ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Mampituba - RS (Prefeitura Municipal de Mampituba) - Assistente Social - FUNDATEC (Fundação Universidade-Empresa de Tecnologia e Ciências) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

1 -

Analise as assertivas a seguir, considerando o exposto no texto: I. O assunto principal do texto é a presença inexorável do processo decisório mesmo em pequenas decisões cotidianas. II. O texto utiliza uma passagem narrativa como forma de fundamentar um texto biográfico acerca da vida e das descobertas de vários pesquisadores. III. De acordo com a leitura, pode-se inferir que Ana e a autora são amigas, uma vez que são ambas mulheres e compartilham rotinas semelhantes. Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.
2 -

Observando as contribuições de várias áreas do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Nosso cérebro é imensamente ativo e não nos damos conta desses processos por serem subconscientes. Tal afirmação provém do campo da neurociência.
b) Nossas percepções resultam de nossa forma de ver o mundo. Tal afirmação provém do campo da filosofia.
c) No processo de tomada de decisão, nossa mente vive um conflito entre diferentes campos. Tal afirmação é fruto de pesquisas no campo da psicanálise.
d) O ser humano é um ser mutável e adaptável. Tal conhecimento foi produzido na área da Psicologia.
e) Nosso cérebro realiza cálculos de possibilidades imperceptíveis conscientemente. Tal descoberta faz parte do campo da neurociência.
3 -

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das linhas 05, 10, 12 e 31.

a) à – à – à – à
b) à – à – a – à
c) à – à – a – a
d) a – a – a – à
e) a – a – à – a
4 -

Assinale a alternativa cujo elemento conectivo expresse a correta relação de causa e consequência entre as ações do cotidiano de Ana.

a) Ana vai de metrô em que pese estar a avenida principal parada.
b) Ana sobe de escada, portanto não vai ter tempo de frequentar a academia.
c) Ana vai a um restaurante bom, não obstante tenha recebido seu vale refeição.
d) Ana toma um Uber visto que o metrô está um caos.
e) Ana assiste a série indicada pela chefe dado que é bom ter assunto com a chefe.
5 -

Considerando o emprego do vocábulo “que”, analise as assertivas a seguir: I. Na linha 20, a ocorrência do vocábulo “que” pode ser classificada como pronome relativo cujo antecedente é a palavra “pontos”. II. Na linha 42, a palavra “que” é uma conjunção integrante e introduz a oração subordinada que tem a função de objeto direto do verbo “notar” (l. 41). III. Na linha 46, poderíamos substituir a expressão “as quais” por “que” sem que isso resulte em alteração do sentido da oração ou em incorreção gramatical. Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
6 -

Considere o vocábulo “intrínseco” (l. 22) e analise as assertivas a seguir: ( ) No contexto em que é empregado, o vocábulo refere-se àquilo que é parte da natureza de alguém, característico ou próprio. ( ) Tal palavra poderia ser substituída por “inerente”, desconsiderando alterações estruturais no período, sem prejuízo do significado. ( ) “Intrínseco” é um sinônimo perfeito de “inato”, pois as duas palavras possuem o prefixo –in em seu radical. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – V – V.
b) V – V – F.
c) V – F – F.
d) F – F – V.
e) F – V – F.
7 -

Assinale a alternativa que apresenta a correta possibilidade de reescrita do trecho “os processos decisórios nos indicam o quanto podemos ser diferentes em cada situação” retirado do texto.

a) O quanto poderemos ser diferentes em cada situação nos é indicado pelos processos decisórios.
b) O quanto poderemos ser diferentes em cada situação nos são indicados pelos processos decisórios.
c) Os processos decisórios nos são indicados sobre o quanto podemos ser diferentes em cada situação.
d) Os processos decisórios indicam-se acerca de o quanto podemos ser diferentes em cada situação.
e) O quanto poderemos ser diferentes em cada situação indicam-se pelos processos decisórios.
8 -

Considere a oração: “É melhor ir dormir para não perder a hora amanhã”, retirada do texto, e seus conhecimentos sobre orações subordinadas. ( ) A oração introduzida por “para” é uma oração reduzida final e sua forma expandida é “para que não perca a hora amanha”. ( ) O trecho “ir dormir para não perder a hora amanhã” tem a função de predicativo do sujeito. ( ) Ir dormir é uma oração subordinada substantiva expandida. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – F – V.
b) V – F – F.
c) F – F – F.
d) F – V – F.
e) F – V – V.
9 -

Assinale a alternativa que apresenta um sinônimo possível para o vocábulo “estanque” (l. 51), desconsiderando eventuais necessidades de alterações a fim de manter a correção gramatical e as relações de concordância.

a) Duradouro.
b) Impenetrável.
c) Estagnado.
d) Seco.
e) Enxuto.
Informática

Texto II

Para responder à questão relativa à informática, considere que todos os programas foram instalados com a sua configuração default (padrão) e, ainda, que possuem a licença de uso, e que o mouse está configurado para destros. Caso haja expressões em negrito, sublinhado e/ou itálico nas referidas questões, somente servem para causar destaque, em nada mudando a sua interpretação, entendimento ou qualquer outra forma de causar prejuízo ao candidato.

Para responder à questão, considere a Figura 1 abaixo.

10 -

Considere que o usuário digitou na célula A5 o seguinte: =SOMA(A3;D1:D4) e, logo após, pressionou a tecla ENTER (teclado). Que valor conterá em A5?

a) 4
b) 6
c) 10
d) 12
e) 15

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.