ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Prefeitura Municipal - Belo Horizonte - MG - Professor - Português - FUMARC - 2011 - Prova Objetiva


A Tarefa Pedagógica

Os professores podem, querem ou sabem aprender com seus alunos, com os materiais e recursos pedagógicos e com as tarefas que realizam ou propõem em sala de aula? Esse lugar é um ambiente de aprendizagem para o professor? Como ele se relaciona com o desconhecido, o surpreendente, o não previsível, o não controlável, o não redutível, e a resposta pronta cada vez mais comum na sala de aula? O que ele pode aprender com os alunos ou como compartilhar com eles as formas de enfrentamento em uma dada situação-problema? Como criar na sala de aula um clima de investigação, de trocas de experiências, de construção coletiva? Como organizar diferentes ambientes de aprendizagem, salas e agrupamentos de alunos diferenciados, segundo diferentes critérios? Como manter um objetivo comum, respeitando os modos tão distintos de percurso dos alunos face às suas limitações e interesses diversificados? Transformar a sala em um laboratório ou contexto em que o professor é desafiado para desenvolver novas formas de ensino e aprendizagem é fundamental” (NEIRA, 2004. p. 54/55).

Questão:

Baseando-se no contexto do fragmento acima, assinale a alternativa que destaca a mediação MAIS ADEQUADA na organização do trabalho do professor em sala de aula:

Resposta errada
a)

O professor deve organizar o seu trabalho pedagógico sempre de forma bem inusitada e diferente para atrair a atenção de seu aluno que está acostumado a usar os recursos da internet, tendo em vista atender à característica da adolescência.

Resposta correta
b)

O professor em sala de aula deve proporcionar a pesquisa e refexão, em todos os conteúdos, a partir de problemas cotidianos e de recursos diversifcados, para que os alunos e professor, em agrupamentos diversos, possam interagir com argumentos e sistematização de ideias.

Resposta errada
c)

O professor deve usar recursos para mediar o conhecimento, de tal forma que os alunos, individualmente, possam problematizar as situações, permitindo construções intelectuais próprias, tendo em vista encontrar soluções adequadas para os confitos e desafos encontrados no processo ensino/aprendizagem.

Resposta errada
d)

O professor deve conhecer bastante do seu ofício para que ele possa dar instruções bem claras, já organizadas e sistematizadas pela literatura em uso, para que seus alunos, em grupo ou em outras formações, não fquem perdidos quanto aos conhecimentos mais adequados.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.