ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ARCON (PA) (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará) - Auxiliar de Regulação - IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Assinale a alternativa que, na tentativa de reunir em um só período as duas partes que compõem o texto, reproduz uma mensagem compatível com a original.

a)

Acione a Ouvidoria da Arcon-PA, mesmo que você não tenha problemas com serviços regulados e fiscalizados por nossa Agência, a fim de que possamos esclarecer tais dúvidas e conhecer os seus direitos.

b)

Somente quando você tiver alguma dúvida acerca de serviços regulados ou fiscalizados pela Arcon-PA, ligue para a nossa Ouvidoria para que os seus direitos sejam esclarecidos.

c)

Com o intuito de esclarecer as suas dúvidas e conhecer os seus direitos, caso você esteja naquela situação, entre em contato com a Ouvidoria da Arcon-PA.

d)

Caso você tenha problemas com serviços regulados e fiscalizados pela Arcon-PA, entre em contato com a nossa Ouvidoria para esclarecer dúvidas e conhecer os seus Direitos.

e)

Os seus problemas com serviços prestados pela Arcon-PA serão resolvidos assim que você acionar a nossa Ouvidoria para tirar dúvidas e conhecer os seus direitos.

2 -

Considerando como referência o significado com o qual as palavras e expressões foram empregadas no texto, assinale a alternativa correta.

a)

O vocábulo empregos não mantém relação de sinonímia com o sublinhado no período “Problemas com serviços regulados e fiscalizados pela Arcon-PA?".

b) Ao utilizar a construção “Esclareça dúvidas”, o emissor espera que o respectivo público-alvo entenda que a Ouvidoria da Arcon-PA tornará as dúvidas mais claras.
c)

Se o emissor resolvesse substituir a forma verbal “pode" pela construção tem que, o sentido da expressão “pode ajudar" seria preservado.

d)

A redação Conheça dúvidas e esclareça os seus direitos. tem o mesmo sentido do período “Esclareça dúvidas e conheça os seus direitos.".

e)

O vocábulo “disposição", antônimo de indisposição, expressa ideia de ânimo, empolgação ou felicidade por poder auxiliar alguém.

Texto II

3 -

De acordo com as informações do texto e as relações entre elas, assinale a alternativa correta.

a) O trecho que vai de “Um estado” (linha 1) até “de todo o Brasil” (linha 3) contém informações que esclarecem totalmente a mensagem do título.
b) A maior riqueza em mananciais de todo o Brasil encontra-se no Pará.
c) Mais da metade dos municípios do Pará utilizam os rios como rede hidroviária.
d) No Pará existem 108 portos que servem para a importação e a exportação de mercadorias, bem como para a locomoção nacional e internacional de pessoas.
e) Alguns dos portos da Companhia Docas do Pará encontram-se, em relação aos demais existentes no Brasil, em uma posição privilegiada para o transporte internacional de mercadorias.
4 -

Considerando as relações sintáticas que envolvem o texto e o emprego dos sinais de pontuação, assinale a alternativa correta.


a)

O autor poderia substituir a redação “Um estado dentro d'água. É assim que muitos consideram o Pará, situado na Região Norte do País, área mais rica em mananciais de todo o Brasil." (linhas de 1 a 3) pela construção Situado na Região Norte do País, área mais rica em mananciais de todo o Brasil, muitos consideram o Pará da seguinte maneira. Um estado dentro d'água., pois o emprego do ponto entre enunciados é recomendado quando se quer introduzir um termo de valor explicativo.

b)

O termo “situado na Região Norte do País" (linha 2) funciona como aposto, portanto poderia ser substituído corretamente pela oração subordinada adjetiva que está situado na Região Norte do País contanto que as vírgulas utilizadas para isolá-lo fossem excluídas.

c) O adjunto adverbial “Hoje” (linha 3), por estar deslocado para o início da oração, explica a obrigatoriedade do uso da vírgula no período.
d) O uso da vírgula estaria correto logo após o sujeito “73 dos 143 municípios” (linha 5).
e)

O autor poderia substituir o trecho “De frente para a Europa, a meio caminho dos Estados Unidos e do Caribe," (linhas 9 e 10) pela redação Por estar de frente para a Europa e a meio caminho dos Estados Unidos e do Caribe, pois ela estaria totalmente correta quanto ao emprego da vírgula.

Texto III

5 -

Considerando a relação entre as informações do texto e o modo como estão organizadas, assinale a alternativa correta.

a) O período que se inicia com “Entre os dias 29 de março e 2 de abril” (linhas 3 e 4) apresenta uma informação que se opõe ao que é declarado no período anterior.
b) No período de 29 de março a 2 de abril, feriado prolongado da Semana Santa, mais de 1,3 mil veículos que realizam o transporte intermunicipal de passageiros foram abordados e fiscalizados pela Arcon-PA.
c) Apenas quatro veículos, durante cinco dias, foram apreendidos pela operação da Arcon-PA.
d) Considerando que o segundo parágrafo apresenta os argumentos que justificam a opinião defendida pela autora no primeiro parágrafo, é correto afirmar que o texto é, predominantemente, dissertativo.
e) Como a intenção da autora é registrar informações que caracterizam o transporte oferecido à população paraense, ela faz uso exclusivamente da descrição
6 -

Acerca das questões linguísticas do fragmento “um deles era um ônibus que fazia viagens irregulares para a localidade de Cumaru, no município de Inhangapi, no nordeste paraense.” (linhas de 17 a 19), assinale a alternativa correta.

a)

A oração “um deles era um ônibus" poderia ser substituída pela redação um deles se refere à um ônibus, pois o uso do sinal indicativo de crase diante do termo um ônibus é obrigatório.

b)

O uso do sinal indicativo de crase seria opcional caso a preposição “para" fosse retirada do texto.

c)

Os vocábulos “Cumaru" e “Inhangapi", conforme o Novo Acordo Ortográfico, deveriam ser acentuados graficamente por serem oxítonos terminados em vogal. Esse fenômeno também pode ser observado, por exemplo, em “Apeú" (linha 14) e Piauí.

d)

A forma refazia, e não re-fazia, poderia ser empregada de forma apropriada no lugar do vocábulo “fazia", caso o autor desejasse expressar a ideia de que um ônibus fazia de novo viagens irregulares.

e)

O emprego da construção des de Apeú, logo após o vocábulo “irregulares", estaria correto de acordo com a ortografia vigente.

Matemática
7 -

A senha de determinado computador é um número de quatro algarismos distintos formado por elementos do conjunto {1, 2, 4, 5, 8, 9}. Nesse caso, o número de senhas diferentes possíveis é igual a

a)

64.

b) 360.
c)

46.

d) 15.
e) 6.
8 -

Três irmãos, João, Luiz e Olavo, ganharam R$ 2.000,00 de herança. João tem 2 filhos; Luiz, 3 filhos e Olavo, 5 filhos. Eles resolveram dividir a herança de modo proporcional ao número de filhos de cada um. Assim, as partes da herança, em reais, que ficaram para João, Luiz e Olavo são iguais, respectivamente, a

a) 400,700 e 900.
b) 200,600 e 1.200.
c) 300,500 e 1.200.
d) 200,300 e 500.
e) 400,600 e 1.000.
9 -

Uma máquina leva 11,45 horas para terminar uma tarefa e mais 2.400 segundos para realizar outra tarefa. O tempo gasto pela máquina, em minutos, para completar as duas tarefas é

a)

2.411.

b)

687.

c)

727.

d)

40.

e)

700.

Raciocínio Lógico
10 -

Considere as proposições a seguir.

a + b = u → a = z + w

a ≠ 5 ∧ u = 12

a = z → b = 7

Sabendo que w=0, é correto inferir que

a)

a + b ≠ 12.

b) b = 7.
c) a = z.
d) a = 5.
e)

z + w ≠ 0.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.