ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Palhoça - SC (Prefeitura Municipal de Palhoça) - Enfermeiro - IESES (Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul) - 2018

Língua Portuguesa
1 -

Após a leitura do texto a seguir, observe o uso das letras em negrito e assinale a assertiva correta, de acordo com a norma culta:

Já estamos a três horas esperando pelo ônibus, e nada. A muito tempo isto não acontecia. Agora, o próximo só passará daqui à duas horas, segundo nos disse o chefe da estação.

a)

O primeiro está incorreto, uma vez que o verbo estar exige preposição e o numeral exige artigo; o segundo está correto, pois se trata de tempo decorrido; e o terceiro está correto, pois o substantivo feminino 'horas' exige a crase.

b)

A primeira forma e a segunda forma estão incorretas, pois para um tempo já transcorrido deve-se usar o verbo haver; a terceira forma está incorreta, pois somente a preposição deve anteceder um tempo ainda não decorrido.

c)

A primeira forma está incorreta, pois para um tempo já transcorrido deve-se usar o verbo haver; a segunda forma está correta, pois se refere ao passado; a terceira forma está incorreta, pois se refere ao futuro.

d)

O primeiro uso está correto, pois o numeral rege a concordância, não exigindo preposição; o segundo uso está incorreto, pois a locução adverbial pede o verbo haver; a terceira forma está incorreta, pois somente a preposição deve anteceder um tempo ainda não decorrido.

2 -

Qual a função de a e as neste trecho?

I. Como função sintática, são adjuntos adnominais.

II. Como função morfológica, são artigos.

III. Como função sintática, são adjuntos adverbiais.

IV. Como função morfológica, são preposições.

a)

Somente assertiva IV está correta.

b)

Somente assertiva III está correta.

c)

Somente assertivas I e II estão corretas.

d)

Somente assertivas I e II não estão corretas.

3 -

Na oração: “do alto da duna eu contemplava o trecho mais delgado da restinga", tendo em vista a norma culta, pode-se afirmar que:

a)

Do alto da duna é locução adverbial de modo, contemplava é um verbo transitivo direto e pronominal, e delgado é substantivo.

b)

Do alto da duna é uma locução adjetiva, contemplava um verbo transitivo indireto, e delgado é um adjunto adnominal.

c)

Do alto da duna é uma locução adverbial de lugar, contemplava é um verbo de ligação e delgado é adjunto adverbial.

d)

Do alto da duna é locução adverbial de lugar, contemplava é um verbo transitivo direto e delgado é adjunto adnominal.

4 -

O tempo verbal apresentado nos verbos ser e saber deste trecho de poema é:

a)

Pretérito perfeito do indicativo.

b)

Pretérito mais que perfeito do indicativo.

c)

Pretérito imperfeito do subjuntivo.

d)

Pretérito imperfeito do indicativo.

5 -

No trecho “prover um serviço profissional e adequado as pessoas", uma crase pode ter sido retirada, erroneamente ou não. Indique a assertiva correta:

a)

Quando o verbo é transitivo direto e indireto e o objeto direto é precedido de um artigo indefinido masculino singular, o uso da crase é facultativo.

b)

Quando a regência do verbo, nesta acepção, pede preposição para inserção do objeto indireto e esse objeto é um substantivo feminino plural precedido de artigo feminino plural, o uso da crase não é facultativo.

c)

Quando a regência do verbo, nesta acepção, pede artigo para inserção do objeto indireto e esse objeto é um substantivo, o uso da preposição não é facultativo.

d)

A preposição, quando a posteriori do objeto indireto, ao fundir-se com o artigo que antecede o substantivo, produz o acento gráfico chamado crase.

6 -

Neste texto, pode-se afirmar que:

I. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos pronominais; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é objeto direto.

II. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos pronominais; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é pronome oblíquo átono.

III. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos reflexivos; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é objeto indireto.

a)

Somente assertivas I e II estão corretas.

b)

Somente assertivas II e III estão corretas.

c)

Somente assertiva III está correta.

d)

Somente assertivas I e III estão corretas.

Literatura
7 -

Texto 1 e texto 2 são, respectivamente, de acordo com sua tipologia textual:

a)

Texto 1 é considerado dissertativo-argumentativo, uma vez que nos leva a compreender melhor a escrita de Lispector, e sua Hora da Estrela. Texto 2 é um texto descritivo, pois descreve a vida da protagonista da forma como ela estava se desenvolvendo no momento, além de abordar as agruras do êxodo nordestino.

b)

Texto 1 é narrativo e injuntivo, pois a autora prescreve como deve ser uma boa escritura. Texto 2, por sua vez, também é injuntivo, pois Lispector dá continuidade à proposta de Fukelman, ao apresentar uma obra ficcional considerada pelo cânone literário sua obra-prima.

c)

Texto 1 é narrativo, expositivo e injuntivo, não contendo traços de linguagem literária. Texto 2, no entanto, é um texto descritivo e dissertativo-argumentativo, pois o narrador descreve uma situação, trazendo informação sobre uma população de baixa renda, que vive em condições precárias.

d)

Texto 1 é narrativo, dissertativo-argumentativo e expositivo, onde a prefaciante quer convencer seu leitor de que a obra de Lispector merece especial atenção. Texto 2, por outro lado, também é narrativo, porém literário, subjetivo, com narrador onisciente, discurso indireto livre e adjetivação própria da linguagem ficcional.

Direito Constitucional
8 -

Podemos afirmar que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido pela Constituição Federal Brasileira de 1988. Baseado nesta afirmativa, assinale a alternativa correta:

a)

São de relevância de ordem privada as ações e serviços de saúde.

b)

Cabe à iniciativa privada dispor, nos termos da lei, a regulamentação, fiscalização e controle das ações de saúde, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito público.

c)

A assistência à saúde possui restrições de ordem técnica e comercial à iniciativa privada.

d)

O governo deve implementar políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

9 -

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes, segundo o artigo 198 da Constituição Federal Brasileira de 1988:

a)

O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195 da Constituição Federal, com recursos da iniciativa privada.

b)

Descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; participação da comunidade.

c)

Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde; participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico.

d)

Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico; fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano; participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

Saúde Pública
10 -

São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

a)

A exclusividade da participação no controle e na fiscalização somente da produção, ficando o transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos relegados à iniciativa privada.

b)

Somente a formulação da execução da política de sangue, sem a utilização de seus derivados.

c)

A não divulgação ou omissão dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

d)

A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.