ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 2.ª Região - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 2.ª Região - São Paulo - 2006 - Prova Objetiva Seletiva - Fase 1 - XXXII Concurso

Sociedades Empresárias
1 -

As sociedades por ações são um tipo de sociedade empresarial, regulada pela Lei 6404/76, possuindo o capital dividido em frações. Considerando as disposições legais acerca de tais tipos societários, assinale a alternativa correta:

a)

Em razão do princípio Constitucional da livre iniciativa (art. 170, CF) o Governo está impedido de exercer qualquer tipo de fiscalização sobre tais sociedades, sendo função da CVM – Comissão de Valores Mobiliários tão somente agenciar as transações que são realizadas em bolsa de valores.

b)

Somente podem ser constituídas sociedades anônimas de capital aberto, sendo vedado o tipo “capital fechado".

c)

Os diretores das sociedades por ações podem ser estrangeiros ou nacionais, com residência dentro ou fora do País, mas os Conselheiros devem, necessariamente, residir dentro do País.

d)

Admite-se que a sociedade anônima tenha por objeto social a participação em outra sociedade, sendo possível que isso seja cumprido mesmo que não conste em seus estatutos e desde que sirva para receber incentivos fiscais ou realizar seu objeto social.

e)

A responsabilidade direta ou decorrente de desconsideração da pessoa jurídica nas sociedades por ações será imputada aos membros do conselho fiscal e assembléia. Pois a eles cabe a decisão sobre os destinos da companhia e não aos diretores. Que apenas cumprem o que eles decidem.

Contratos Mercantis
2 -

Concernente aos contratos mercantis, pode-se afirmar que:

a)

É lícito que negociem a compra e venda mercantil pessoas que não sejam empresárias, pois o que caracteriza este tipo contratual é circulação de mercadorias, e não os sujeitos do contrato.

b)

Os contratos de concessão mercantil são de colaboração, caracterizando-se pela existência de sujeitos empresários em seus dois pólos, comprometendo-se um a comercializar produtos do outro a fim de se formar um mercado de consumo daquelas mercadorias.

c)

O contrato de representação comercial caracteriza-se em razão da condição pessoal do representante, pois somente pessoas físicas podem firmá-lo, o que faz com que seja figura muito próxima do contrato de emprego.

d)

O contrato de leasing pode ser firmado por prazo determinado ou não, sendo vedado que seja prorrogado caso não seja firmado com determinação de prazo.

e)

São características do contrato de factoring ser bilateral, consensual, comutativo, bancário atípico, podendo ser ou não oneroso.

Código de Defesa do Consumidor
3 -

Analise as proposições abaixo:

I - As agências bancárias são entidades fornecedoras, aplicando-se a elas as regras constantes no Código de Defesa do Consumidor concernentes às relações que firmam com seus clientes;

II – A defesa do consumidor é princípio limitador da livre iniciativa assegurado pela Constituição Federal, e trazida, também neste diploma, como direito fundamental;

III – Não se pode limitar o princípio da livre iniciativa, mesmo que se trate de defesa do consumidor, pois é ele Constitucional (art. 170);

IV – A técnica utilizada pelo legislador no Código de Defesa do Consumidor serve para atingir toda a cadeia de fornecedores, impondo-lhes solidariedade na cadeia de fornecimento de serviços e produtos.

Pode-se afirmar que:

a)

Todas as proposições estão corretas;

b)

Apenas as proposições IV, III e II estão corretas;

c)

Apenas a alternativa IV e I estão correta;

d)

São corretas as proposições I, II e IV;

e)

São corretas as proposições I, III e IV.

Ações Coletivas
4 -

Concernente aos interesses e direitos metaindividuais, é incorreto afirmar:

a)

A decisão proferida em ação coletiva não prejudica ou beneficia a ação individual, ou seja, o sujeito individualmente considerado.

b)

O resultado da ação coletiva beneficia todos aqueles que estão ligados entre si por uma mesma circunstância de fato nas ações que tratem de direitos difusos, desde que o resultado seja positivo.

c)

O resultado negativo de uma ação coletiva que tenha por objeto direitos coletivos ou individuais homogêneos fará coisa julgada erga omnes impedindo a propositura da ação por todos aqueles que possam ser atingidos pela decisão.

d)

A improcedência da ação por insuficiência de provas impede o trânsito em julgado, possibilitando a renovação da ação.

e)

Não há litispendência entre ações coletivas e individuais propostas, mas o autor da individual somente se aproveitará do resultado daquela outra se requerer a suspensão da ação que instaurou no prazo de trinta dias contados do ajuizamento da ação coletiva.

5 -

Quanto à legitimidade para as ações coletivas é correto afirmar que:

a)

Em se tratando de interesses individuais homogêneos, há legitimidade extraordinária.

b)

O sindicato não tem legitimidade para defender interesses metaindividuais.

c)

Apenas o Ministério Público tem legitimidade para defesa de interesses e direitos metaindividuais.

d)

As centrais sindicais, por não gozarem de reconhecimento na nossa legislação, não possuem legitimidade para fazerem a defesa de interesses e direitos metaindividuais.

e)

Legitimidade para a causa e para o processo se confundem em matéria de ações coletivas.

Serviços Públicos
6 -

Com relação aos servidores públicos é correto afirmar que:

a)

Os empregados públicos são servidores e estão sujeitos a um regime jurídico híbrido, aplicando-se-lhes normas de direito privado e público.

b)

Os servidores militares estão sujeitos ao mesmo regime jurídico afetos aos servidores públicos, o que lhes permite prestar atividades de segurança particular desde que isso não coincida com o horário que deverá estar à disposição do Estado.

c)

Todo servidor público tem direito à aposentadoria e, se esta ocorrer por invalidez fará jus a proventos integrais desde que conte com vinte anos de prestação de serviços a administração direta.

d)

Os servidores públicos têm assegurado o direito de greve e, por seresta regra auto aplicável, independe de regulamentação para que possa ser deflagrado o movimento.

e)

Funcionário público em estágio probatório, pode ser exonerado sem que se instaure o inquérito administrativo respectivo, sendo tal requisito imprescindível aos que já cumpriram o referido estágio.

Atos Administrativos
7 -

Com relação aos atos administrativos, assinale à proposição correta:

a)

O empregado público contratado sem concurso público pratica ato válido pois, não obstante ocupe o cargo sem observar as disposições legais, não se pode dizer que o ato praticado não tenha ingressado no mundo jurídico e seja, por isso, inexistente – teoria da aparência.

b)

Não se pode dizer que o empregado de fato exerça a função de uma investidura aparente, de modo que os atos que pratica serão ou não existentes, dependendo do resultado.

c)

Em razão do poder discricionário, a Administração pode praticar atos sem observar a forma prevista em lei, pois a finalidade justifica todo o resultado.

d)

Não se deve considerar para a análise sobre a validade do ato, os motivos que levaram o agente a tomar certa decisão. Pois a Administração Pública não pode se valer destes expedientes para realizar negócios jurídicos em geral.

e)

Não é possível se concluir sobre a existência ou não de vício pela motivação do ato.

Responsabilidade Civil do Estado
8 -

Antonio, servidor público, motorista da Prefeitura de São Paulo, ao dirigir alcoolizado o carro oficial em serviço, atropela um João da Silva que estava atravessando a faixa de pedestres de uma pacata rua em um bairro residencial. Considerando a situação hipotética e as normas relativas a responsabilidade civil, aponte o enunciado correto.

a)

A vítima deve ingressar com ação contra Antonio, pois o mesmo não é servidor público concursado e, isso exime a administração pública de qualquer responsabilidade.

b)

Há aplicação da teoria do risco integral na hipótese tratada.

c)

A vítima pode ingressar com a ação contra a pessoa jurídica independente do regime de contratação de Antonio, mas, em havendo sucumbência, a administração pública não poderá voltar-se regressivamente contra Antonio.

d)

Aplicando-se à situação hipotética a teoria do risco administrativo, há que se considerar certas hipóteses que, mesmo em razão da responsabilização objetiva, o Estado não será passível de condenação.

e)

O fato de não ser Antonio funcionário público regularmente contratado e submetido ao regime próprio emotivo que pode interferir na análise da responsabilidade do Estado, ainda que tenha havido a contratação por necessidade de serviço e urgência.

9 -

Considere que o Estado de São Paulo tenha concedido autorização para a implantação de uma fábrica. O funcionário do órgão ambiental do Estado age com toda perícia e prudência exigidas, estabelecendo padrões e limites para a emissão da ordem, segundo os conhecimentos atuais da ciência. Não obstante todo a diligência dispensada as emanações da fábrica vêm a causar danos em algumas plantações de frutas da região em razão de um vazamento de óleo, atingindo trabalhadores daquela localidade que estavam no exercício de suas funções. É correto afirmar que:

a)

O Estado não tem qualquer responsabilidade pelo dano ambiental, pois todas as cautelas foram tomadas e estudos foram realizados, não existindo ausência de fiscalização do agente estatal.

b)

O Estado é corresponsável pelo dano provocado pela atuação não culposa do seu agente. Não obstante o ato administrativo de autorização de funcionamento seja legal, cabe a responsabilidade objetiva do Estado pois houve um dano especial que atingiu determinados indivíduos pertencentes a uma coletividade.

c)

O poluidor deve responder pessoalmente, pois agiu no seu interesse particular de lucro e isso isenta o Estado de qualquer responsabilidade.

d)

Os trabalhadores que estavam na colheita somente poderão se ver indenizados pelo seu empregador, pois a fábrica e o Estado são pessoas estranhas à sua relação contratual.

e)

A responsabilidade pelo dano ambiental do Estado está adstrita ao meio ambiente natural, excluindo-se, em todas as outras situações sua obrigação de indenizar.

Execução
10 -

Analise as proposições que abaixo seguem, sobre o pedido:

I - A Lei 11232/05 previu o término da execução por título judicial, de modo que a ação de execução passou a ser mera fase do processo de conhecimento.

II – O cumprimento das sentenças das obrigações para entrega da coisa, de dar ou fazer deve ser realizada da forma prescrita para a concessão de tutelas específicas.

III – Admite-se que o juiz, ao analisar a inicial em que se pede tutela antecipada, entenda que se trate de medida cautelar e determine a concessão da tutela cautelar, sem que Isso possa ferir o princípio da imparcialidade.

IV – É defeso, na liquidação de sentença, discutir de novo a lide ou modificar a sentença que a julgou.

a)

Todas as proposições estão erradas.

b)

Estão corretas as proposições de número I, II e III.

c)

Não estão corretas as proposições de número IV e II.

d)

Todas as proposições estão corretas.

e)

Apenas a proposição IV está correta.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.