ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Caxias - MA (Prefeitura Municipal de Caxias) - Engenheiro Ambiental - Instituto Machado de Assis (Instituto Machado de Assis) - 2018

Informática
1 -

Considere o seguinte trecho de uma planilha editada no Microsoft Excel 2013 em português:

Nas células B4 e B6 dessa planilha inseriram-se, respectivamente, as fórmulas

= MAIOR(A1:A8;4) e =MOD(A2+A3;4).

Os resultados obtidos nas células B4 e B6 decorrentes da inserção dessas duas fórmulas são, respectivamente,

a)

6 e 4.

b)

3 e 1.

c)

1 e 3.

d)

4 e 9.

2 -

Analise as seguintes afirmativas sobre funções na ferramenta Microsoft Office Excel 2013 (configuração padrão).

I. A função HOJE é útil quando você precisa exibir a data e a hora atuais em uma planilha.

II. A função ARRED arredonda um número para um número especificado de dígitos.

III. A função CONT.VALORES conta o número de células que não estão vazias em um intervalo.

a)

Todos os itens estão corretos.

b)

Apenas os itens I e II estão corretos.

c)

Apenas os itens I e III estão corretos.

d)

Apenas os itens II e III estão corretos.

3 -

Considere as afirmações abaixo sobre navegação na Internet e correio eletrônico:

I. No navegador Google Chrome, um atalho de teclado que permite reabrir a última guia fechada e acessá-la é CTRL + T.

II. Um proxy é um servidor que age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores. No Firefox as configurações de conexão para usar um servidor proxy podem ser definidas no botão .

III. Webmail é um serviço de e-mail que permite ao usuário enviar e receber mensagens usando um navegador de internet.

a)

Apenas os itens II e III estão corretos.

b)

Apenas os itens I e II estão corretos.

c)

Apenas o item I está correto.

d)

Todos os itens estão corretos.

4 -

Sobre conceitos de proteção e segurança da informação, malwares e pragas virtuais, julgue os itens abaixo:

I. Screenlogger é um tipo de spyware usado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais.

II. Worm é um programa ou parte de um programa de computador, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

III. Um firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.

a)

Apenas os itens I e III estão corretos.

b)

Apenas os itens II e III estão corretos.

c)

Apenas o item I está correto.

d)

Todos os itens estão corretos.

Engenharia Ambiental
5 -

A respeito da escrituração e elaboração de demonstrações financeiras, inclusive a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado e divulgação de fatos relevantes da empresa, a Saneago está sujeita às normas de qual órgão do governo?

a) Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
b) Banco Central do Brasil – BACEN.
c) Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
d) Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE.
6 -

O tratamento de água acontece em etapas e envolve processos químicos e físicos. Qual a primeira etapa desse processo, no qual o primeiro produto químico a entrar em contato com a água é o o Sulfato de Alumínio ou o Cloreto de Polialumínio (PAC), tendo como objetivo aglomerar as partículas para que, aderindo umas às outras, formem flocos?

a) Floculação.
b) Coagulação.
c) Decantação.
d) Flotação.
7 -

Sobre a legislação regulatória que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, assinale a alternativa incorreta:

a) A utilização de recursos hídricos na prestação de serviços públicos de saneamento básico, inclusive para disposição ou diluição de esgotos e outros resíduos líquidos, é sujeita a outorga de direito de uso, nos termos da Lei.
b) A universalização do acesso é um dos princípios fundamentais dos serviços públicos de saneamento básico.
c) O lixo originário de atividades comerciais, industriais e de serviços cuja responsabilidade pelo manejo não seja atribuída ao gerador pode, por decisão do poder público, ser considerado resíduo sólido urbano.
d) Os recursos hídricos são parte integrante dos serviços públicos de saneamento básico.
8 -

Que método de Avaliação de Impacto Ambiental está representado no quadro abaixo?


a) Superposição de cartas.
b) Simulação.
c) Check-list.
d) Matriz de Interação.
9 -

Com relação aos instrumentos de avaliação de impacto ambiental, Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), assinale a alternativa incorreta:

a) O EIA/RIMA cumpre o princípio da publicidade, pois permite a participação pública na aprovação de um processo de licenciamento ambiental que contenha esse tipo de estudo, através de audiências públicas com a comunidade que será afetada pela instalação do projeto.
b)

A obrigação da elaboração de um estudo de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), na forma de um EIA/RIMA, é imposta apenas para algumas atividades com potencial altamente poluidor pelos órgãos licenciadores competentes (estadual, municipal e o IBAMA) e pela legislação pertinente como a Resolução CONAMA nº 001 de 1986, no âmbito do processo de licenciamento ambiental.

c) O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente são um conjunto, e a diferença entre esses dois documentos é que apenas o EIA é de acesso público, pois o RIMA contém maior número de informações sigilosas a respeito da atividade. Assim, o texto do EIA deve ser mais acessível ao público e instruído por mapas, quadros, gráficos e tantas outras técnicas quantas forem necessárias ao entendimento claro das consequências ambientais do projeto.
d) O conteúdo de um EIA/RIMA é estipulado por termo de referências dos órgãos ambientais competentes e pela legislação pertinente.
10 -

Sobre o uso de Biossólidos na agricultura, não é correto afirmar que:

a) Não é aconselhável que o tratamento de efluentes para fins de produção agrícola seja realizado até o nível secundário, pois nesse nível, apesar de haver significativa redução da carga orgânica, não existirá concentração de macro e micronutrientes essenciais para o desenvolvimento das culturas agrícolas.
b) O lodo de esgoto é caracterizado por alterar as propriedades físicas do solo, melhorando sua densidade, porosidade e capacidade de retenção de água.
c) A compreensão do comportamento do biossólido no solo e sua influência na qualidade sanitária das plantas proporcionará maior confiabilidade na sua utilização, garantindo que a biota, assim como as características físicas e químicas do solo, não sejam prejudicadas. A interação do biossólido com a biota do solo deverá ser um fator fundamental na redução do nível de patógenos do produto.
d) O lodo de esgoto melhora o nível de fertilidade do solo, elevando o pH, diminuindo o teor de alumínio trocável, aumentando a capacidade de troca de cátions (CTC) e a capacidade de fornecer nutrientes para as plantas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.