ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) - Técnico Administrativo em Educação - UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) - 2018

Língua Portuguesa
1 -

Todos os trechos transcritos abaixo foram escritos em conformidade com as determinações da gramática normativa da língua portuguesa referentes à regência verbal, exceto:

a) “[...] por causa da pressão que você sentia [...].”
b) “[...] o que ele estava falando [...].”
c) “[...] estão expressando constantemente o que você gosta e desgosta [...].”
d) “[...] o que tem a dizer é importante.”
2 -

Em “Como está atrasado para uma reunião agendada", a conjunção “como" foi utilizada para introduzir uma oração que exprime:

a) consequência.
b) conformidade.
c) comparação.
d) causa.
3 -


Na primeira frase do texto, observa-se:

a) a construção de um período composto.
b) o emprego de uma locução verbal.
c) a presença de vários adjetivos.
d) a ausência de preposições.
4 -

Qual das afirmações apresentadas abaixo está correta?

a) O desânimo de Jon é evidenciado no último quadrinho por meio da linguagem não verbal.
b) No segundo quadrinho, a linguagem não verbal apenas reitera as informações apresentadas por meio da linguagem verbal.
c) No último quadrinho, Jon emprega um verbo na terceira pessoa do singular do modo imperativo para dirigir-se diretamente a Garfield.
d) No último quadrinho, há uma palavra que não está acentuada de acordo com as determinações da gramática normativa da língua portuguesa.
5 -

GPS é uma sigla, que:

a) foi empregada com sentido conotativo tanto no título quanto no primeiro parágrafo do texto.
b) foi empregada com sentido denotativo tanto no título quanto no primeiro parágrafo do texto.
c) foi empregada com sentido conotativo no título e com sentido denotativo no primeiro parágrafo do texto.
d) foi empregada com sentido denotativo no título e com sentido conotativo no primeiro parágrafo do texto.
6 -


Qual das afirmações apresentadas abaixo está correta?

a) Segundo o texto, os adolescentes precisam dormir mais do que as pessoas de qualquer outra faixa etária.
b) De acordo com o texto, menos de cinco milhões de adolescentes brasileiros dormem a quantidade necessária.
c) O texto evidencia que não há relação entre o número de horas que os adolescentes dormem por dia e o desempenho deles nas matérias da área de humanas.
d) De acordo com o estudo publicado pelo Centro de Controle de Doenças que foi citado no texto, apenas trinta por cento dos adolescentes americanos dormem oito horas ou mais por dia.
Direito Administrativo
7 -

Analise as seguintes afirmações relativas à Lei de Licitações e Contratos:

I. Os tipos de licitação constantes do rol do artigo 45 da Lei Federal nº 8.666/1993 podem ser utilizados para todas as modalidades de licitação, exceto para a modalidade concurso.

II. O leilão é um tipo de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens sem utilidade para a Administração.

III. O maior lance ou oferta é um tipo de licitação.

Está(ão) correta(s):

a) apenas as afirmações I e III.
b) apenas a afirmação III.
c) apenas a afirmação II.
d) apenas a afirmação I.
8 -

Caio participou de um concurso para provimento de cargo público federal e foi aprovado. Após sua nomeação:

a)

Caio terá o prazo de 45 (quarenta e cinco) dias contados da data de publicação do ato de provimento para tomar posse, que inclusive poderá ser feita mediante procuração, e o ato tornar-se-á sem efeito caso a posse não ocorra no prazo legal.

b)

Caio terá o prazo de 30 (trinta) dias contados da data de publicação do ato de provimento para tomar posse, que inclusive, poderá ser feita mediante procuração, e o ato tornar-se-á sem efeito caso a posse não ocorra no prazo legal.

c)

Caio terá o prazo de 30 (trinta) dias contados da data de publicação do ato de provimento para tomar posse, devendo isso, obrigatoriamente, ser feito pessoalmente, e o ato tornar-se-á sem efeito caso a posse não ocorra no prazo legal.

d)

Caio terá o prazo de 45 (quarenta e cinco) dias contados da data de publicação do ato de provimento para tomar posse, que inclusive pode ser feita mediante procuração, sendo o servidor exonerado do cargo caso a posse não ocorra no prazo legal.

9 -

A Lei n° 10.520, de 17 de julho de 2002, institui a modalidade de licitação denominada pregão para aquisição de bens e serviços comuns. De acordo com essa lei, bens e serviços comuns são aqueles:

a)

cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo pregoeiro, por meio de especificações usuais no varejo.

b)

cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pela autoridade competente, por meio de especificações usuais no atacado.

c)

cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

d)

cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo licitante, por meio de especificações usuais no comércio municipal.

10 -

Analise as seguintes afirmações:

I. Dentre os deveres dos servidores públicos civis está o de sempre cumprir as ordens de seus superiores, e o não cumprimento desse dever constitui falta administrativa que pode resultar em advertência por escrito.

II. A pena de censura é aplicada ao servidor público pela Comissão de Ética, e sua fundamentação constará do parecer, que será assinado por todos os integrantes, com ciência do faltoso.

III. Considera-se plano de carreira a posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado.

IV. O princípio da publicidade, expresso no texto constitucional, constitui requisito de eficácia e validade de qualquer ato administrativo e poderá ser relativizado em casos específicos, como em situações de segurança nacional.

Quais das afirmações apresentadas acima estão corretas?

a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) III e IV.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.