ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Anchieta - SC (Prefeitura Municipal de Anchieta) - Enfermeiro - AMEOSC (Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) - 2018

Enfermagem
1 -

Sobre a teoria de solução de problemas de Faye Abdellah, podemos afirmar que:

a)

Trabalha com enfoque em caracteres ambientais gerais como: iluminação, ruído, higiene ambiental e pessoal, água pura, ambiente externo, utensílios do paciente e aspecto nutricional.

b)

Associa o estado de saúde do cliente aos fatores ambientais, percebidos por meio da observação e coleta de dados.

c)

Define a enfermagem como auxílio ao indivíduo, doente ou sadio, na realização de atividades que contribuam para a saúde, recuperação, ou morte pacifica e tranquila.

d)

Consiste basicamente na ideia de que os indivíduos, quando capazes, devem cuidar de si mesmos, quando existe incapacidade, entre o trabalho do enfermeiro no processo do cuidar.

2 -

Uma das características que compõe a teoria do autocuidado é a teoria do Déficit, é tudo aquilo que o paciente não pode fazer por si e é composta por 3 teorias interrelacionadas: Déficit do Auto Cuidado, Cuidado e Sistema de Enfermagem. A teoria do autocuidado foi desenvolvida pela enfermeira:

a)

Floresta Nightingale.

b)

Dorothea Orem.

c)

Wanda de Aguiar Horta.

d)

Hidelgard Peplau.

3 -

Responda verdadeiro V ou falso F e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta de respostas, de cima para baixo. Segundo a Lei Orgânica de Saúde nº 8080/90 os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, sendo eles: (__) - A alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; (__) - A execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação; (__) - As instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde.

a) V-V-F.
b) V-F-F.
c) F-V-V.
d) F-F-V.
4 -

Segundo o artigo 5º da Lei Orgânica de Saúde, a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde são medidas descritas pela lei como:

a) Objetivos do SUS.
b) Princípios do SUS.
c) Competências do SUS.
d) Deveres do SUS.
5 -

Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que:

a)

Proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva.

b)

São capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.

c)

Possam intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

d)

Destina-se, através das ações de vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

6 -

As infecções nos recém-nascido são hospitalares, com exceção das transmitidas de forma transplacentária e aquelas associadas à bolsa rota superiores a:

a)

4 horas.

b)

6 horas.

c)

12 horas.

d)

24 horas.

7 -

(1) As infecções hospitalares advém, em parte, de situações especiais do corpo humano, as quais causam alterações na condição orgânica e imunológica do paciente/cliente, deixando-os mais suscetíveis, na relação com o ambiente hospitalar, à adquirir infecções (extremos de idade, doenças imunossupressoras, entre outros). (2) Por outro lado, advém desta mesma relação, com a organização do trabalho que se mostra diretamente na ação do trabalhador, que justifica, através da necessidade apresentada pelos indivíduos, a utilização de procedimentos invasivos, no processo de cuidados diretos. Sobre o trecho acima:

a) Apenas a primeira frase está correta.
b) Apenas a segunda frase está correta.
c) As duas frases estão corretas.
d) As duas frases estão incorretas.
8 -

O processo de formação/educação do trabalhador no e pelo trabalho, está para além dos treinamentos formais que, muitas vezes, compõem as ações educativas institucionalizadas, ou seja, está embasado no processo de formação do trabalhador que propicia a reformulação de hábitos, a reflexão, a ação transformadora, uma educação que é contínua no processo de trabalho, que é:

a) Parte dele e que nele se processa.
b) Na maioria das instituições hospitalares, focaliza, prioritariamente, os resultados mais imediatos do trabalho.
c) Uma produção e reprodução constante de conhecimentos.
d) Visualizada a médio e longo prazo.
9 -

Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

“A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade. O profissional de Enfermagem atua com ___________________________ e em consonância com os preceitos éticos e legais, técnico-científico e teórico-filosófico."

a) Respeito.
b) Autonomia.
c) Resolutividade.
d) Dignidade.
10 -

É direito dos profissionais de enfermagem de acordo com o Código de Ética Profissional:

a)

Conhecer, cumprir e fazer cumprir o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e demais normativos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

b)

Comunicar formalmente, ao Conselho Regional de Enfermagem, fatos que envolvam recusa e/ou demissão de cargo, função ou emprego, motivado pela necessidade do profissional em cumprir o presente Código e a legislação do exercício profissional.

c)

Receber vantagens de instituição, empresa, pessoa, família e coletividade, além do que lhe é devido, como forma de garantir assistência de Enfermagem diferenciada ou benefícios de qualquer natureza para si ou para outrem.

d)

Ter acesso às informações relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.