao melhorar o estado psíquico de crianças doentes, principalmente das que sofrem de enfermidades graves e crônicas, é incomensurável”, diz o professor Jan Janda, presidente da sociedade.

O jovem Jakub e sua mãe concordariam. Quando os palhaços se preparam para ir embora, chega a hora de o menino ser examinado para a internação.

– Os palhaços vão voltar? – pergunta ele ao médico que vem buscá-lo.

– Claro, eles sempre voltam.

– Que bom! – Jakub sorri. Trabalho semelhante é desenvolvido no Brasil pelos Doutores da Alegria, organização que leva a arte do palhaço aos hospitais desde 1991.

*Nome trocado para proteger privacidade.

(Jánská, Lucie. Disponível em: http://www.selecoes.com.br/jaleco-branco-nariz-vermelho-cavaquinho. Acesso em: 24/04/2013. – Adaptado.)

1 -

A ideia principal do texto é

a)

difundir a biografia do estrangeiro e músico Gary Edwards.

b)

convencer pacientes e hospitais a receber os médicos palhaços.

c)

lançar e desenvolver a escola de palhaços nos hospitais do Brasil.

d)

atrair diversos profissionais para a prática da alegria em hospitais.

e)

informar sobre o uso do humor e da arte dos palhaços em hospitais.

Língua Portuguesa
2 -

Na passagem “Fala com outro palhaço com forte sotaque estrangeiro que as crianças acham irresistivelmente engraçado.” (3.º §), o termo conectivo destacado se refere a :

a)

crianças.

b)

engraçado.

c)

outro palhaço.

d)

irresistivelmente.

e)

forte sotaque estrangeiro.

3 -

O sujeito da oração “"O papel dos palhaços da saúde ao melhorar o estado psíquico de crianças doentes, principalmente das que sofrem de enfermidades graves e crônicas, é incomensurável."” (14.º §) é

a)

elíptico.

b)

simples.

c)

composto.

d)

indeterminado.

e)

oração sem sujeito.

Encontros Vocálicos
4 -

Indique a alternativa cuja sequência de vocábulos apresenta, respectivamente: ditongo, hiato, ditongo.

a)

mãe – saúde – despertar

b)

risos – paixão – pacientes

c)

ideia – experimento – país

d)

crianças – americano – câncer

e)

estrangeiro – atraídos – chapéus

Regência Nominal e Verbal
5 -

Assinale a afirmativa correta quanto à regência verbal.

a)

Os palhaços da saúde preferem mais às crianças do que adultos.

b)

Todos os pacientes querem assistir os palhaços e rir de suas piadas.

c)

Dra. Ivana Korinkova namorou com um engraçado palhaço da saúde.

d)

Sr. Gary Edwards agradeceu o convite feito pelos Doutores da Alegria.

e)

Alguns profissionais da alegria chegaram no hospital tocando e cantando.

Língua Portuguesa
6 -

No período “"Os Doutores da Alegria despertam o desejo pela vida através do humor e riso, entretanto eles não conseguem melhorar o caos da saúde no Brasil."”, a oração sublinhada é classificada como oração coordenada sindética

a)

aditiva.

b)

conclusiva.

c)

explicativa.

d)

alternativa.

e)

adversativa.

Compreensão e Interpretação de Textos
7 -

No que se refere à entidade sem fins lucrativos Health Clown Association, é correto afirmar que

(Questão anulada)
a)

atualmente, somente o seu fundador Gary Edwards visita 280 hospitais de todo o país a cada mês na República Tcheca para realizar o trabalho de palhaço da saúde.

b)

Gary Edwards, seu fundador, iniciou seu projeto de levar risos e diversão aos hospitais contando com doadores e patrocinadores que ajudavam a cobrir as despesas.

c)

o papel dos palhaços da saúde ligados à referida instituição é discutível por médicos e especialistas de todo o mundo, pois eles atrapalham o processo de cura dos pacientes.

d)

Jakub e Janda são os mais novos integrantes da equipe dos palhaços da saúde da fundação Health Clown Association, na República Tcheca, sob orientação de Gary Edwards.

e)

seu fundador, Gary Edwards, após receber o prêmio de mérito anual pelo seu trabalho pela Sociedade Pediátrica Tcheca em outubro de 2012, resolveu trabalhar no Brasil.

Língua Portuguesa
8 -

Analise a figura abaixo.

(Disponível em: http://www.defensoriapublica.mt.gov.br/portal/media/k2/items/cache/907fc55f05f0809da6943756073cdaa7_XL.jpg. Acesso em: 22/04/2013.)

Sob o ponto de vista semântico, a expressão "“meter a colher"” significa

a)

inserir.

b)

agredir.

c)

interferir.

d)

apaziguar.

e)

presentear.

Divisão Silábica

Texto II

(Disponível em: http://miriamsalles.info/wp/wp-content/uploads/129_2950-alt-amarildo2.jpg. Acesso em: 22/04/2013.)

9 -

Indique a alternativa que apresenta as palavras corretamente separadas silabicamente.

a)

gri -– pe / i –- sso

b)

co -– mo / gr -– i –- pe

c)

den –- gue / c -– ui -– dar

d)

go -– ver -– no / va -– mos

e)

des -– sas / go -– ve -– rno

Classes de Palavras
10 -

Assinale a alternativa em que os vocábulos pertençam, respectivamente, às classes de palavras: pronome, verbo, substantivo.

a)

nós –- dessa -– gripe

b)

o que -– pegar –- dessa

c)

se -– cuidar –- governo

d)

até –- vamos -– dengue

e)

isso -– cuidou -– dengue

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.