ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Colégio Pedro II (Colégio Pedro II) - Enfermeiro - Colégio Pedro II (Colégio Pedro II) - 2018

Informática
1 -

No Microsoft Word 2013, há três arquivos envolvidos na criação e impressão de cartas usando o processo de mala direta.

São eles:

a) documento principal, lista de endereçamento e documento mesclado.
b) documento de correspondência, destinatários e mala direta.
c) conteúdo, lista de endereçamento e mala direta.
d) carta, destinatários e mala direta.
2 -

Para criar uma lista suspensa no Excel 2013, deve-se selecionar onde se pretende que o menu suspenso seja exibido e realizar a seguinte sequência e comandos:

a)

Clicar em Dados => Escolha Lista => Clicar no botão Fonte => Selecionar os itens que vão aparecer no menu suspenso => Pressionar ENTER => Clicar no botão OK.

b) Clicar em Dados => Validação de Dados => Escolha Lista => Selecionar os itens que vão aparecer no menu suspenso => Pressionar ENTER => Clicar no botão OK.
c) Clicar em Dados => Validação de Dados => Clicar no botão Fonte => Selecionar os itens que vão aparecer no menu suspenso => Pressionar ENTER => Clicar no botão OK.
d) Clicar em Dados => Validação de Dados => Escolha Lista => Clicar no botão Fonte => Selecionar os itens que vão aparecer no menu suspenso => Pressionar ENTER => Clicar no botão OK.
Pedagogia
3 -

De acordo com o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), é correto afirmar que

a) o ensino deverá observar os princípios da cidadania, do pluralismo partidário e de concepções pedagógicas.
b) esta lei estabelece como princípios a valorização do profissional da educação e gestão democrática do ensino público e privado.
c) a inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo ministro da Educação.
d) a Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino fundamental incluirá, de forma obrigatória, estudos e práticas de Educação Física, Artes, Sociologia, Filosofia, Matemática, Linguagens e suas tecnologias, com duração de 9 (nove) anos.
Enfermagem
4 -

A implantação e o uso do prontuário eletrônico do paciente nos serviços de saúde é fruto dos avanços e da disponibilidade de soluções tecnológicas de guarda, manuseio e processamento de dados na área da saúde. De acordo com a Resolução COFEN n°429/2012:

I. Todo enfermeiro deverá ter sua assinatura digital registrada no prontuário eletrônico do paciente, de modo a garantir a integridade e autenticidade do arquivo eletrônico.

II. O uso do prontuário eletrônico do paciente para registro de informações relativas à prestação de cuidados é vedado ao técnico de enfermagem.

III. Apenas o diagnóstico de enfermagem e as ações/intervenções propostas na consulta de enfermagem devem ser registrados no prontuário eletrônico do paciente.

IV. A cópia impressa dos documentos relativos à assistência ao paciente, como plano de cuidado da enfermagem e receituário, obrigatoriamente deve conter a identificação profissional e a assinatura do responsável pela anotação.

Estão corretas

a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) III e IV.
5 -

Uma mulher de 43 anos, sedentária, procura uma unidade de saúde para consulta de rotina. Ela informa ao enfermeiro que tem seus valores de pressão arterial variando de 130/85 a 139/89 mmHg. Após avaliação, considerando os achados da anamnese, do exame físico e de exames complementares, constatou-se que a usuária apresenta baixo risco cardiovascular.

Corresponde à conduta a ser adotada pelo enfermeiro

a) promover estratégias que visem a um estilo de vida saudável e agendar uma próxima consulta para dali a um ano, quando o risco cardiovascular deverá ser reavaliado.
b) agendar consulta para dali a três meses, a fim de reavaliar o risco cardiovascular e, mantendo-se os níveis pressóricos, referenciar a usuária para consulta médica.
c) encaminhar a usuária para ações coletivas de educação em saúde e solicitar retorno em seis meses, quando o risco cardiovascular deverá ser reavaliado.
d) repetir a aferição de pressão arterial em uma semana e, mantendo-se os valores pressóricos, referenciar a usuária para avaliação médica.
6 -

Um enfermeiro da Estratégia Saúde da Família, visando a rastrear casos de meningite infecciosa em uma escola, realizou uma série de ações educativas e de atendimento aos casos que apresentaram sinais não específicos, como febres, vômitos em jato e cefaleias intensas.

Além das manifestações apresentadas, o profissional deve dar atenção aos sinais específicos, que podem estar associados a casos de irritação meníngea, como a rigidez na nuca e os sinais de

a) Chvostek e Trousseau.
b) Brudzinski e Kerning.
c) Babinski e Romaña.
d) Faget e Koplik.
7 -

Um enfermeiro da Unidade Básica de Saúde foi abordado por um adolescente de 17 anos, sexo masculino, referindo a necessidade de uma consulta, pois observou o aparecimento espontâneo de uma ulceração genital, indolor e não exsudativa, há cerca de dois dias. Ao ser questionado, o jovem negou presença de lesões vesiculares em momentos que antecederam o aparecimento da lesão.

Considerando que a unidade não conta com testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, o enfermeiro, conjuntamente à equipe multiprofissional e por meio da abordagem sindrômica, deve tratar

a)

sífilis e cancroide.

b)

herpes genital e sífilis.

c)

cancroide e donovanose.

d)

herpes genital e danovanose.

8 -

A determinação de que “a saúde é direito de todos e dever do Estado" foi uma conquista da Reforma Sanitária manifestada na Constituição Federal Brasileira de 1988, assim como também na formulação da proposta do Sistema Único de Saúde (SUS), que, por meio da Lei nº 8.080/1990, concebeu o propósito de ser instrumento para garantir o cumprimento do dever do Estado e de proporcionar saúde e bem-estar a todos os brasileiros.

Sobre a operacionalização e organização do SUS, podemos afirmar que este se organiza

a)

pelo acesso universal e equânime em diferentes níveis de complexidade, com base nas diretrizes de atendimento integral, descentralização e participação comunitária.

b)

com base na participação do sistema privado, de forma complementar, em diferentes níveis de complexidade, no atendimento integral e na participação comunitária.

c)

em rede hierarquizada e regionalizada, com base nas diretrizes de descentralização, atendimento integral e participação da comunidade.

d)

com base nas diretrizes doutrinárias de universalidade, integralidade e equidade, em diferentes níveis de complexidade.

9 -

No SUS, a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde/doença no Brasil e contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde.

Com base na Política Nacional de Promoção da Saúde (2014), é correto afirmar que

a) as ações de promoção da saúde são pautadas na concepção de saúde como uma produção individual, estando atreladas, portanto, à mudança de comportamento dos indivíduos e à adoção de hábitos de vida saudáveis.
b) a promoção da saúde foi uma estratégia elaborada com o objetivo de reduzir custos para o sistema de saúde brasileiro no curto prazo, não incidindo de forma duradoura no combate às iniquidades em saúde no Brasil.
c) a construção de ações de promoção da saúde depende da discussão e da produção intersetorial de saberes, ou seja, entre os serviços de saúde dos níveis primário, secundário e terciário.
d) o estímulo à adoção de modos de viver não violentos e o desenvolvimento de uma cultura de paz no Brasil podem ser considerados ações de promoção da saúde.
10 -

As boas práticas em vacinação têm sido exigidas ao enfermeiro no âmbito da saúde coletiva como uma contribuição importante para a vigilância em saúde.

Sobre os conhecimentos gerais em vacinas, é correto afirmar que

a)

criança com seis meses de idade, sem história vacinal, deverá receber a BCG, a pentavalente, a pólio inativada e a rotavírus humano.

b)

comunicante de portador da hepatite B deve ser vacinado contra a hepatite B, com esquema de quatro doses, devido ao maior risco de adoecimento.

c)

criança com até 18 meses de idade, filha de mãe com HIV, pode ser vacinada com BCG, se estiver assintomática e sem sinais de imunodeficiência.

d)

adolescentes imunocomprometidos têm contraindicação para a vacina contra HPV- 6,10,16 e 17, aumentando a probabilidade de câncer de colo uterino e verrugas genitais.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.