ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Colégio Pedro II (Colégio Pedro II) - Professor - Química - Colégio Pedro II (Colégio Pedro II) - 2018

Direito Administrativo
1 -

A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. No que se refere ao processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que

a) a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a instauração imediata do processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.
b) como medida cautelar, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar ao servidor seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 30 (trinta) dias, sem o pagamento de remuneração.
c) é assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.
d) no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, contados da instauração do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão motivada, tendo por base as provas juntadas aos autos, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa.
Pedagogia
2 -

Nos termos da Lei nº 9.394/1996, “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais". No que se refere ao ensino médio, etapa final da educação básica, é INCORRETO afirmar que

a)

a carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio, de acordo com a definição do Conselho Nacional de Educação.

b)

os currículos deverão considerar a formação integral do aluno, e nesse sentido deverão adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.

c)

a Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, e incluirá, obrigatoriamente, estudos e práticas de educação física, artes, sociologia e filosofia.

d)

o currículo será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados de modo a ofertar diferentes arranjos curriculares, observada a relevância para o contexto local.

3 -

De acordo com o disposto na Lei nº 12.772/2012, a progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente,

a)

o cumprimento do interstício de 12 (doze) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em processo de avaliação de estágio probatório.

b)

o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível e aprovação em avaliação de desempenho individual.

c)

a exigência do título de doutor e o cumprimento do interstício de 12 (doze) meses de efetivo exercício em cada nível.

d)

a aprovação em processo de avaliação de estágio probatório e titulação de mestrado e doutorado.

4 -

De acordo com a Constituição Federal de 1988, sem prejuízo de outras garantias, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de

a) progressiva universalização do ensino médio e pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, com exclusividade para as instituições públicas de ensino.
b) Educação Infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade e oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
c) Educação Básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de idade e gestão democrática do ensino público.
d) gratuidade do ensino em estabelecimentos públicos e privados e progressiva universalização do ensino médio.
Direito da Criança e do Adolescente
5 -

A Lei nº 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências. No que se refere aos dispositivos desta Lei, analise as assertivas:

(I) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

(II) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

(III) Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

(IV) Os profissionais que atuam no cuidado diário de crianças na primeira infância receberão formação específica para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico.

Estão corretas

a)

I, II e III.

b)

I, II e IV.

c)

I, III e IV.

d)

II, III e IV.

Química
6 -

O tetrafluoreto de xenônio é um sólido cristalino, formado como um dos produtos da reação direta entre os gases flúor e xenônio a cerca de 400 ºC. Ele é um composto muito reativo, podendo provocar explosões, incêndios e queimaduras.

A geometria molecular e o tipo de hibridação do átomo central no tetrafluoreto de xenônio são, respectivamente,

a)

tetraédrica e sp3.

b)

quadrado plano e dsp2.

c)

pirâmide quadrada e dsp2.

d)

tetraedro distorcido e sp3.

7 -

A tabela periódica do químico russo Dimitri Mendeleiev (1834-1907) foi a mais famosa tentativa de colocar os elementos químicos numa classificação ordenada. Nela, o autor ordenou os elementos em ordem crescente de massa atômica e colocava aqueles com propriedades semelhantes numa mesma coluna. A genialidade do químico russo estava em prever que novos elementos seriam descobertos e reservar espaços vazios para eles. As propriedades semelhantes resultam de configurações eletrônicas semelhantes da camada de valência dos elementos.

Acerca das configurações eletrônicas e das propriedades periódicas dos elementos, é INCORRETO afirmar que a

a) primeira energia de ionização do nitrogênio é menor que a do oxigênio.
b) carga nuclear efetiva é um dos fatores que determina o raio atômico.
c) afinidade eletrônica do silício é maior que a do fósforo.
d)

configuração eletrônica do cobre é [Ar] 3d10 4s1.

8 -

O pireno (C16H10) é um hidrocarboneto aromático policíclico, inicialmente empregado na preparação de corantes sintéticos. No preparo de uma solução dessa substância, 0,50 mL de uma solução contendo um grama por litro de hexano foi levada ao volume final de 10 mL, utilizando o mesmo solvente.

A concentração aproximada de pireno nessa solução, expressa em mol.L-1, é

a)

2,5.10-5.

b)

2,5.10-4.

c)

2,5.10-1.

d)

5,0.10-2.

9 -

O álcool benzílico é usado como solvente geral para tintas, lacas e revestimentos, a base de resinas epóxi. A reação desse álcool com uma solução aquosa ácida de permanganato de potássio produz um composto I que, após purificação, reage com excesso de etanol, sob catálise ácida, formando um produto orgânico II, também de aplicação industrial.

Os nomes dos compostos I e II são, respectivamente,

a) fenil-etanal e benzoato de metila.
b) fenil-metanal e ácido fenil-metanoico.
c) ácido benzóico e fenil-etanoato de metila.
d) ácido fenil-metanoico e benzoato de etila.
10 -

O ácido nítrico é muito utilizado pela indústria química, principalmente em processos de nitrificação de compostos orgânicos, na fabricação de vernizes, fertilizantes agrícolas, celuloses, salitre (nitrato de potássio), pólvora negra, trinitrotolueno (TNT), nitroglicerina, seda artificial, ácido benzoico, fibras sintéticas, galvanoplastia, ácido pícrico, nylon, entre outros. A produção industrial de ácido nítrico se dá pelo Processo Ostwald, que envolve as seguintes reações químicas:

Supondo-se que o rendimento esperado nesse processo seja de 90% e que a amônia utilizada apresente 20% de impurezas, a massa de amônia, em toneladas, necessária para obtenção de 6,3 t de ácido nítrico será de, aproximadamente:

a) 1,7
b) 2,8
c) 3,5
d) 7,0

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.