ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CREF - 8ª Região (AM-AC-RO-RR) (Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região) - Agente de Orientação e Fiscalização - Quadrix (Instituto Quadrix de Responsabilidade Social) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

1 -

Em “A gente adorava mostrar pra elas o quanto éramos rápidos, fortes e espertos" (linhas 19 e 20), a substituição de “o quanto" por “como" levaria a uma construção de sentido diametralmente oposto, inclusive incoerente, já que a intensidade seria substituída pelo modo.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Na forma verbal “mostrávamos" (linha 21), diferentemente do que acontece com a maior parte dos verbos de primeira conjugação, não aparece a vogal temática responsável por incluir o verbo na conjugação a que pertence, por isso não há um tema a ser extraído da estrutura da palavra.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o próximo item.

3 -

As formas verbais que iniciam a redação dos itens estão na terceira pessoa do singular, o que constitui uma incoerência no texto, pois, na verdade, os verbos deveriam aparecer no imperativo afirmativo, na segunda pessoa, referindo-se àqueles que, lendo o texto, poderiam praticar atividade física.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

A divisão do texto em itens é uma estratégia comum na redação de textos, cujo objetivo pode ser, além de tornar o texto claro, organizado e atraente para o leitor, o de construir a sensação de – nesse caso – benefícios que se acumulam.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

Quanto à linguagem do texto, ela mescla termos técnicos da área médica, como a sigla LDL, a outros, populares e gerais, como “colesterol ruim”; enquanto estes ajudam a dar confiabilidade à fundamentação teórica do texto, aqueles cooperam para a compreensão dele por parte dos leigos.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o item seguinte.

6 -

A ausência de grandes transformações nas feições do gato Garfield, na sequência dos quadrinhos, ajuda o leitor a compreender a postura plácida de Garfield em relação às observações de seu dono, o que se mantém até o final dos quadrinhos.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

Em “Quero que você perca peso", a oração “que você perca peso" é complemento direto da forma verbal “quero", que constitui a oração principal do período; isso faz com que a oração iniciada pela conjunção integrante “que" seja classificada como subordinada substantiva.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

A construção do humor, na tirinha, reside exclusivamente no fato de que, por mais que o dono de Garfield considerasse que ele não fosse obedecer às suas ordens, o gato faz o inverso: propõe a ida a outro planeta para, assim, resolver a questão.

Verdadeira.
Falsa.

Texto IV

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item que se segue.

9 -

Na resposta à primeira pergunta de Drauzio, em “resistência à prática de atividade física” (linha 4), a expressão “à prática de atividade física” atua como adjunto adnominal de “resistência”, já que se trata de termo preposicionado que completa o sentido de um nome.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

Em “é levada em conta para o cômputo do gasto calórico” (linha 27), aparece locução verbal na voz passiva, o que se caracteriza, na construção do trecho, pela presença do verbo “ser” junto de uma forma de particípio.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.