ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / AGU - Advocacia Geral da União - Técnico em Contabilidade - IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional - 2014 - Prova Objetiva


50 anos depois

[...] No cinquentenário da República, ninguém questionava a quartelada que derrubou o Império em 1889. Nos 50 anos do Estado Novo, poucos deram atenção ao período que transformou a economia e a sociedade brasileiras. Pois hoje, dia 31 de março de 2014, 50 anos depois do golpe militar, o Brasil é tomado de debates inflamados e de um surto incomum de memória histórica. [...]

Houve avanços em quase todas essas áreas. Estabilizamos a moeda, distribuímos renda, pusemos as crianças na escola. As conquistas não são poucas, vieram aos poucos e estão longe de terminadas. Todas elas são fruto do ambiente livre, em que diferentes ideias podem ser debatidas e testadas. Todas são fruto, numa palavra, da democracia.

Eis a principal diferença entre os dois Brasis, separados por 50 anos: em 1964 havia, à direita e à esquerda, ceticismo em relação à democracia; hoje, não mais. Se há pensamento autoritário no país, ele é minoritário. Nossas instituições democráticas deram prova de vitalidade ao promover o impeachment de um presidente, a condenação de corruptos poderosos no caso do mensalão e ao manter ampla liberdade de opinião e de expressão. A cada eleição, o brasileiro gosta mais da democracia.

Nada disso significa, porém, que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada. Democracias jovens, como Venezuela, Argentina ou Rússia, estão aí para mostrar como o espectro do autoritarismo pode abalar os regimes de liberdade. A luta pela democracia e pelas liberdades individuais precisa ser constante, consistente e sem margem para hesitação.

(Helio Gurovitz. Época, 31 de março de 2014. Adaptado.)

Questão:

De acordo com o contexto, a expressão "surto incomum de memória histórica" produz um sentido que indica

Resposta errada
a)

que a história de uma nação é a única responsável por seu avanço no presente também, no futuro.

Resposta correta
b)

a importância atribuída aos fatos relacionados ao evento em questão no texto, diretamente ligados ao golpe de 1964.

Resposta errada
c)

a grande importância da memória histórica brasileira, cultivada em todos os aspectos pelos vários segmentos da sociedade.

Resposta errada
d)

um posicionamento negativo por parte do articulista em relação à reação por ocasião da data mencionada "31 de março de 2014".

Resposta errada
e)

um posicionamento negativo por parte da sociedade mediante os fatos correspondentes à data mencionada anteriormente no texto.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.