ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Coronel Fabriciano - MG (Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano) - Secretário Escolar - IBGP (Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Sobre o Texto 1, é INCORRETO afirmar que:

a) A noção de “inversão da sala de aula invertida” consiste na defesa das metodologias de ensino e aprendizado voltadas para a centralidade da relação professor-aluno e para a aprendizagem circunscrita ao contexto da sala de aula.
b) Os estudos conduzidos pela Universidade de Stanford concluíram que o método da “reinversão da sala de aula invertida” resultou em ganho cognitivo superior ao da metodologia proposta por Salma Khan.
c) Salma Khan, propositor da sala de aula invertida, critica os métodos tradicionais de ensino, por julgá-los antiquados e desconectados com o atual contexto social e tecnológico.
d) Segundo Paulo Blikstein, o contato inicial com atividades práticas e experiências, vivenciado antes do aprendizado da teoria, pode aumentar em mais de 25% o ganho de aprendizagem dos alunos.
2 -

O argumento de autoridade corresponde à estratégia discursiva na qual o autor busca apoiar ou reforçar sua posição por meio da valorização do saber específico, da fama ou das qualidades do argumentador.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um exemplo de argumento de autoridade extraído do Texto 1.

a) “Quando se tem uma intuição na educação, é preciso fazer uma pesquisa antes de defendê-la. Foi isso que fizemos com a sala de aula invertida. Ela é uma boa ideia, mas, com mais uma inversão no início do processo, pode ficar muito melhor”.
b) “Nos últimos sete anos, suas aulas [as aulas de Salman Khan] foram assistidas quase 230 milhões de vezes – os filhos de Bill Gates são fãs declarados de seu método – e, no ano passado, ele foi considerado pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo”.
c) “A sala de aula invertida vai na direção certa: precisamos de menos aulas expositivas e mais experiências práticas. No entanto, ao não prestar atenção às pesquisas, podemos usar o que é uma boa ideia de um jeito errado."
d) “Se estou aprendendo algo pela primeira vez, a última coisa que quero é outro ser humano na minha frente, esperando que eu entenda. É estressante. O que quero é passar algum tempo com aquilo, repetir, reler, pesquisar e depois começar a formular perguntas”.
3 -

A metodologia intitulada “reinversão da sala de aula invertida”, proposta por Paulo Blikstein, difere da “sala de aula invertida” de Salma Khan porque:

a) Critica a metodologia de Khan, por considerá-la tradicional e autoritária.
b) Incrementa a aula com atividades lúdicas que despertam o interesse dos alunos.
c) Não contém qualquer didática baseada em aulas expositivas.
d) Propõe experimentos e investigações práticas antes de qualquer abordagem teórica.

Texto II

4 -

Leia a charge:

A partir da leitura comparativa entre a charge e o Texto 1, é CORRETO afirmar que a charge:

a)

Complementa os argumentos do Texto 1, reforçando a ideia de que as novas gerações exigem novas práticas pedagógicas e novas concepções de educação.

b)

Discorda do Texto 1, defendendo a tese de que o professor é indispensável para o processo de ensino-aprendizagem.

c)

Justifica o Texto 1, uma vez que o personagem Calvin se manifesta contrário a participar ativamente do processo de aprendizado.

d)

Critica o Texto 1, argumentando a favor de uma educação meritocrática e competitiva.

5 -

A propósito do Texto 1, analise as afirmativas a seguir:

I- O autor do texto defende a utilização da metodologia da sala de aula invertida em substituição integral às metodologias vigentes, centradas na relação professor-aluno e na aula presencial.

II- O autor do texto defende que a metodologia da sala de aula invertida é mais coerente com o contexto atual, que exige maior criatividade e dinamismo por parte de professores e alunos.

III- O autor do texto argumenta a favor da utilização das metodologias ativas, porém considera que a relação de aprendizado entre professor e aluno não deve ser abolida.

IV- O autor do texto critica as metodologias vigentes, considerando-as passivas e arcaicas, porém não apresenta uma alternativa metodológica viável e mais atual.

Estão CORRETAS as afirmativas:

a)

I e III apenas.

b)

II e III apenas.

c)

II e IV apenas.

d)

I e IV apenas.

6 -

As palavras destacadas podem ser substituídas pelos termos que estão entre colchetes, sem alteração do sentido original, EXCETO em:

a)

Segundo Khan, ao contrário do que muitos temem, as videoaulas em casa não diminuem nem a necessidade de um bom professor nem a importância dos momentos presenciais de interação. [SOCIALIZAÇÃO].

b)

O que acontece é uma valorização de ambos, uma vez que os professores usam a tecnologia para humanizar a sala de aula e transformá-la em um espaço de troca. [AQUIETAR].

c)

Enquanto o mundo requer gente criativa e com alta capacidade inovadora, o modelo vigente reforça a passividade. [INÉRCIA].

d)

[...] isso nos permite repensar nossos pressupostos sobre como uma sala de aula ou uma escola pode ser. [CONCEITOS].

7 -

Releia um trecho do Texto 1.

Sobre os termos destacados, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os termos em destaque funcionam como locuções adverbiais de tempo de acordo com a classificação da gramática tradicional.

( ) A posição canônica dos termos em destaque é no final das orações. Nesse caso, seu deslocamento tem como objetivo ressaltar as etapas da pesquisa.

( ) O uso de vírgulas, para separar os termos em destaque cujo função é de realce, não é obrigatório.

( ) Os termos em destaque são fundamentais para construção da coesão do trecho, pois sinalizam temporalmente as etapas da pesquisa, informação essencial para se entender como o trabalho aconteceu.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a)

V F F V.

b)

F F V F.

c)

F V F F.

d)

V V F V.

8 -

Os termos em destaque funcionam como pronomes relativos, EXCETO em:

a)

Se estou aprendendo algo pela primeira vez, a última coisa que quero é outro ser humano na minha frente. [...].

b)

Os vídeos se tornaram tão populares que o educador largou o mercado financeiro para criar a Khan Academy. [...].

c)

[...] professores na mesma sala de aula trabalhando com alunos que têm diferentes idades e graus de habilidade. [...].

d)

Eles foram divididos em dois grupos: metade foi submetida à metodologia da sala de aula invertida e metade ao método que reinverte a sala. [...].

9 -

Em relação ao uso da vírgula, estabeleça a correspondência entre a COLUNA I e a COLUNA II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a)

1 3 2 4.

b)

3 1 2 4.

c)

4 1 2 3.

d)

2 4 3 1.

10 -

O valor semântico da conjunção destacada foi CORRETAMENTE identificado em:

a)

Se estou aprendendo algo pela primeira vez, a última coisa que quero é outro ser humano na minha frente, esperando que eu entenda. [OPOSIÇÃO].

b)

A ideia surgiu quando Khan decidiu gravar vídeos com a explicação narrada ao fundo e números aparecendo em uma lousa para ajudar uma prima. [...] [CONCLUSÃO].

c)

O que acontece é uma valorização de ambos, uma vez que os professores usam a tecnologia para humanizar a sala de aula e transformá-la em um espaço de troca. [EXPLICAÇÃO].

d)

Ela é uma boa ideia, mas, com mais uma inversão no início do processo, pode ficar muito melhor", argumenta Paulo Blikstein. [...] [CONSEQUÊNCIA].

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.