ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) - Analista de Gestão - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

1 -

De acordo com o texto, o título do livro Crítica da Razão Negra refere-se a

a) uma série de objeções às políticas identitárias, que, ao tentar reverter a lógica escravocrata do período colonial, terminam por reafirmá-la em um conjunto de identidades minoritárias, exemplificado por noções como “afro-americano” e “afro-caribenho”.
b) um conjunto de críticas, seja aos regimes escravocratas, seja ao posterior capitalismo, que se apropria de diferentes noções de raça para forjar uma compreensão do negro como mercadoria.
c) uma crítica, seja ao modo como uma lógica escravocrata operou a coisificação do negro, seja à suposta retomada de sua autonomia enquanto ser humano, apropriando-se da imagem de raça que o regime capitalista forjou.
d) momentos históricos distintos: o primeiro relacionado à desumanização do negro, que passa a ser visto como mercadoria; o segundo, à reafirmação da humanidade por parte dos que foram objetificados.
e) períodos conflitantes do processo escravocrata: seja seu início, com o capitalismo, que fabrica as noções de raça e cor, seja no presente, em que tais noções são esvaziadas de sentido, a ponto de cogitarem-se ações contra o racismo reverso.
2 -

No contexto, com a frase o racismo tal como se desenvolveu no mundo moderno, implica a existência de mecanismos institucionais coercivos na atribuição de uma identidade (último parágrafo), o entrevistado chama atenção para

a) o fato de o racismo estar ligado a relações de força institucionalizadas responsáveis por sua conformação, e não por atos de indivíduos isolados.
b) a caracterização do racismo como um somatório de atitudes individuais, a ponto de, em determinado momento, existir a possibilidade, por exemplo, de racismo contra brancos.
c) a possibilidade de coexistência de dois racismos, seja o institucional, contra negros, seja o que ocorre em manifestações isoladas, contra estrangeiros.
d) o complexo modo de operar das instituições que fizeram uso econômico do racismo e que agora prescindem da distinção entre brancos e negros para fomentar o capital.
e) o fato de que o mundo moderno criou uma engrenagem intrincada a fim de dissimular o racismo, a ponto de atribuir a indivíduos isolados uma prática, em verdade, estrutural.
3 -

Quanto ao uso do hífen no texto, é correto afirmar que:

a)

no termo “re-balcanização" (2º parágrafo), embora contrário às regras vigentes, o hífen presta-se a conferir relevo e a indicar que o substantivo foi cunhado por Achille Mbembe.

b)

na composição de termos que indicam origem, como em “Afro-Americano" (1º parágrafo), o hífen atribui maior importância ao que inicia o vocábulo, a ponto de indicar, no contexto, uma identidade valorizada pelo entrevistado.

c)

na composição de dois substantivos como “homem-mercadoria" (1º parágrafo) forma-se um termo de significado novo, de modo a indicar, neste caso, a depreciação do homem a ponto de ser comercializado.

d)

na justaposição, como ocorre em “homem-coisa" (1º parágrafo), o hífen tem a função de hierarquizar os termos componentes, variando em número, por regra, apenas o primeiro: “homens-coisa".

e)

na justaposição de termos, como ocorre em “Afro-Caribenho", ainda que o hífen tenha servido para ressaltar um atributo dual, trata-se de equívoco, uma vez que a norma vigente exclui o hífen quando não ocorre encontro de duas vogais semelhantes.

4 -

As frases abaixo referem-se à pontuação do texto.

I. Em Porque isso pressupõe que se nos confrontamos (3º parágrafo), caso se acrescente uma vírgula imediatamente após “que", isola-se corretamente uma oração intercalada.

II. Em “estado de sítio": uma série de garantias (2º parágrafo), os dois-pontos podem ser substituídos por vírgula seguida de “pois", já que se segue uma explicação.

III. Em Não quero dizer que os não brancos (último parágrafo), pode-se substituir “que" por dois-pontos mantendo-se o sentido e a correção.

Está correto o que consta em

a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, apenas.
d) III, apenas
e) I, II e III.
5 -

que se presume não ser só uma (1º parágrafo)

que devolvem e endossam essa responsabilidade (1º parágrafo)

que o define (3º parágrafo)

Os pronomes sublinhados acima referem-se respectivamente a:

a) humanidade − responsáveis − vocábulo
b) definição − daqueles − vocábulo
c) definição − responsáveis − problema
d) humanidade − daqueles − problema
e) humanidade − daqueles − vocábulo
6 -

Mantendo-se o sentido, uma nova redação ao segmento A detenção de pessoas que supõem tratar-se de inimigos vulgarizou-se (2º parágrafo), adequada às normas gramaticais, encontra-se em

a) A detenção de pessoas que se tratam de inimigos passou a ser contumaz.
b) Tornou-se comum a detenção de pessoas que se supõe serem inimigos.
c) Prender pessoas supostamente tratadas como inimigos tornou-se vulgar.
d) Pessoas que se consideram inimigos passaram a ser detidas vulgarmente.
e) Tornou-se supostamente corriqueiro deterem-se pessoas que se tratam de inimigos.
7 -

Em qualquer coisa de estranho neste tipo de raciocínio (3º parágrafo), o segmento em destaque tem função sintática equivalente ao que se encontra sublinhado em:

a)

sendo apenas uma, não pode ser nada mais do que uma coisa

b)

a retomada do discurso daqueles que foram “catalogados"

c)

garantias jurídicas fundamentais que permitiam assegurar

d)

o conjunto de discursos que afirmam quem é este homem-objeto

e)

Creio que o presidente faria melhor

8 -

Em Se os países africanos suprimirem a palavra “pobreza", ela desaparece?, mantêm-se a adequada correlação entre os verbos substituindo-os respectivamente por:

a) tenham suprimido − desaparecera
b) suprimam − desapareça
c) tem suprimido − tinha desaparecido
d) teriam suprimido − há de desaparecer
e) suprimissem – desapareceria
9 -

Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido, nos segmentos ... sendo apenas uma... e ... buscando a reafirmação da sua humanidade... (1º parágrafo), os verbos sublinhados podem ser corretamente substituídos por:

a) uma vez que é − que busquem
b) desde que seja − conforme se busque
c) enquanto é − contanto que se busque
d) enquanto é − de maneira a buscar
e) desde que seja − caso busquem

Texto II

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

10 -

De acordo com o texto,

a) em decorrência de uma dubiedade no plano dos valores, que separa o plano da efetividade de um outro plano, o ideal, o preconceito racial no Brasil ganha uma roupagem dissimulada, o que o autor chama de “preconceito de não ter preconceito”.
b) o fato de se manter, no Brasil, a liberdade no plano das ideias, fez com que não se chegasse a extremos, como em outros países, e o “preconceito de cor”, como é referido pelo autor, não se tornasse efetivo, mas sim permanecesse encoberto.
c) o desdobramento de uma oposição – o caráter ultrajante da ação sofrida e o caráter degradante da ação praticada – confere ao Brasil uma posição singular em relação ao “preconceito de cor”, que é mais sentido do que manifestado, uma vez que em nenhum momento deixa de ser condenado de modo irrestrito.
d) o branco, ao tornar-se mais consciente de sua realidade social, passa a condenar as atitudes racistas, em consonância com seu pensamento, com a liberdade e o decoro sociais, ainda que se esteja longe de resolver o problema da discriminação no Brasil.
e) a herança colonial caracterizou um regime social, no Brasil, que se acomodou ao racismo, a ponto de apenas no fim da década de 1960, quando é escrito o texto, medidas resolutivas serem postas em prática, deixando o plano ideal e ganhando efetividade.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.