ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / Prefeitura Municipal - Belo Horizonte - MG - Professor - Português - FUMARC - 2011 - Prova Objetiva


Conceito de avaliação

“O  conceito de avaliação expresso pelos alunos e a  concepção  de avaliação, nos depoimentos dos alunos, aparecem desta maneira, quando respondem à pergunta: Como vocês definem avaliação?”

“(...) é conferir como está ocorrendo o andamento de alguma coisa com a finalidade de ver seu ponto positivo, negativo; corrigir o que está errado melhorando sempre a situação das pessoas que estão sendo avaliadas.”

“(...) é um meio de saber se o aluno está ou não preparado, se está aproveitando bem o que está sendo ensinado, se ele está preparado para cursar uma outra série.”

“(...) é avaliar a capacidade de uma pessoa. Avaliar os alunos em todos os seus aspectos.”

“(...) é um teste para ver como anda o rendimento no curso ou mesmo o que é feito pela própria pessoa a respeito de um ponto importante de sua vida, para ver se fez certo ou o que vai fazer a respeito.”

Questão:

Os alunos compreenderam que o processo avaliativo é:

I. Um momento de julgamento da qualidade de um processo a que chamamos de desempenho escolar, tendo em vista melhorar os aspectos de formação integral do aluno.

II. Sempre vêem a avaliação como julgamento indispensável para alguma tomada de decisão frente ao currículo escolar a e à perspectiva de vida.

III. Não percebem a avaliação com uma questão de mero produto suscetível de uma nota quantitativa a ser atribuída às atividades de formação.

IV. Entendem que a avaliação tem por fnalidades perceber as situações processuais certas e erradas relativas a conteúdos disciplinares, mas também relativas a outros aspectos correspondentes à formação integral da pessoa.

Baseando-se no conceito de “"avaliação"” proposto pela LDB 9394/96, marque a alternativa CORRETA:

Resposta errada
a)

apenas I e II.

Resposta errada
b)

apenas I, II e III.

Resposta errada
c)

apenas II, III e IV .

Resposta correta
d)

I, II, III e IV.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.