ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará) - Professor - Informática - FADESP (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa) - 2018

Língua Portuguesa
1 -

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

De acordo com o texto, o equilíbrio no uso das mídias digitais pelos adolescentes depende

a) do sono regular.
b) da prática de esportes.
c) do poder de concentração.
d) da saúde mental.
e) do exemplo dos pais.
2 -

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

Sem alterar o sentido do enunciado, em Uma pesquisa da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, indica que a overdose de Twitter, Instagram e Snapchat, entre outras, patrocina uma vida sedentária (linhas 3 e 4), a forma verbal patrocina poderia ser substituída por

a)

influencia.

b)

favorece.

c)

permite.

d)

implica.

e)

financia.

3 -

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

A regência verbal culta NÃO foi observada em

a)

No futuro, o preço a pagar será alto: obesidade, diabete e doenças cardiovasculares", avisa a psicóloga e coordenadora do trabalho Wendy Cousins. (linhas 8 e 9)

b)

Para chegar a tal conclusão, a equipe do médico Brian Primack monitorou a vida digital de 1.800 internautas, entre homens e mulheres de 19 a 32 anos. (linhas 13 e 14)

c)

Em média, os voluntários gastavam 61 minutos por dia e acessavam as redes 30 vezes por semana. (linhas 15 e 16)

d)

A investigação descobriu que um em cada cinco acorda durante a noite para checar e responder mensagens. (linhas 23 a 25)

e)

Mas ressalva que as crianças tendem a seguir o modelo que têm em casa. (linhas 32 e 33)

4 -

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

Contém expressão própria da linguagem informal o trecho

a)

Se você está boa parte do dia nas mídias sociais, pode ter certeza de que outras atividades serão negligenciadas. No futuro, o preço a pagar será alto: obesidade, diabete e doenças cardiovasculares". (linhas 6 a 8)

b)

Quanto mais tempo ficamos conectados, maior o risco de desenvolver sintomas de depressão, constata um experimento da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. (linhas 11 e 12)

c)

Quando a moderação sai de cena e as plataformas digitais são mal usadas, a vida escolar (e, mais tarde, a profissional) paga o pato. (linhas 21 e 22)

d)

No dia seguinte, adeus foco e atenção à lousa e aos livros. (linha 25)

e)

Na dúvida, recomendo aos pais que, na hora de dormir, retirem tablets e smartphones do quarto dos filhos", diz a educadora Sally Power, da Universidade de Cardiff, no País de Gales. (linhas 27 a 29)

5 -

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

O referente do elemento coesivo grifado NÃO está corretamente indicado em

a)

Uma pesquisa da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, indica que a overdose de Twitter, Instagram e Snapchat, entre outras, patrocina uma vida sedentária. (linhas 3 e 4) → mídias sociais

b)

Ainda não sabemos se os adolescentes acessam as redes sociais porque estão sem sono ou se perdem o sono por causa delas. (linhas 25 a 27) → redes sociais

c)

Na dúvida, recomendo aos pais que, na hora de dormir, retirem tablets e smartphones de seus quartos" (linhas 27 e 28) → adolescentes

d)

A psicóloga Ana Luiza Mano, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, explica que não existe idade ideal para os pais comprarem celular para os filhos ou liberarem seu acesso a algumas redes. (linhas 30 a 32) → pais

e)

Cabe aos pais orientá-las sobre a melhor maneira e a frequência certa de utilização das mídias sociais", propõe. (linhas 33 e 34) → crianças

Direito Administrativo
6 -

Segundo o regime jurídico dos servidores públicos civil da União, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, ao entrar em exercício, ficará sujeito a estágio probatório, quando será observado, entre outros, o seguinte fator:

a) Temperança.
b) Comunicabilidade.
c) Capacidade de iniciativa.
d) Resiliência.
e) Presteza.
Ética na Administração Pública
7 -

Uma das regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal é a de que

a) a moralidade da Administração Pública está limitada à grave distinção entre o bem e o mal, junto à ideia de que o fim é sempre a política pública consolidada.
b) exige-se, como contrapartida ao fato de que a remuneração do servidor público é custeada pelos recursos advindos de seu trabalho, que a moralidade administrativa esteja aquém de um mero fator de legalidade.
c) a função pública, tida como exercício profissional, não deve estar integrada à vida particular do servidor público, assim como os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia.
d) o atraso na prestação do serviço não caracteriza atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas decorrência de dano institucional que reflete sobre os usuários.
e) o trabalho desenvolvido pelo servidor público junto à comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.
Legislação Federal
8 -

De acordo com a Lei nº 12.772/2012, além de outros fatores, a avaliação especial de desempenho do docente em estágio probatório nas Instituições Federais de Ensino deverá considerar a(o)

a) adaptação do professor ao trabalho, verificada por meio de provas teóricas e práticas.
b) avaliação pelos discentes, conforme normatização própria da instituição.
c) cumprimento de horário dentro e fora da repartição para a qual foi designado.
d) análise dos relatórios de atividades durante período de licenças e férias.
e) desempenho em programas de avaliação de forma física e de saúde funcional.
9 -

De acordo com a Lei nº 11.892/2008, uma das finalidades dos Institutos Federais é

a) promover a horizontalização da educação básica com a educação profissional e a educação superior, otimizando exclusivamente a infraestrutura física e os quadros de pessoal.
b) orientar sua formação em benefício do fortalecimento dos arranjos produtivos, com perspectiva prioritária de lucro para empresas e cooperativas locais.
c) constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de matemática e língua portuguesa, em particular.
d) desenvolver programas de pesquisa pura e aplicada, de extensão e de divulgação científica e tecnológica, além de serviços remunerados.
e) promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.
10 -

Com base no Decreto nº 5.626/2005, para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso à comunicação, à informação e a outras atividades, as instituições federais de ensino devem promover formação de professores para o (a)

a) ensino, a pesquisa e a extensão referentes ao uso da Libras.
b) tradução e interpretação de Libras-Língua Portuguesa.
c) ensino da Língua Inglesa como segunda língua para pessoas surdas.
d) elaboração de projetos de assistência para estudantes surdos.
e) mestrado em educação tecnológica para pessoas surdas.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.