ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Secretaria de Estado da Saúde - Distrito Federal - Médico - Clínica Médica - Cardiologia - CESPE - UnB - 2010 - Prova Objetiva

Medicina

Aspectos Clínico-Laboratoriais

Um paciente com 18 anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, há 10 dias, vem apresentando anorexia, naúseas, vômitos e febre baixa. Há 5 dias, ele passou a apresentar desconforto abdominal no quadrante superior direito e notou que suas conjuntivas estavam amarelas. Informou ser usuário de drogas injetáveis e negou outras doenças crônicas e infecciosas. O exame físico mostrou mucosas ictéricas e discreta hepatomegalia. Os exames laboratoriais evidenciaram hemograma sem alterações, elevação das transaminases, das bilirrubinas e da fosfatase alcalina. Sorologia para HIV foi negativa. Os resultados dos exames sorológicos realizados estão apresentados na tabela.

Com base nas informações e nos aspectos clínico-laboratoriais descritos, julgue o(s) item(ns) a seguir:

1 -

A principal hipótese diagnóstica é de hepatite viral aguda.

Certa.
Errada.
2 -

A constatação do antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg) indica que esse vírus é o principal agente etiológico nesse caso.

Certa.
Errada.
3 -

As evidências atuais indicam que o uso de imunoglobulina anti-hepatite B é útil, tem efeito protetor e pode atenuar a gravidade dos sintomas. Por isso, seu uso é recomendado no paciente em questão.

Certa.
Errada.
4 -

A associação de corticoide com interferon-alfa peguilado (peguinterferon) deve ser utilizada no tratamento do paciente em apreço, por seu benefício tanto na depuração do agente etiológico quanto na regressão da doença.

Certa.
Errada.
5 -

O paciente em questão apresenta duas características (gênero masculino e usuário de drogas injetáveis) associadas a mau prognóstico.

Certa.
Errada.
6 -

Considerando que a maioria dos pacientes que confirmam esse diagnóstico clínico-etiológico desenvolve a forma crônica da doença, é correto inferir que o paciente considerado está sob elevado risco de assim evoluir.

Certa.
Errada.
7 -

Acerca da difilobotríase — infecção causada por um parasita encontrado em peixes —, julgue o(s) item(ns) que se segue(m):

O agente etiológico dessa parasitose pertence ao grupo dos cestódios intestinais (tênias).

Certa.
Errada.
8 -

Acerca da difilobotríase — infecção causada por um parasita encontrado em peixes —, julgue o(s) item(ns) que se segue(m):

Os peixes de água doce anádromos (como o salmão, que migra da água salgada para a água doce para procriar) são os hospedeiros definitivos no ciclo vital do agente etiológico.

Certa.
Errada.
9 -

O diagnóstico dessa doença é feito por meio do exame parasitológico de fezes, no qual podem ser encontrados ovos operculados característicos.

Certa.
Errada.
10 -

Para essa parasitose intestinal, o tratamento de primeira linha é feito com uso de secnidazol.

Certa.
Errada.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.