ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 2ª REGIÃO (SP) (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) - Analista Judiciário - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2018

Informática
1 -

Um Analista estava utilizando um computador com o sistema operacional Windows 7, em português, e desejava mudar o atributo do arquivo CNDT.pdf para somente leitura. Para isso, ele abriu o Windows Explorer, localizou o arquivo na pasta,

a)

clicou com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo, escolheu Propriedades na janela que se abriu. Na aba Geral da janela Propriedades de CNDT.pdf marcou Somente leitura, clicou em Aplicar e em OK.

b)

clicou com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo, escolheu Abrir com o LibreOffice Writer na janela que se abriu. Dentro do Writer escolheu Salvar como... no menu Arquivo, selecionou Somente leitura e clicou em Salvar.

c)

deu um duplo clique sobre o nome do arquivo. Na janela que se abriu, escolheu Salvar como... no menu Arquivo, selecionou Somente leitura e clicou em Salvar.

d) deu um duplo clique sobre o nome do arquivo e escolheu Salvar Como na janela que se abriu. Na aba Geral da janela Salvar Como marcou Somente leitura, clicou em Aplicar e em OK.
e)

clicou com o botão esquerdo do mouse sobre o nome do arquivo. Na janela que se abriu, escolheu Salvar como... no menu Arquivo, selecionou Somente leitura e clicou em Salvar.

Direito Constitucional
2 -

O Presidente do Supremo Tribunal Federal encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei complementar dispondo sobre o Estatuto da Magistratura, no qual se prevê autorização para que a lei destine aos juízes, a título de vantagem financeira devida em razão do exercício da função jurisdicional, o valor de 1% das custas judiciais recolhidas pelas partes no processo, sendo devido o respectivo pagamento quando do término de cada processo. O projeto ainda atribui ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a competência para autorizar que juízes em atividade se candidatem a cargos políticos eletivos. Além disso, consta da proposta a vedação do exercício da advocacia no juízo ou tribunal do qual os juízes tenham se afastado, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. Nessa situação, o referido projeto de lei complementar mostra-se

a)

incompatível com a Constituição Federal, apenas porque não poderia ter sido encaminhado pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e por ser vedada a concessão da vantagem financeira que se pretende instituir em favor dos juízes.

b)

incompatível com a Constituição Federal, apenas porque é vedada a concessão da vantagem financeira que se pretende instituir em favor dos juízes e por ser permitido o exercício da advocacia nas condições em que o projeto pretende impedir.

c)

incompatível com a Constituição Federal, apenas porque é livre aos juízes, independentemente de autorização do CNJ, o exercício de mandato político junto ao Poder Legislativo, embora lhes seja vedado exercer cargos políticos junto ao Poder Executivo.

d)

incompatível com a Constituição Federal, apenas porque é vedada a concessão da vantagem financeira que se pretende instituir em favor dos juízes e por ser-lhes vedado o exercício de atividade político-partidária.

e)

compatível com a Constituição Federal em todos os seus aspectos.

3 -

O Tribunal Superior do Trabalho pretende implementar, no exercício financeiro corrente, programa para dar celeridade à prestação jurisdicional, que demandará a admissão de servidores públicos. Todavia, os gastos com a execução do programa não foram previstos na lei orçamentária anual vigente, assim como não há previsão de dotações orçamentárias suficientes para atender às projeções de despesa de pessoal relativas às admissões de servidores públicos. Considerando que essas medidas são urgentes e de excepcional interesse público em face do expressivo aumento da litigiosidade, o Tribunal pretende executá-las sem que sejam alteradas as disposições da lei orçamentária, assim como dispensará a abertura de créditos adicionais, inclusive os extraordinários. Nessa situação, a Constituição Federal

a)

permite que seja iniciada a imediata execução do programa e que sejam realizadas despesas com a admissão de servidores públicos, uma vez que se trata de situação de excepcional interesse público.

b)

permite que seja implementado o programa e que sejam realizadas despesas com a admissão de servidores públicos, desde que sejam autorizados por medida provisória.

c)

veda que seja implementado o programa, mas permite que sejam realizadas as despesas com a admissão dos servidores públicos, uma vez que as limitações constitucionais ao aumento de despesas com pessoal não se aplicam aos gastos do Poder Judiciário.

d)

permite que seja implementado o programa, mas veda que sejam realizadas as despesas com a admissão dos servidores públicos, uma vez que haverá aumento de despesas com pessoal não prevista em orçamento.

e)

veda que seja implementado o programa, assim como que sejam realizadas as despesas com a admissão dos servidores públicos.

Direito do Trabalho
4 -

De acordo com a legislação vigente, aplicável às hipóteses de interrupção do contrato de trabalho, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário

a)

por 1 dia, em cada 6 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

b)

por até 2 dias, consecutivos ou não, em virtude de casamento.

c)

nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.

d)

por até 3 dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, colaterais, irmão ou pessoa que viva sob sua dependência econômica.

e)

por até 3 dias para acompanhar consultas médicas, durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira.

Administração Financeira e Orçamentária
5 -

Considere os dados abaixo extraídos das demonstrações contábeis de um ente público municipal, cujos valores estão em reais.

Não houve a abertura de créditos adicionais até 31/3/2018 e não havia operações de crédito vinculadas aos créditos adicionais especiais reabertos em 2018.

Sendo assim, em 31/3/2018, o valor do superávit financeiro que poderia ser utilizado como recurso de cobertura para a abertura de créditos adicionais no exercício financeiro de 2018 era, em reais, de

a)

4.450.000,00

b)

2.450.000,00

c)

10.500.000,00

d)

8.500.000,00

e)

7.500.000,00

Serviço Social
6 -

As transformações contemporâneas no mundo do trabalho, no Estado, nas políticas públicas, nos espaços ocupacionais e nas próprias profissões, sofreram e sofrem significativas alterações. Os processos de reestruturação produtiva e gerencial das empresas, a intensificação e desregulamentação do trabalho, a investida contra a organização dos trabalhadores, vêm trazendo a perda de direitos sociais conquistados historicamente, impulsionada pela reorganização do Estado, segundo pressupostos liberais. Assim, ao mesmo tempo em que

a)

o Estado assume o papel de regulador das políticas sociais, pautando-as em concepções de universalidade, equidade e redistributividade, concretiza-se o ideário de transformação e emancipação na sociedade.

b)

as contrarreformas liberais se sucedem, traduzidas pela redução do protecionismo comercial, reafirma-se a importância da redução da pobreza para por fim a desigualdade social.

c)

o mercado é instituído como polo regulador da vida social e afirmam-se políticas concentradoras de renda, de poder e da propriedade territorial capitalista, a sociedade é envolvida por um vasto empreendimento ideológico conservador.

d)

os organismos multilaterais vêm interferindo no cenário ideológico mundial com suas estratégias de mercantilização, a sociedade promove a resistência e o embate crítico ao sistema capitalista.

e)

a realidade social traz consigo situações carregadas de dimensões universais e histórico-particulares, a concretude do projeto profissional não depende da leitura dessa realidade.

7 -

Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do Serviço Social brasileiro, na gênese da profissão, têm sua fonte

a)

na Igreja Católica, no ideário liberal e no humanismo e conservadorismo.

b)

no enfrentamento da questão social, na intervenção do Estado e empresariado e na influência europeia.

c)

na Doutrina Social da Igreja, na perspectiva de caso, grupo e comunidade e no liberalismo.

d)

na Doutrina Social da Igreja, no ideário franco-belga de ação social e no tomismo e neotomismo.

e)

no enfrentamento da questão social, na perspectiva de caso, grupo e comunidade e no neotomismo.

8 -

No que tange à relação teoria e prática do/da Assistente Social, considere:

I. O projeto profissional é o elemento de unidade entre teoria e prática.

II. A relação teoria e prática tem como pressuposto que uma se encaixe na outra.

III. A apreensão das mediações entre os conhecimentos teóricos sobre a realidade social e a intervenção profissional possibilitam uma interpretação errônea sobra a relação teoria e prática.

IV. Existe uma relação intrínseca entre teoria e prática que é de unidade na diversidade.

V. Uma teoria não se aplica à prática nem se extrai da prática uma teoria diretamente.

Está correto o que se afirma APENAS em

a)

I, II e III.

b)

I, IV e V.

c)

III, IV e V.

d)

II, III e IV.

e)

II, IV e V.

9 -

O conhecimento da vida cotidiana é base necessária para a prática social e, consequentemente, fundamenta o trabalho profissional. Nesse sentido, segundo vários estudiosos, para apreender a vida cotidiana, três perspectivas convergentes devem ser consideradas, sendo elas:

a)

singularidade, particularidade e genericidade enquanto passagem para o inteiramente humano.

b)

rotina, individualidade e alienação enquanto superficialidade fluida, ativa e receptiva que mobiliza sua atenção.

c)

cotidianidade, heterogeneidade hierarquizada e imediaticidade manipuladora.

d)

modernidade, totalidade e objetivação do trabalho enquanto atividade vital, criadora e prazerosa.

e)

busca do real e da realidade, totalidade e possibilidades da vida cotidiana enquanto motora de transformações globais.

10 -

A Resolução do CFESS nº 533, de 29 de setembro de 2008, regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social, estando o estágio e a própria supervisão em consonância com os princípios do Código de Ética dos Assistentes Sociais, com as bases legais da Lei de Regulamentação da Profissão e com as exigências teórico-metodológicas das Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social aprovadas pela ABEPSS, bem como o disposto na Resolução CNE/CES 15/2002 e na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Nesse sentido, o/a Assistente Social que supervisiona o estagiário na instituição concedente de estágio,

a)

compete manter cópia de todos os documentos de estágio, especialmente a Declaração para fins de Inscrição no CRESS.

b)

cumpre o papel de orientar o estagiário e avaliar seu aprendizado, visando a sua qualificação durante o processo de formação e aprendizagem das dimensões técnico-operativas, teórico-metodológicas e ético-política da profissão.

c)

deve ser funcionário contratado pelo regime CLT, em conformidade com o disposto no inciso III do artigo 9º da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

d)

não pode ter mais que um estagiário por semestre letivo, conforme as prerrogativas legais dispostas no Código de Ética.

e)

deve apresentar projeto de trabalho à unidade de ensino incluindo sua proposta de supervisão, no momento de abertura do campo de estágio.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.