ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Fundação Casa - Analista Administrativo - Advogado - Vunesp - 2010 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

O futuro é um mistério

Nesta época do ano, é impossível escapar da tentação de fazer previsões. Afinal, desde a pré-história, o homem não deixa de querer conhecer o futuro e de dominá-lo. Das técnicas de adivinhação inventadas pelos povos da Antiguidade aos métodos “científicos” elaborados por técnicos, os meios de predição variam: astrologia, leitura da borra de café ou cartas, até por internet. Pouco importa. Cada época tem necessidade de sonhar com um amanhã: melhor ou pior. Oráculos, profecias, predições, utopias, todas as antecipações que os homens construíram, no decorrer da história, não se realizaram. Mas elas são reflexos de suas esperanças e crenças. (...)

Um poeta disse que, para ser profeta, bastava ser pessimista. Já na metade do século 19, havia quem escrevesse sobre um mundo futuro mecanizado, sem ideias espirituais, vivendo-se ao ritmo das crises econômicas e ameaças de guerra. Marcados pela Primeira Guerra Mundial, muitos pensadores fizeram coro ao pessimismo. Freud contestou a ideia de progresso e supôs a existência de um instinto de destruição. Não faltou quem visse nas marcas do tempo o anúncio do fim de tudo, ou uma caminhada na direção ao sofrimento, como predisse o escritor George Orwell. Boa parte desse pessimismo se enraizava na tomada de consciência de uma distância crescente entre progresso técnico e progresso moral. Para solucionar essa pendência, em 1971, o Clube de Roma reuniu uma elite de pensadores. Conclusão? O grupo anteviu que o crescimento demográfico e econômico provocaria uma catástrofe e uma crise ecológica sem precedentes, em meados do século 21.

E nós ainda acreditamos em previsões? Acho que, se os brasileiros mudaram, foi no sentido de não acreditarem mais nelas. Deixamos para trás a atitude infantil de insistir em sonhos que acabam em decepções. Ou de crer em falsas promessas. Nunca o futuro foi tão misterioso quanto neste início de século 21. Nenhuma máquina de previsão conseguiu explicar a complexidade do mundo atual, onde tudo se confunde, onde realidade e espetáculo se misturam, valores e ideologias desmoronam, tudo se desencanta. Aquecimento do planeta, desastres climáticos, aumento do nível dos oceanos, fim das florestas, fome, corrupção em toda a parte, empobrecimento dos mais pobres, enriquecimento dos mais ricos, enfim, a lista é longa. A resposta, talvez, esteja em fugir das previsões de futuro e jogar no presente. Vivê-lo com delicadeza e investir nos pequenos prazeres. Fórmula excelente para enfrentarmos o apocalipse, como querem muitos. Ou o paraíso, como esperam outros.

(Mary Del Priore, O Estado de S.Paulo, 03.01.2010. Adaptado)

1 -

Sobre as previsões, é correto afirmar que a autora, no primeiro parágrafo,

a)

reconhece a eficácia que elas têm, já que se constituíram em um método seguro de aprender com o passado para prever o futuro.

b)

admite que elas são perigosas, já que, a partir delas, as pessoas traçam planos para conduzir a vida.

c)

confere-lhes legitimidade científica, pois elas vêm se pautando por critérios comprovados pelas ciências em geral.

d)

discorda da maneira como são praticadas hoje, cada vez mais distanciadas dos modelos concebidos na Antiguidade.

e)

aceita a validade delas para nutrir as aspirações humanas, apesar de não se realizarem concretamente.

2 -

Assinale a alternativa correta quanto às relações que podem ser estabelecidas entre Freud, George Orwell e o Clube de Roma.

a)

As conclusões do Clube de Roma contrapõem-se às expectativas pessimistas de Freud e de George Orwell.

b)

George Orwell e Freud previram, como o Clube de Roma, que o século 21 teria um progresso inimaginável, apesar de toda a crise ecológica que se deflagraria.

c)

As previsões de George Orwell caminham na direção contrária às previsões otimistas do Clube de Roma sobre o século 21.

d)

As previsões do Clube de Roma confirmam a negatividade contida nas posições de Freud e de George Orwell

e)

O instinto de destruição e o sofrimento, previstos, respectivamente, por Freud e Orwell, foram negados pelo Clube de Roma.

3 -

De acordo com o texto, pode-se afirmar que os brasileiros:

a)

deixam-se guiar pelas previsões, quanto à melhor maneira de conduzir a vida.

b)

analisam com prudência as profecias, mas acabam se influenciando por elas.

c)

assumem uma atitude cética diante de crenças desprovidas de realismo.

d)

mantêm-se arraigados a sólidas convicções quanto aos mistérios do futuro.

e)

continuam à mercê das previsões, mas previnem-se contra possíveis decepções.

Compreensão e Interpretação de Textos
4 -

Assinale a alternativa em que se estabelece entre as ideias da frase uma relação de causa e consequência, de acordo com o texto.

a)

Profecias e predições expressas pelos homens acabaram não se realizando.

b)

A distância entre progresso técnico e progresso moral levou os homens ao pessimismo.

c)

A complexidade do mundo atual está além de qualquer máquina de previsão.

d)

Investir em previsões é a fórmula ideal para escapar do apocalipse.

e)

A crença em sonhos e previsões é a garantia contra o pessimismo.

Interpretação de Textos
5 -

A respeito do texto, pode-se concluir que:

a)

para enfrentar as incertezas do futuro, os desequilíbrios provocados pelo clima e pela desigualdade entre pobres e ricos, a solução é dedicar-se aos momentos presentes de forma suave e prazerosa.

b)

ninguém conseguiu até hoje decifrar o futuro, no entanto, o século 21, ao mesmo tempo misterioso e complexo, acena com possibilidades de se reverter, pela primeira vez, essa situação.

c)

a descrença cada vez maior em previsões e em profecias que nunca se cumpriram é a garantia de que se pode delinear, com clareza, um futuro mais promissor e menos misterioso.

d)

o investimento nos pequenos prazeres do presente pode seduzir as pessoas, mas não se configura como uma fórmula ideal para o enfrentamento dos problemas que o mundo hoje apresenta.

e)

o progresso técnico, acompanhado do progresso moral, constitui-se numa síntese perfeita, capaz de solucionar os enigmas que sempre vêm rondando, em especial, os mistérios do século 21.

Flexão Nominal e Verbal
6 -

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as frases:

Se George Orwell predissesse, eu também ______________. Uma catástrofe ____________ foi pelo Clube de Roma. Quando os pensadores fizerem coro ao pessimismo, nós também ____________.

a)

prediria - …antevista -… faremos

b)

predizia -… antevinda -… faremos

c)

predizeria …- antevida -… fazeremos

d)

prediria -… antevista …- fazeremos

e)

predizeria -… antevinda -… fazemos

Reescritura de texto
7 -

As frases - ... é impossível escapar da tentação de fazer previsões./ ... vivendo-se ao ritmo das crises econômicas.../ ... pensadores fizeram coro ao pessimismo. - estão corretamente reescritas em:

a)

... é impossível furtar-se a tentação de fazer previsões./ ... vivendo-se à mercê das crises econômicas.../ ...pensadores fizeram coro a infelicidade.

b)

... é impossível furtar-se à tentação de fazer previsões./ ... vivendo-se à mercê das crises econômicas.../ ...pensadores fizeram coro à infelicidade.

c)

... é impossível furtar-se a tentação de fazer previsões./ ... vivendo-se a mercê das crises econômicas.../ ... pensadores fizeram coro a infelicidade.

d)

... é impossível furtar-se à tentação de fazer previsões./ ... vivendo-se à mercê das crises econômicas.../ ... pensadores fizeram coro a infelicidade.

e)

... é impossível furtar-se a tentação de fazer previsões./ ... vivendo-se à mercê das crises econômicas.../ ... pensadores fizeram coro à infelicidade.

Pontuação
8 -

Assinale a alternativa em que um dos asteriscos da frase deve ser substituído por dois pontos.

a)

No passado* Freud sentenciou* não pode haver progresso com um instinto de destruição.

b)

Os pensadores * em Roma* previram uma catástrofe e uma crise ecológica.

c)

Um amanhã * melhor ou pior* sempre é sonhado em cada época.

d)

Valores * ideologia * tudo se desmorona.

e)

Nós * brasileiros* ainda vamos acreditar em previsões?

Compreensão e Interpretação de Textos
9 -

Assinale a alternativa em que a conjunção "ou" pode ser substituída pela conjunção "e", como no trecho - Acho que, se os brasileiros mudaram, foi no sentido de não acreditarem mais nelas. Deixamos para trás a atitude infantil de insistir em sonhos que acabam em decepções. Ou de crer em falsas promessas.

a)

A partir de agora, as pessoas têm de escolher: a incerteza das previsões ou a segurança da ciência.

b)

Progresso técnico ou progresso moral? Eis o dilema do homem do século 21.

c)

O pessimismo já havia sido delineado pelo instinto de destruição com Freud ou pelo caminho do sofrimento com Orwell.

d)

Diante dos mistérios do século 21, as pessoas se dividiram: o apocalipse ou o paraíso.

e)

Há duas opções a serem oferecidas às pessoas: projetar-se para o futuro ou concentrar-se no presente.

Reescritura de texto
10 -

Assinale a alternativa que reescreve, corretamente, quanto ao sentido, as frases - ... o homem não deixa de querer conhecer o futuro.../ Cada época tem necessidade de sonhar com um amanhã.../ Deixamos para trás a atitude infantil...

a)

... o homem abre mão de conhecer o futuro.../ Cada época necessita sonhar com um amanhã.../ Desprezamos a atitude infantil...

b)

... o homem impõe-se conhecer o futuro... / Cada época busca sonhar com um amanhã... / Enfatizamos a atitude infantil...

c)

... o homem privilegia conhecer o futuro... / Cada época ignora a necessidade de sonhar com um amanhã... / Prescindimos da atitude infantil...

d)

... o homem não vislumbra querer conhecer o futuro.../ Cada época perde de vista sonhar com um amanhã.../ Relegamos a atitude infantil...

e)

... o homem almeja conhecer o futuro.../ Cada época precisa sonhar com um amanhã.../ Descartamos a atitude infantil...

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.