ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Banco do Brasil - Escriturário - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2011 - Prova Objetiva - Concurso 2011/02

Interpretação de Textos

Carta Capital

A economia do Nordeste beneficiou-se, principalmente, de um modelo econômico que priorizou a demanda. A expansão dos programas sociais e, sobretudo, o aumento do salário mínimo tiveram sobre a região um impacto bem maior do que no restante do país. A economista Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lembra que metade das famílias que ganham um salário mínimo se encontra no Nordeste. A população nordestina também absorve 55% do orçamento destinado ao Bolsa Família. "Pela estrutura de renda da região, mais baixa que no resto do país, o efeito das políticas que mexeram com a renda foi maior aqui. O aumento dessas receitas impulsionou o consumo e atraiu investimentos, especialmente dos grandes grupos de alimentos, bebidas, varejistas e distribuição de alimentos."

Investimentos em infraestrutura, como a duplicação da BR-101, a transposição do rio São Francisco e a construção da ferrovia Transnordestina injetaram bilhões na economia e ajudaram a dinamizar a construção civil, assim como os investimentos da Petrobras – que asseguraram à indústria naval a demanda necessária para voltar a investir depois de mais de uma década sem produzir um único navio.

A interiorização das universidades federais e a criação de novos institutos tecnológicos também mudam a cara do Nordeste, especialmente nas cidades médias. É o caso de Caruaru, um dos municípios que mais crescem na região. Nos últimos anos, a "Princesa do Agreste", mais conhecida por suas confecções e pelas feiras que movimentam milhões de reais, atraiu estudantes e professores de todos os lugares e observou uma profunda transformação em seus hábitos.

A outra face do "novo Nordeste" está no campo. Nas áreas de Cerrado, como no oeste da Bahia e no sul do Maranhão, o agronegócio avança e transforma chapadões em imensas propriedades produtoras de soja. No Semiárido, onde as condições são bem menos favoráveis, o aumento dos recursos destinados a financiar a agricultura familiar e o empreendedorismo dos pequenos ajudam a mudar a vida das pessoas. É o que se observa em Picos, polo produtor de mel e caju no sertão do Piauí.

(Gerson de Freitas Jr., Carta Capital, 15 de dezembro de 2010, p. 24, com adaptações)

A(s) questão(ões) a seguir baseia(m)-se no texto abaixo.

1 -

De acordo com o texto, o aumento da demanda no Nordeste se deu, principalmente,

a)

devido ao fato de que a maior parte da população nordestina recebe apenas o salário mínimo.

b)

em consequência dos recursos trazidos pelos programas sociais e pelo aumento do salário mínimo.

c)

em razão do estabelecimento na região de diversos distribuidores de alimentos e de bebidas.

d)

pela transformação de áreas antes pouco aproveitáveis em produtoras de grãos, como a soja.

e)

pelas mudanças ocorridas em cidades médias, que se tornaram polos de desenvolvimento tecnológico.

2 -

É correto concluir do que foi afirmado no 2.° parágrafo que:

a)

a infraestrutura existente em todo o Nordeste permitiu o avanço econômico da região.

b)

a transposição do rio São Francisco deverá permitir a expansão de toda a indústria naval.

c)

a construção de uma ferrovia facilitará o transporte de alimentos em toda a região, beneficiando a agricultura familiar.

d)

os investimentos propiciaram a ampliação da oferta de empregos, fato que resultou no crescimento da construção civil.

e)

a produção de novos navios era necessária para a atuação mais efetiva da Petrobras na região nordestina.

3 -

Observa-se relação entre uma situação e seu efeito nas seguintes afirmativas do texto:

a)

o aumento da renda familiar e maiores investimentos, especialmente na área da alimentação.

b)

as obras de transposição do rio São Francisco e a construção da ferrovia Transnordestina.

c)

a instalação de universidades federais em cidades do interior e a criação de novos institutos tecnológicos.

d)

o desenvolvimento de uma agricultura familiar em algumas regiões e os investimentos em infraestrutura.

e)

os novos investimentos na agricultura familiar e o avanço do agronegócio no campo.

4 -

A interiorização das universidades federais e a criação de novos institutos tecnológicos também mudam a cara do Nordeste... (3.º parágrafo)

O mesmo tipo de complemento grifado acima está na frase:

a)

... que mexeram com a renda ...

b)

... que mais crescem na região.

c)

... que movimentam milhões de reais ...

d)

A outra face do "novo Nordeste" está no campo.

e)

... onde as condições são bem menos favoráveis ...

Pontuação
5 -

Considere as afirmativas seguintes:

I. As aspas que aparecem no 1.º parágrafo isolam um trecho que reproduz as palavras da economista citada.

II. Na expressão "Princesa do Agreste" (3.º parágrafo) as aspas assinalam a forma como é conhecida popularmente a cidade de Caruaru.

III. Em A outra face do "novo Nordeste" (4.º parágrafo), as aspas chamam a atenção para o que é dito no texto sobre o atual desenvolvimento observado em toda a economia nordestina.

Está correto o que consta em:

a)

I, apenas.

b)

III, apenas.

c)

I e II, apenas

d)

II e III, apenas.

e)

I, II e III.

Concordância Nominal e Verbal
6 -

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:

a)

Muitos migrantes nordestinos, que se retiraram para o Sudeste em busca de melhores condições de vida, estão voltando agora para sua região, atraídos pelo bom desempenho da economia.

b)

Os investimentos anunciados para o complexo industrial do Porto de Suape, onde se encontra o estaleiro Atlântico Sul, modificou radicalmente a dinâmica da economia da região.

c)

Várias empresas, brasileiras e multinacionais, que se instalou no complexo do Porto de Suape estão gerando dezenas de milhares de empregos à população, antes sem qualquer opção de trabalho.

d)

Para todos aqueles que vive na região, a abertura de postos de trabalho significaram a possibilidade de planejar a vida, com projetos de longo prazo, aliados à renda e à estabilidade.

e)

O desenvolvimento de tecnologias portadoras de futuro, referência às inovações tecnológicas, resultaram no surgimento de um dos ambientes mais ricos do país na área de inovação e empreendedorismo.

Interpretação de Textos

Almanaque de cultura popular

Descendo o rio Negro, no Amazonas, o contraste da frondosa copa de uma árvore, muito acima das outras, atiça a ir ao seu encontro. Deve ser uma sumaumeira, que um livro de viagem apresenta como tendo no máximo 40 metros de altura. Para o piloto da embarcação, descendente dos índios baniwa, ia pra lá dos 50, e seu tronco não podia ser abraçado ao mesmo tempo pelos guerreiros de uma tribo. Era necessário conferir.

A visão era inverossímil. A sumaúma, com seu tronco desmedido, escorado por raízes enormes, verdadeiros contrafortes, é uma verdadeira obra-prima. Da família Bombacaceae (Ceiba pentandra), é também conhecida como árvore-da-seda, árvore-da-lã, ceiba, paina-lisa. Espécie tropical, é um dos gigantes da floresta amazônica. Encontrada nas matas de várzea e em áreas periodicamente alagadas, apresenta raízes tabulares, as sapopemas, que podem atingir, dependendo da idade, comprimentos superiores a 7 metros. As flores têm pétalas brancas; o fruto, uma cápsula fusiforme com 10 centímetros, provido de pequenas sementes envoltas por pelos, ou painas. Na iminência de um temporal, o enorme tronco, que armazena grande quantidade de líquido, dá uma descarga de água para as raízes – resultado da variação atmosférica. Ouve-se à distância o ruído do movimento da água.

O barulhão da sumaumeira rendeu uma das mais difundidas histórias da Amazônia. Segundo a crença, o Curupira é o responsável pelo estrondo na mata. Armado com um casco de jabuti, ele bate com força nas sapopemas, a fim de verificar se elas estão fortes para resistir às tempestades. Para os índios ticuna, a sumaúma nos remete à formação da Amazônia: "No princípio estava tudo escuro, sempre frio e sempre noite. Uma enorme sumaumeira fechava o mundo, e por isso não entrava claridade na terra. Quando a árvore caiu, a luz apareceu. Do tronco formou-se o rio Amazonas. De seus galhos surgiram outros rios e igarapés."

Da imaginação para a realidade, o que é certo é que ao seu redor se realizam rituais de fertilidade, fartura, prosperidade e assembleias gerais, em que se discutem os interesses da tribo. É a árvore da troca, das crenças, da vida. Um monumento da natureza.

(Heitor e Silvia Reali. Brasil - Almanaque de cultura popular. São Paulo: Andreato Comunicação e Cultura, Dezembro 2006, Ano 8, n. 92, p. 23, com adaptações)

A(s) questão(ões) a seguir baseia(m)-se no texto abaixo.

7 -

É correto concluir do texto que a sumaumeira:

a)

é um tipo de árvore raro na floresta amazônica, porque ocupa espaço em demasia, nem sempre possível no meio das outras árvores.

b)

faz parte dos mitos dos índios ticuna, que lhe atribuem caráter sagrado, tomando decisões e realizando rituais à volta dela.

c)

parece ser bastante frágil, apesar do tamanho, pois precisa de cuidados especiais das tribos indígenas da região para resistir à força dos temporais.

d)

provoca afastamento daqueles que a avistam na floresta, pelos inexplicáveis ruídos que ocorrem ao seu redor.

e)

deve ser vista mais como lenda ou imaginação, do que como um exemplar de uma espécie da floresta amazônica.

8 -

De acordo com o texto, o fenômeno da variação atmosférica:

a)

determina a ocasião favorável para a realização de rituais indígenas.

b)

justifica a frondosa copa da sumaúma, árvore característica da Amazônia.

c)

gera a quantidade de água necessária para o tronco da sumaumeira.

d)

esclarece cientificamente as razões do ruído provocado pela sumaumeira.

e)

controla a ocorrência de fortes temporais na região de floresta amazônica.

9 -

Em relação ao desenvolvimento do texto, está INCORRETO o que se afirma em:

a)

Há informações específicas sobre a família a que per- tence a sumaumeira, principalmente no 2.º parágrafo.

b)

Há, no 3.º parágrafo, transcrição de relato de lenda indígena que explica, no terreno mítico, a formação dos rios da região amazônica.

c)

Os autores acolhem como verdadeiras as explicações indígenas para o estranho comportamento da sumaumeira.

d)

Identificam-se impressões pessoais dos autores, desumbrados com a imponência da sumaumeira avistada na floresta.

e)

A realização de ritos em torno da sumaumeira demonstra a veneração que os indígenas dedicam a essa árvore.

10 -

... e por isso não entrava claridade na terra. (3.º parágrafo)

O pronome grifado refere-se ao fato de que:

a)

a sumaumeira fechava o mundo.

b)

estava tudo escuro.

c)

era sempre frio e sempre noite.

d)

a luz apareceu.

e)

se formou o rio Amazonas.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.