ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - Vestibular - Prova 1 - Ciências Humanas e da Natureza e suas Tecnologias - ENEM - INEP - MEC - 2016 - 1.º dia - (Q 1 a 90) - Amarela


Questão:

O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e no Espírito Santo, em parcela do sul do estado da Bahia, e na Zona da Mata, em Minas Gerais, onde tem influência dividida com Belo Horizonte. Compõem a rede urbana do Rio de Janeiro, entre outras cidades: Vitória, Juiz de Fora, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda - Barra Mansa, Teixeira de Freitas, Angra dos Reis e Teresópolis.

Disponível em: http://ibge.gov.br. Acesso em: 9 jul. 2015 (adaptado).

O conceito que expressa a relação entre o espaço apresentado e a cidade do Rio de Janeiro é:

Resolução da Equipe Tecnolegis:

Referindo-se ao Rio de Janeiro, o texto faz alusão literal aos termos "projeção" e "influência", permitindo inferir, em primeira leitura, tratar-se de uma relação de polarização (atração e/ou repulsão) com as demais áreas geográficas mencionadas. O termo "região polarizada" - que corresponde exatamente à relação entre o espaço apresentado e a cidade do Rio de Janeiro - traz implícito o conceito de existência de um pólo que pode ser traduzido, na questão em análise, como um centro de influência que determina, em certa medida, a forma de organização do espaço sob o qual se projeta. 

Resposta errada
a)

Frente pioneira.

Resposta errada
b)

Zona de transição.

Resposta correta
c)

Região polarizada.

Resposta errada
d)

Área de conurbação.

Resposta errada
e)

Periferia metropolitana.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.