ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SES-DF (Secretaria de Estado da Educação - Distrito Federal) - Físico - IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) - 2018

Atualidades
1 -

Uma das mais importantes características de Brasília é o fato de que a capital brasileira não é apenas uma cidade com uma proposta urbanística moderna, mas possui também um papel geoeconômico e ideológico facilmente identificado no(a)

a)

respectivo papel econômico centralizado nas atividades industriais.

b)

autossuficiência agrícola estabelecida na região metropolitana, exportando o excedente para outras Unidades da Federação.

c)

priorização das atividades manufatureiras, atraídas pela abundância de matérias-primas.

d)

ênfase dada ao setor de atividades econômicas primárias, especialmente a mineração.

e)

respectiva vocação política e na predominância das atividades do setor terciário.

2 -

A região central de Brasília registrou, no dia 2 de abril de 2018, significativos tremores de terra, sentidos em vários prédios da região. Esse fenômeno natural causou certo pânico e a imediata desocupação, por parte de trabalhadores e residentes de Brasília, dos principais prédios localizados na capital federal.

A esse respeito, assinale a alternativa que indica a causa do fenômeno sentido em Brasília.

a)

Atividade vulcânica na região circunvizinha de Brasília.

b)

Tempestade de meteoritos.

c)

Movimentação da massa de ar continental equatorial.

d)

Movimentação de placas tectônicas.

e)

Terremoto cujo epicentro foi localizado no continente africano.

Radiologia
3 -

Acerca do processo de decaimento beta, assinale a alternativa correta.

a) A probabilidade de transição beta depende da diferença de energia e das características físicas (números quânticos) entre os estados inicial e final.
b) Na maioria dos casos, ocorre a transição beta diretamente para o estado fundamental do núcleo-filho.
c) Para alguns nuclídeos, a transição beta gera o núcleo filho em estado excitado.
d) O estado fundamental, após uma emissão beta, é atingido por meio de transições alfa.
e) O espectro beta observado na medição de uma amostra constitui a escolha de um dos espectros das diversas transições beta ocorridas.
4 -

Com relação à interação dos nêutrons com a matéria, assinale a alternativa correta.

a) Assim como a radiação gama, as radiações secundárias, resultantes da interação de nêutrons com a matéria, são frequentemente núcleos de recuo.
b) Assim como a radiação beta, o nêutron tem facilidade de interagir com o núcleo atômico e, às vezes, ativá-lo.
c) A secção de choque representa somente uma probabilidade de interação, sendo seu valor igual à área geométrica de impacto nuclear.
d) A secção de choque macroscópica total é a probabilidade de o nêutron sofrer espalhamento ou captura, por unidade de comprimento.
e) O material para a blindagem de nêutrons deve ter elevado número atômico.
5 -

A respeito das interações das radiações com o tecido biológico, assinale a alternativa correta.

a) Da energia transferida pela radiação ao tecido, uma pequena parte induz excitações cujas consequências são menores que as de ionização.
b) Dos danos celulares, os mais importantes são os relacionados à molécula do DNA, cujas lesões podem ser quebras simples e duplas da molécula, ligações cruzadas, alterações nos açúcares ou em bases.
c) As aberrações cromossômicas são o resultado de danos no DNA, principalmente em razão das quebras simples dessa molécula, gerando os dicêntricos ou os anéis.
d) As células danificadas podem morrer ao tentar se dividir, ou conseguir realizar reparos mediados por vitaminas.
e) Um reparo da molécula de DNA propenso a erros dará origem a mutações na sequência de bases ou rearranjos simples.
6 -

No que se refere aos efeitos biológicos provocados pela radiação, assinale a alternativa correta.

a) As mudanças na molécula de DNA podem resultar em um processo conhecido como metástase.
b) O surgimento de células irradiadas pode induzir o sistema imunológico a eliminá-las ou bloqueá-las.
c) Células sobreviventes à radiação irão se adaptar por causa de modificações estimuladas por substância cancerígena.
d) Em um tecido onde as células componentes vivem aleatoriamente diferentes fases, as consequências das interações de uma mesma radiação são iguais em locais diferentes do mesmo tecido.
e) Após período de latência, se as células danificadas persistirem na reprodução, superando as dificuldades de divisão celular, os possíveis desvios de percurso em razão de diferenciações e mecanismos de defesa do organismo, surge o tumor cancerígeno.
7 -

Quanto aos efeitos determinísticos da radiação ionizante, assinale a alternativa correta.

a) Surgem do dano nas células do corpo, e o efeito aparece na própria pessoa irradiada. Dependem da dose absorvida, da taxa de absorção da energia da radiação, da região e da área do corpo irradiada.
b) São efeitos que surgem no descendente da pessoa irradiada, como resultado do dano produzido pela radiação em células dos órgãos reprodutores, as gônadas.
c) Variam com a frequência em que um dado efeito, definido como condição patológica reconhecível, aumentando em função da dose, em uma população de indivíduos com diferentes susceptibilidades.
d) Os primeiros efeitos biológicos causados pela radiação, que ocorrem em um período de poucas horas até algumas semanas após a exposição, são denominados efeitos determinísticos, como, por exemplo, a radiodermite.
e) São efeitos em que a probabilidade de ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida.
8 -

Acerca do princípio da justificação de proteção radiológica, assinale a alternativa correta.

a) Qualquer atividade envolvendo radiação ou exposição deve ser justificada em relação a outras alternativas e produzir um benefício líquido positivo para a sociedade.
b) As doses individuais de indivíduos do público não devem exceder os limites primários anuais de dose efetiva, estabelecidos pela Norma CNEN-NN-3.01.
c) A justificação de dose para efeitos estocásticos é fundamentada no princípio de que o detrimento deve ser igual, seja para irradiação uniforme de corpo inteiro, seja para irradiação não uniforme.
d) O princípio básico da justificação estabelece que todas as exposições devem ser mantidas tão baixas quanto razoavelmente exequíveis.
e) Os esforços envolvidos na proteção e o detrimento da radiação podem ser considerados em termos de custos; dessa forma, uma justificação em termos quantitativos pode ser realizada com base em uma análise custo-benefício.
9 -

Em relação às grandezas radiológicas, assinale a alternativa correta.

a) Muitas grandezas radiológicas diferentes possuem a mesma unidade; por exemplo, a dose absorvida e o kerma são medidos em sievert (Sv), já a dose equivalente, a dose efetiva e a dose equivalente comprometida são avaliadas em gray (Gy).
b) A exposição de um material radioativo é expressa pelo quociente entre o número médio de transformações nucleares espontâneas e o intervalo de tempo decorrido.
c) Uma transformação por segundo significa a emissão de uma radiação por segundo.
d) Atividade é o quociente entre dQ por dm, em que dQ é o valor absoluto da carga total de íons de um dado sinal, produzidos no ar, quando todos os elétrons (negativos e positivos) liberados pelos fótons no ar, em uma massa dm, são completamente freados no ar.
e) A grandeza Exposição só pode ser definida para fótons X ou gama.
10 -

A respeito da blindagem como fator de proteção ambiental, assinale a alternativa correta.

a) O comportamento de atenuação de nêutrons rápidos é logarítmico.
b) Os materiais utilizados para blindagem de nêutrons normalmente são de baixo número atômico Z, para evitar o espalhamento inelástico.
c) Para blindar partículas carregadas, é utilizado material de elevado número atônico.
d) Para uma fonte intensa de radionuclídeos emissores beta, blindam-se as radiações com uma espessura adequada de PVC, acrílico ou teflon e, posteriormente, coloca-se o frasco dentro de outro de chumbo.
e) Para o cálculo de blindagens de instalações mais complexas, como, por exemplo, as de braquiterapia, o procedimento de cálculo é bastante diferente da determinação de blindagem de uma fonte puntiforme ou feixe colimado paralelo.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.