ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Exames OAB - FGV - Fundação Getúlio Vargas - 2013 - XII - Exame de Ordem Unificado - Prova Objetiva - 1.ª Fase


Questão:

Eugênio é advogado contratado pela empresa Ônibus e Ônibus Ltda. Na empresa ele é responsável pelas defesas em ações que pleiteiam o reconhecimento da responsabilidade civil da sua cliente e dos seus prepostos. O contrato de honorários venceu em 2010 e não foi renovado. Em dificuldades financeiras, a empresa não pagou os honorários devidos.

O termo inicial para a contagem do prazo para a prescrição da pretensão de cobrança dos honorários advocatícios, observado o disposto no Estatuto da Advocacia, ocorre a partir da

Resolução da Equipe Tecnolegis:

Para resolução da questão é necessário, anteriormente, citar o artigo 25, incisos I a V, da Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e Ordem dos Advogados do Brasil) que dispõe acerca da contagem do prazo de prescrição relativa às ações de cobrança de honorários advocatícios. Conforme segue:

 Art. 25. Prescreve em cinco anos a ação de cobrança de honorários de advogado, contado o prazo:

        I - do vencimento do contrato, se houver;

        II - do trânsito em julgado da decisão que os fixar;

        III - da ultimação do serviço extrajudicial;

        IV - da desistência ou transação;

        V - da renúncia ou revogação do mandato.

No artigo citado, devem-se ressaltar os incisos I e III, uma vez que fazem referência a duas assertivas da questão. As demais não constam no artigo acima, portanto, cabe eliminá-las de início.

Quanto à alternativa incorreta: "última prestação de serviço.", faz referência ao inciso III do artigo supracitado, porém, não estabelece a forma do serviço prestado, se judicial ou extrajudicial, razão pela qual é considerada equivocada.

A assertiva restante encontra base no inciso I do artigo destacado, afirmando que a contagem do prazo se dá a partir da data de vencimento do contrato. Destarte, está correta a afirmativa.

Resposta errada
a)

última tentativa de conciliação.

Resposta errada
b)

data fixada pelo Juiz.

Resposta errada
c)

última prestação de serviço.

Resposta correta
d)

data do vencimento do contrato.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.