ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 2ª REGIÃO (SP) (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) - Analista Judiciário - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2018

Informática
1 -

Um Analista estava utilizando um computador com o sistema operacional Windows 7, em português, e desejava mudar o atributo do arquivo CNDT.pdf para somente leitura. Para isso, ele abriu o Windows Explorer, localizou o arquivo na pasta,

a)

clicou com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo, escolheu Propriedades na janela que se abriu. Na aba Geral da janela Propriedades de CNDT.pdf marcou Somente leitura, clicou em Aplicar e em OK.

b)

clicou com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo, escolheu Abrir com o LibreOffice Writer na janela que se abriu. Dentro do Writer escolheu Salvar como... no menu Arquivo, selecionou Somente leitura e clicou em Salvar.

c)

deu um duplo clique sobre o nome do arquivo. Na janela que se abriu, escolheu Salvar como... no menu Arquivo, selecionou Somente leitura e clicou em Salvar.

d) deu um duplo clique sobre o nome do arquivo e escolheu Salvar Como na janela que se abriu. Na aba Geral da janela Salvar Como marcou Somente leitura, clicou em Aplicar e em OK.
e)

clicou com o botão esquerdo do mouse sobre o nome do arquivo. Na janela que se abriu, escolheu Salvar como... no menu Arquivo, selecionou Somente leitura e clicou em Salvar.

Direito Constitucional
2 -

O Presidente do Supremo Tribunal Federal encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei complementar dispondo sobre o Estatuto da Magistratura, no qual se prevê autorização para que a lei destine aos juízes, a título de vantagem financeira devida em razão do exercício da função jurisdicional, o valor de 1% das custas judiciais recolhidas pelas partes no processo, sendo devido o respectivo pagamento quando do término de cada processo. O projeto ainda atribui ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a competência para autorizar que juízes em atividade se candidatem a cargos políticos eletivos. Além disso, consta da proposta a vedação do exercício da advocacia no juízo ou tribunal do qual os juízes tenham se afastado, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. Nessa situação, o referido projeto de lei complementar mostra-se

a)

incompatível com a Constituição Federal, apenas porque não poderia ter sido encaminhado pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e por ser vedada a concessão da vantagem financeira que se pretende instituir em favor dos juízes.

b)

incompatível com a Constituição Federal, apenas porque é vedada a concessão da vantagem financeira que se pretende instituir em favor dos juízes e por ser permitido o exercício da advocacia nas condições em que o projeto pretende impedir.

c)

incompatível com a Constituição Federal, apenas porque é livre aos juízes, independentemente de autorização do CNJ, o exercício de mandato político junto ao Poder Legislativo, embora lhes seja vedado exercer cargos políticos junto ao Poder Executivo.

d)

incompatível com a Constituição Federal, apenas porque é vedada a concessão da vantagem financeira que se pretende instituir em favor dos juízes e por ser-lhes vedado o exercício de atividade político-partidária.

e)

compatível com a Constituição Federal em todos os seus aspectos.

3 -

O Tribunal Superior do Trabalho pretende implementar, no exercício financeiro corrente, programa para dar celeridade à prestação jurisdicional, que demandará a admissão de servidores públicos. Todavia, os gastos com a execução do programa não foram previstos na lei orçamentária anual vigente, assim como não há previsão de dotações orçamentárias suficientes para atender às projeções de despesa de pessoal relativas às admissões de servidores públicos. Considerando que essas medidas são urgentes e de excepcional interesse público em face do expressivo aumento da litigiosidade, o Tribunal pretende executá-las sem que sejam alteradas as disposições da lei orçamentária, assim como dispensará a abertura de créditos adicionais, inclusive os extraordinários. Nessa situação, a Constituição Federal

a)

permite que seja iniciada a imediata execução do programa e que sejam realizadas despesas com a admissão de servidores públicos, uma vez que se trata de situação de excepcional interesse público.

b)

permite que seja implementado o programa e que sejam realizadas despesas com a admissão de servidores públicos, desde que sejam autorizados por medida provisória.

c)

veda que seja implementado o programa, mas permite que sejam realizadas as despesas com a admissão dos servidores públicos, uma vez que as limitações constitucionais ao aumento de despesas com pessoal não se aplicam aos gastos do Poder Judiciário.

d)

permite que seja implementado o programa, mas veda que sejam realizadas as despesas com a admissão dos servidores públicos, uma vez que haverá aumento de despesas com pessoal não prevista em orçamento.

e)

veda que seja implementado o programa, assim como que sejam realizadas as despesas com a admissão dos servidores públicos.

Direito do Trabalho
4 -

De acordo com a legislação vigente, aplicável às hipóteses de interrupção do contrato de trabalho, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário

a)

por 1 dia, em cada 6 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

b)

por até 2 dias, consecutivos ou não, em virtude de casamento.

c)

nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.

d)

por até 3 dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, colaterais, irmão ou pessoa que viva sob sua dependência econômica.

e)

por até 3 dias para acompanhar consultas médicas, durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira.

Administração Financeira e Orçamentária
5 -

Considere os dados abaixo extraídos das demonstrações contábeis de um ente público municipal, cujos valores estão em reais.

Não houve a abertura de créditos adicionais até 31/3/2018 e não havia operações de crédito vinculadas aos créditos adicionais especiais reabertos em 2018.

Sendo assim, em 31/3/2018, o valor do superávit financeiro que poderia ser utilizado como recurso de cobertura para a abertura de créditos adicionais no exercício financeiro de 2018 era, em reais, de

a)

4.450.000,00

b)

2.450.000,00

c)

10.500.000,00

d)

8.500.000,00

e)

7.500.000,00

Engenharia Civil
6 -

Visando ao ordenamento compartilhado ou não do subsolo urbano, por meio da implantação de infraestrutura de serviços públicos ou privados relacionados, por exemplo, com telecomunicação, telefonia, fibra ótica, água potável, gás, eletricidade e demais serviços correlatos, considera-se galeria técnica de seção circular visitável toda galeria cujo diâmetro nominal interno, em metros, seja maior ou igual a

a)

1,10

b)

1,20

c)

1,50

d)

1,00

e)

0,80

7 -

Considere os dados abaixo após o levantamento de uma poligonal aberta:

Os rumos da estaca 3 para a estaca 4 (R3 − 4) e da estaca 4 para a estaca 5 (R4 − 5) são, respectivamente,

a)

S79º 30'E e N19º 30'E

b)

S80º 30'E e N20º 30'E

c)

S79º 50'E e N20º 00'E

d)

N100º 30'E e S81º 00'E

e)

S10º 30'E e S160º 30'E

8 -

De acordo com os requisitos mínimos exigíveis para o projeto de estruturas de alvenaria de blocos cerâmicos, sobre as disposições construtivas e detalhamento de emendas, no máximo duas barras podem ser emendadas em uma mesma seção, quando em um mesmo espaço grauteado (furo vertical ou canaleta horizontal). Uma segunda emenda deve estar no mínimo a uma distância de 40Φ da primeira emenda, medida na direção do eixo das barras, sendo Φ o diâmetro da barra emendada. O comprimento mínimo de uma emenda por traspasse é de 40Φ, não se adotando, no caso de barras corrugadas, valor menor que

a)

5 cm e 12 cm no caso de barras lisas, independente do comprimento de ancoragem.

b)

10 cm e 20 cm no caso de barras lisas, em nenhum caso a emenda pode ser inferior ao comprimento de ancoragem.

c)

7 cm e 10 cm no caso de barras lisas, em nenhum caso a emenda pode ser superior ao comprimento de ancoragem.

d)

12 cm e 25 cm no caso de barras lisas, em nenhum caso a emenda pode ser superior ao comprimento de ancoragem.

e)

15 cm e 30 cm no caso de barras lisas, em nenhum caso a emenda pode ser inferior ao comprimento de ancoragem.

9 -

Em um serviço de impermeabilização optou-se pelo emprego de impermeabilização rígida do tipo argamassa impermeável com aditivo hidrófugo. A argamassa impermeável deve ser aplicada de forma contínua, com espessura de

a)

20 mm, sendo a aplicação em camadas sucessivas de 5 mm, evitando-se a superposição das juntas de execução.

b)

30 mm, sendo a aplicação em camadas sucessivas de 15 mm, evitando-se a superposição das juntas de execução.

c)

12 mm, sendo a aplicação em camadas sucessivas de 1,2 mm, assegurando a superposição das juntas de execução.

d)

10 mm, sendo a aplicação em camadas sucessivas de 1,0 mm, assegurando a superposição das juntas de execução.

e)

50 mm, sendo a aplicação em camadas sucessivas de 5 mm, assegurando a superposição das juntas de execução.

10 -

Considere que o projeto de terraplenagem de um terreno prevê um plano horizontal com cota final de 11,25 metros.

Caso haja a necessidade de sobra de material (solo) de 2000 m3 no processo de terraplenagem, a cota final, em metros, passa a ser

a)

12,00

b)

12,50

c)

15,00

d)

6,25

e)

5,00

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.