ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Seara - SC (Prefeitura Municipal de Seara) - Nutricionista - AMAUC (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

O texto abaixo é um fragmento de entrevista feita a Vinicius de Moraes em 1979 e servirá para responder a próxima questão


1 -

"A publicação de antologia dos meus poemas pela Aguilar (editora) foi um dos partos mais difíceis e demorados que já houve, tudo por despreocupação minha." O significado para vocábulo antologia, em destaque, está em:

a) É o estudo cronológico de uma de obra literária de um determinado escritor.
b) É a negação da qualidade literária de produções de autores ilustres.
c) É o descaso do autor com sua própria produção literária.
d) É a obra em que se tratam muitos ramos da atividade e do saber humano.
e) É uma compilação de textos, acompanhados ou não de notas e observações. Normalmente eles são escolhidos conforme certas normas de avaliação e personificam uma determinada vertente literária ou a obra completa de um escritor.
2 -

O vocábulo imodéstia pode ter como sinônimos: orgulho, vaidade, arrogância, etc. Algumas palavras, na língua portuguesa, ganham o sentido de negação ou ausência pelo acréscimo do prefixo ―i‖. Assinale a única palavra que não possui sentido de negação/ ausência pelo acréscimo de prefixo:

a) apimentado
b) desdentado
c) infeliz
d) acéfalo
e) desleal
3 -

"E, sobretudo, haver a realização, ou pelo menos um arremedo de realização, de uma organização social mais justa, com uma melhor distribuição da riqueza..." A palavra que não pode substituir o vocábulo em destaque observando o sentido proposto encontra-se em:

a) maiormente
b) especialmente
c) mormente
d) extremamente
e) principalmente
4 -

Observe: “Fui me confessar ao mar. O que ele disse? Nada." - Lygia Fagundes Telles - A figura ou vício de linguagem observada na construção acima pode ser classificado como:

a) pleonasmo
b) ambiguidade
c) catacrese
d) metáfora
e) onomatopeia
Matemática
5 -

As placas dos automóveis no Brasil são compostas de 3 letras do nosso alfabeto e quatro algarismos, nessa ordem. O número de placas que podem ser formadas com as letras A, Z e E, cujos dois primeiros algarismos são 1 e 0, nessa ordem é:

a) 3.000
b) 2.700
c) 2.430
d) 448
e) 1.728
6 -

Uma agência de automóveis está vendendo um veículo à vista por R$ 49.600,00. Se um cliente fizer a compra com financiamento, a entrada deverá ser de 40% do valor inicial do veículo e mais 36 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.273,07 correspondentes ao restante do valor. Nessas condições a taxa mensal de juros simples utilizada no financiamento é de:

a) 2,75%
b) 2%
c) 2,25%
d) 1,5%
e) 2,5%
7 -

As raízes da equação x 2 - 8x + 7 + 0 são o primeiro e segundo termos de uma sequência aritmética crescente. A razão dessa sequência é:

a)

7

b)

6

c)

8

d)

5

e)

9

8 -

No início da manhã quando um posto de combustíveis abriu as portas para os trabalhos, um tanque possuía 7,8 m 3 de gasolina. No final do dia, quando foram lacradas as bombas que retiram gasolina deste tanque, percebeu-se que estas registravam um total de 4.500 litros de gasolina retirados (pelos abastecimentos ao longo do dia), logo restaram no tanque: (em cm3):

a)

2,8 milhões de cm3

b)

3,1 milhões de cm3

c)

3,3 milhões de cm3

d)

3,8 milhões de cm3

e)

4,3 milhões de cm3

9 -

A tabela abaixo apresenta dados coletados nas inscrições dos candidatos de um concurso, de acordo com a idade de cada um.

Se escolhermos aleatoriamente apenas um desses candidatos, a probabilidade de ele ter 21 ou 22 anos é:

a) 25%
b) 20%
c) 23%
d) 16,7%
e) 12%
História e Geografia de Estados e Municípios
10 -

Santa Catarina está no topo do ranking de desenvolvimento humano e econômico. A qualidade de vida do estado é uma das maiores do país e o índice de expectativa de vida é superior à média nacional. Além disso, Santa Catarina tem a melhor distribuição de renda entre todos os estados brasileiros e os menores índices de pobreza, analfabetismo e violência. Nas últimas três décadas, a economia catarinense cresceu 340% e hoje o estado possui o 4° maior PIB per capita do Brasil. Segundo as estimativas do IBGE, com dados divulgados em julho do corrente ano, expectativa de vida a nível nacional e do estado de Santa Catarina, respectivamente está apresentada em:


Fonte: http://turismo.sc.gov.br/o-estado/ e https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/santa-catarina-tem-a-maior-expectativa-de-vida-ate-2060-segundo-ibge

a) 75 e 80 anos
b) 64, 2 e 75 anos
c) 81 e 83,7 anos
d) 76,2 e 79,6 anos
e) 72 e 73,2 anos

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.