ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Colégio Pedro II (Colégio Pedro II) - Professor - Geografia - Colégio Pedro II (Colégio Pedro II) - 2018

Direito Administrativo
1 -

A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. No que se refere ao processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que

a) a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a instauração imediata do processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.
b) como medida cautelar, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar ao servidor seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 30 (trinta) dias, sem o pagamento de remuneração.
c) é assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.
d) no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, contados da instauração do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão motivada, tendo por base as provas juntadas aos autos, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa.
Pedagogia
2 -

Nos termos da Lei nº 9.394/1996, “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais". No que se refere ao ensino médio, etapa final da educação básica, é INCORRETO afirmar que

a)

a carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio, de acordo com a definição do Conselho Nacional de Educação.

b)

os currículos deverão considerar a formação integral do aluno, e nesse sentido deverão adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.

c)

a Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, e incluirá, obrigatoriamente, estudos e práticas de educação física, artes, sociologia e filosofia.

d)

o currículo será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados de modo a ofertar diferentes arranjos curriculares, observada a relevância para o contexto local.

3 -

De acordo com o disposto na Lei nº 12.772/2012, a progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente,

a)

o cumprimento do interstício de 12 (doze) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em processo de avaliação de estágio probatório.

b)

o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em avaliação de desempenho individual.

c)

a exigência do título de doutor e o cumprimento do interstício de 12 (doze) meses de efetivo exercício em cada nível.

d)

a aprovação em processo de avaliação de estágio probatório e titulação de mestrado e doutorado.

4 -

De acordo com a Constituição Federal de 1988, sem prejuízo de outras garantias, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de

a) progressiva universalização do ensino médio e pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, com exclusividade para as instituições públicas de ensino.
b) Educação Infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade e oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
c) Educação Básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de idade e gestão democrática do ensino público.
d) gratuidade do ensino em estabelecimentos públicos e privados e progressiva universalização do ensino médio.
5 -

A familiarização dos estudantes com os elementos cartográficos constitui um processo em que podemos estabelecer uma correlação, principalmente, entre a Geografia e o componente curricular

a) Ciências, que fornece elementos que permitem conhecer os movimentos da Terra e as zonas climáticas do planeta.
b) Língua Portuguesa, visto que as questões relativas às habilidades de pensamento do estudante são norteadas pelos mesmos princípios da alfabetização.
c) Matemática, que constitui-se uma base para a formulação e construção do conteúdo desse campo de conhecimento, ao utilizar conceitos como escala e coordenadas geográficas.
d) História, em que a interpretação de mapas está ligada à relação do homem com a natureza em um contexto histórico, permitindo a problematização de questões cartográficas interescalares.
6 -

Ao tratar da história da produção do meio geográfico, Milton Santos propõe sua divisão em três etapas: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Sobre esta última, afirma:

Uma expressão da diferença entre essa etapa da produção do meio geográfico e as anteriores reside no fato de que

a) os espaços requalificados tecnicamente assumem maior autonomia, tornando-se capazes de vencer a antiga subordinação às lógicas globais.
b) a natureza reassume um lugar central em nosso meio ambiente, diante da urgência em se repensar os processos de degradação do meio natural.
c) as cidades globais se apresentam como império da técnica, objeto de transformações diversas, em oposição aos espaços rurais, subordinados ao tempo da natureza.
d) os objetos técnicos, ainda que não estejam difundidos de maneira generalizada e total, conhecem atualmente uma difusão mais generalizada e mais rápida que antes.
7 -

Assinale a alternativa que apresenta uma abordagem com cegueira de gênero na geografia escolar.

a) Apreciação da política econômica da divisão internacional do trabalho considerando seus impactos na classe trabalhadora.
b) Interpretação dos diferentes usos dos lugares e comparação das modificações que ocorrem nesses lugares e nos de vivência das estudantes.
c) Observação da influência dos fluxos populacionais na formação territorial do Brasil, compreendendo os conflitos históricos com base nos recortes de gênero e raça.
d) Avaliação, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, de ideias e estereótipos de determinados grupos sociais por meio da representação das paisagens.
8 -

Observe o gráfico a seguir, que trata da distribuição de pessoas com doutorado no Brasil por área de estudo.


A análise da distribuição dos doutores no território brasileiro, disposta por macrorregiões da atual regionalização oficial do IBGE, aponta para um padrão espacial que remete a outra proposta de regionalização, qual seja, àquela feita

a) por Pedro Geiger (1967), que subdivide o país em três regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
b) pelo próprio IBGE (1940), que subdivide o país em outras cinco regiões: Norte, Nordeste, Este, Sul e Centro-Oeste.
c) por Milton Santos (2001), que subdivide o país em quatro regiões: Amazônica, Nordeste, Centro-Oeste e Concentrada.
d) por Delgado de Carvalho (1913), que subdivide o país em cinco regiões: Brasil Setentrional, Brasil Norte-Oriental, Brasil Oriental, Brasil Meridional e Brasil Central.
9 -

Assinale a alternativa que apresenta um aspecto que reforça a tese defendida pelo autor.

a) Exclusão das identidades específicas articulada com o encerramento do nacionalismo.
b) Submissão da rede informacional aos cenários do Estado de Bem-Estar Social.
c) Valorização da identidade global relacionada à homogeneização dos lugares.
d) Diferenciação dos lugares associada ao fracionamento geopolítico.
10 -


As assertivas a seguir trazem possíveis relações das temáticas tratadas no texto com assuntos trabalhados na geografia escolar.

I – Hidrologia: o comprometimento das reservas de aquíferos subterrâneos, em decorrência do avanço da agricultura de subsistência nas áreas centrais do país.

II – Dinâmica econômica do Brasil: a relação entre os complexos regionais brasileiros e a interferência mútua das atividades agrárias e urbanas.

III – Dinâmica climática do Brasil: a interferência da cobertura vegetal na formação de “rios voadores", garantindo o regime de chuvas em regiões interioranas.

IV – Formação territorial do Brasil: a importância das reservas indígenas como unidades de preservação ambiental e sociocultural.

V – Poluição atmosférica: efeito da aceleração do processo de urbanização nas bordas mais setentrionais do país.

Tendo em vista a consistência teórica, assinale a alternativa em que estão presentes as assertivas com temas e conteúdos que podem ser explorados em sala de aula.

a) II, III e IV.
b) II, IV e V.
c) I, III e IV.
d) I, II e V.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.