ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 24.ª Região - Juiz do Trabalho Substituto - TRT - 24.ª Região - Mato Grosso do Sul - 2007 - Prova Objetiva Seletiva - Fase 1 - Concurso IX

Princípios Constitucionais
1 -

Dados os seguintes enunciados:

I. A interpretação constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradições entre suas normas.

II. Os órgãos encarregados da interpretação da norma constitucional não poderão chegar a uma posição que subverta, altere ou perturbe o esquema organizatório-funcional estabelecido pelo legislador constituinte originário.

III. Os bens jurídicos em conflito deverão estar coordenados e combinados de forma a evitar o sacrifício total de um (uns) em relação a outro(s).

IV. Entre as interpretações possíveis, deve ser adotada aquela que garanta maior eficácia, aplicabilidade e permanência das normas constitucionais.

V. A uma norma constitucional deve ser atribuído o sentido que maior eficácia se lhe conceda.

VI. Na resolução dos problemas jurídico-constitucionais, deverá ser dada maior primazia aos critérios favorecedores da integração política e social, bem como ao reforço da unidade política.

Relacione-os com o princípio/regra interpretativa de norma constitucional:

(A) Unidade da Constituição. 

(B) Efeito Integrador. 

(C) Máxima Efetividade ou Eficiência. 

(D) Justeza ou Conformidade Funcional. 

(E) Concordância Prática ou Harmonização. 

(F) Força Normativa da Constituição.

Assinale a alternativa CORRETA

a)

Unidade da Constituição; Efeito Integrador; Máxima Efetividade ou Eficiência; Justeza ou Conformidade Funcional; Concordância Prática ou Harmonização; Força Normativa da Constituição.

b)

Força Normativa da Constituição; Unidade da Constituição; Concordância Prática ou Harmonização; Justeza ou Conformidade Funcional; Máxima Efetividade ou Eficiência; Efeito Integrador.

c)

Unidade da Constituição; Justeza ou Conformidade Funcional; Concordância Prática ou Harmonização; Força Normativa da Constituição; Máxima Efetividade ou Eficiência; Efeito Integrador.

d)

Concordância Prática ou Harmonização; Justeza ou Conformidade Funcional; Máxima Efetividade ou Eficiência; Unidade da Constituição; Força Normativa da Constituição; Efeito Integrador.

e)

Justeza ou Conformidade Funcional; Efeito Integrador; Força Normativa da Constituição; Concordância Prática ou Harmonização; Unidade da Constituição; Máxima Efetividade ou Eficiência.

Responsabilidade Civil do Estado
2 -

Em relação à responsabilidade extracontratual do Estado, assinale a alternativa INCORRETA:

a)

Quanto aos danos que causarem a terceiros, o ordenamento constitucional prevê a responsabilidade objetiva do Estado e a responsabilidade subjetiva dos agentes estatais que atuem nessa qualidade.

b)

A partir da concepção teórica do risco administrativo, a mera ocorrência de ato lesivo causado à vítima pelo Estado acarreta o dever de indenizá-la pelo dano pessoal e/ou patrimonial sofrido, independentemente de caracterização de culpa dos agentes estatais ou de demonstração de falta do serviço público.

c)

A responsabilidade pelos danos é reconhecida independentemente da oficialidade da atividade causal e lesiva imputável a agente do Poder Público.

d)

A culpa exclusiva da vítima implica exclusão da responsabilidade do Estado.

e)

A responsabilidade civil do Estado não se confunde com as responsabilidades criminal e administrativa dos agentes públicos, por se tratar de instâncias independentes, salvo quando no juízo criminal ficar patenteada a inexistência de materialidade do delito ou a negativa de autoria, em decisão passada em julgado.

Conceito e Classificação das Constituições
3 -

Considere as referências abaixo acerca dos conceitos de Constituição:

I. Constituição no sentido lógico-jurídico.

II. Constituição no sentido jurídico-positivo.

III. Constituição como decisão política fundamental.

Faça a correlação com as referências a seguir:

(A) Significa a norma fundamental hipotética.

(B) A Constituição é dimensionada como decisão global e fundamental advinda da unidade política, e identificável pelo núcleo de matérias que lhe são próprias e inerentes.

(C) Equivale à norma positiva suprema.

Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que expressa a relação correta entre as referências acima:

a)

(I-C); (II-A); (III-B).

b)

(I-A); (II-B); (III-C).

c)

(I-A); (II-C); (III-B).

d)

(I-B); (II-C); (III-A).

e)

(I-B); (II-A); (III-C).

Direitos Sociais
4 -

Tratando dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, a Constituição Federal de 1988:

I. Elencou o salário-família como direito de todos os trabalhadores.

II. Previu o direito ao repouso semanal remunerado e ao descanso em domingos e feriados.

III. Não proibiu o trabalho da mulher em condições insalubres.

IV. Estendeu ao aposentado filiado o direito a ser votado nas organizações sindicais, pois, anteriormente, era-lhe conferido apenas o direito a voto.

V. Assegurou à categoria dos trabalhadores domésticos o direito previsto no inciso XIX do artigo 7.º, qual seja “licença-paternidade, nos termos fixados em lei”.

Considerando as proposições acima como Verdadeira (V) ou Falsa (F) assinale a alternativa CORRETA:

a)

V, F, V, F, F.

b)

F, F, V, V, V.

c)

F, F, F, F, F.

d)

F, F, V, F, F.

e)

V, V, V, V,V.

Poder Judiciário - Disposições Gerais
5 -

De acordo com a Constituição Federal, ocorrerá a promoção de Juízes de entrância para entrância, alternadamente, por antiguidade e merecimento, atendidas as seguintes normas:

I. A promoção por merecimento pressupõe dois anos de exercício na respectiva entrância e integrar o Juiz a primeira quinta parte da lista de antigüidade desta, salvo se não houver com tais requisitos quem aceite o lugar vago.

II. Aferição do merecimento conforme o desempenho e pelos critérios objetivos de produtividade e presteza no exercício da jurisdição e pela frequência e aproveitamento em cursos oficiais ou reconhecidos de aperfeiçoamento.

III. Na apuração de antigüidade, o tribunal somente poderá recusar o Juiz mais antigo pelo voto fundamentado de dois terços de seus membros, conforme procedimento próprio, e assegurada ampla defesa, repetindo-se a votação até fixar-se a indicação.

IV. Não será promovido o Juiz que, injustificadamente, retiver autos em seu poder além do prazo legal, não podendo devolvê-los ao cartório sem o devido despacho ou decisão.

RESPONDA:

a)

Apenas as proposições I e II estão corretas.

b)

Apenas as proposições III e IV estão corretas.

c)

Apenas as proposições I e IV estão corretas.

d)

Apenas as proposições II e III estão corretas.

e)

Todas as proposições estão corretas.

6 -

Assinale a alternativa INCORRETA:

a)

Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente, as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta.

b)

Pode propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

c)

O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de quinze membros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e seis anos de idade, com mandato de dois anos, admitida uma recondução.

d)

Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, originariamente, os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal.

e)

O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

Crimes
7 -

Assinale a alternativa INCORRETA:

a)

No crime de “falso testemunho ou falsa perícia”, o fato deixa de ser punível se, antes da sentença no processo em que ocorreu o ilícito, o agente se retrata ou declara a verdade.

b)

No crime de “paralisação de trabalho, seguida de violência ou perturbação da ordem”, para que se considere coletivo o abandono de trabalho é indispensável o concurso de, pelo menos, três empregados.

c)

Manter vigilância ostensiva no local de trabalho ou se apoderar de documentos ou objetos pessoais do trabalhador constitui crime de constrangimento ilegal.

d)

O querelado que, antes da sentença, se retrata cabalmente da calúnia ou da difamação, fica isento de pena.

e)

Não constitui injúria ou difamação punível a ofensa irrogada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu procurador.

Dos Crimes Contra a Organização do Trabalho
8 -

Constituem Crimes Contra a Organização do Trabalho:

I. Frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho.

II. Exercer atividade, de que está impedido por decisão administrativa.

III. Recrutar trabalhadores, mediante fraude, com o fim de levá-los de uma para outra localidade do território nacional.

IV. Aliciar trabalhadores, com o fim de levá-los para território estrangeiro.

V. Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrícola, com o intuito de impedir ou embaraçar o curso normal do trabalho, ou com o mesmo fim danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor.

a)

Apenas as proposições I, II e III estão corretas.

b)

Apenas as proposições II, III e IV estão corretas.

c)

Apenas as proposições III e IV estão incorretas.

d)

Apenas as proposições III, IV e V estão incorretas.

e)

Apenas as proposições III e V estão corretas.

Direito Internacional e Comunitário
9 -

Considere as proposições:

I. O Tratado de Roma, instituidor da Comunidade Europeia, não só prevê como estimula a livre circulação de trabalhadores, tendo em vista, entre outros, o ideal de pleno emprego.

II. Em Direito Internacional Privado os chamados “elementos de estraneidade” são aqueles que dão a uma relação – ou situação – jurídica o caráter internacional. Em relação aos elementos mais comuns que internacionalizam a relação jurídica de emprego encontram-se: a nacionalidade do empregado, a nacionalidade do empregador, o lugar da sede da empresa, o local da prestação de serviços e o foro da celebração do contrato.

III. O Direito Uniforme – assim entendida a uniformidade legislativa em algum ponto entre os diversos ordenamentos nacionais - é a confirmação da autonomia do Direito Internacional Privado e é aplicado como método de solução de conflito de leis no espaço.

IV. O ideal de um Direito Uniforme é buscado pela Organização Internacional do Trabalho em seu propósito de garantir a universalização no trato da relação entre empregados e empregadores.

RESPONDA:

a)

Apenas as proposições I e III estão incorretas.

b)

Apenas as proposições II e III estão incorretas.

c)

Apenas as proposições I e IV estão incorretas.

d)

Apenas as proposições III e IV estão incorretas.

e)

Todas as proposições estão corretas.

Liquidação de Sentença
10 -

No processo civil, a impugnação à liquidação de sentença somente poderá versar sobre:

I. Falta ou nulidade da citação, se o processo correu à revelia.

II. Inexigibilidade do título.

III. Penhora incorreta ou avaliação errônea.

IV. Ilegitimidade das partes.

V. Excesso de execução.

RESPONDA:

a)

Todas as proposições estão corretas.

b)

Apenas a proposição IV está incorreta.

c)

Apenas as proposições I e II estão corretas.

d)

Apenas as proposições I e III estão incorretas.

e)

Todas as proposições estão incorretas.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.