ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CREF - 8ª Região (AM-AC-RO-RR) (Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região) - Assistente Financeiro - Quadrix (Instituto Quadrix de Responsabilidade Social) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

1 -

A expressão “características próprias” (linha 6) aponta, semanticamente, para um caráter de especificidade da educação física, que a torna diversa das demais disciplinas, ainda que de importância equivalente.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

A retirada hipotética das vírgulas que isolam a expressão “desde o século XVII” (linhas 8 e 9) não levaria à alteração de sentido, já que, nesse caso, a expressão entre vírgulas não é uma oração subordinada adjetiva.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

No trecho “é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal" (linhas 9 e 10), a palavra “que", morfologicamente um pronome relativo, introduz uma oração subordinada substantiva – afinal, o termo equivalente, no período simples, seria representado por um substantivo.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

A retomada de leitura do segundo parágrafo do texto, especialmente do último período que o compõe, permite inferir que existe uma crença no fato de que a atividade física e o exercício mental sem percalços são ações excludentes entre si.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

A palavra “documento" (linha 27) promove adequadamente um processo de coesão referencial endofórica anafórica, em que se retoma “Parâmetros Curriculares Nacionais" (linha 22), evitando a repetição.

Verdadeira.
Falsa.
6 -

A forma verbal “têm" (linha 31) revela um desvio comum em relação às normas de concordância verbal prescritas pela gramática normativa: constrói-se uma suposta concordância com o termo mais próximo, quando, na verdade, o sujeito com o qual o verbo deveria concordar é singular.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o próximo item.

7 -

No primeiro quadrinho, no balão em que se apresenta a fala do Bugio, a organização da fala em frases nominais torna a compreensão mais direta e clara – trata-se de características comuns da linguagem dos textos em quadrinhos: é direta, clara e simples.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

O humor dos quadrinhos baseia-se em uma questão ortográfico-sonora, isto é, a hipótese da interpretação de “espreguiça" como um equivalente sonoro escrito com “x" levaria a preguiça a compreender que, antes do nome que se refere a ela, haveria um prefixo que significa algo como “que deixou de ser".

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item subsequente.

9 -

A expressão inicial “O PRESIDENTE DA REPÚBLICA", que levaria, normalmente, ao uso do verbo em terceira pessoa, associada a uma forma verbal em primeira pessoa, leva ao entendimento inconteste de que o presidente tanto decretou quanto sancionou a lei em questão.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

O uso do sinal indicativo de crase em “à proposta pedagógica da escola" (linhas 6 e 7) é equivocado, já que uma escola pode ter mais de uma proposta pedagógica, o que obrigaria a redação do trecho à construção da ideia de indefinição, sem artigo feminino precedendo “proposta pedagógica".

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.