Administração Pública - Governo Eletrônico e Transparência
ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!
rimtimtim
Brasão da República

Governo Eletrônico e Transparência


Visite o site do Governo Eletrônico

Sobre o Gov.br


"O desenvolvimento de programas de Governo Eletrônico tem como princípio a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais.

"No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais: junto ao cidadão; na melhoria da sua própria gestão interna; e na integração com parceiros e fornecedores.

"O que se pretende com o Programa de Governo Eletrônico brasileiro é a transformação das relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso a informação e a uma administração mais eficiente.". Fonte: <http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br>, consultado em 31/01/2011.

Histórico do Governo Eletrônico


Como já dito, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) visa democratizar o acesso à informação, ampliando assim o debate e a participação popular na construção das políticas públicas, além de aprimorar a qualidade dos serviços e informações públicas prestadas.

O Governo Eletrônico surgiu no ano 2000, quando foi criado um Grupo de Trabalho Interministerial (denominado Grupo de Trabalho em Tecnologia da Informação (GTTI)), instituído pelo Decreto Presidencial de 3 de abril de 2000, com composição definida pela Portaria da Casa Civil nº 23, de 12.05.2000, com a finalidade de examinar e propor políticas, diretrizes e normas relacionadas às novas formas eletrônicas de interação.

O trabalho do GTTI concentrou esforços em três linhas do programa:

1) Universalização de serviços;

2) Governo ao alcance de todos;

3) Infraestrutura avançada.

Para saber mais sobre o histórico do Governo Eletrônico visite a página que contêm as informações oficiais.

⇑ TOPO

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2020 - Todos os direitos reservados.