ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Blumenau - SC (Prefeitura Municipal de Blumenau) - Professor - Educação Especial - FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) - 2018

Atualidades
1 -

Leia e complete a lacuna: O Porto de ________________ terminou o primeiro semestre/18 com crescimento de 75% no volume de con-têineres movimentados. O aprofundamento do canal de acesso ao porto permitiu que os navios chegassem e saíssem mais carregados. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

a)

Itajaí

b)

São Francisco

c)

Itapoá

d)

Imbituba 

e)

Navegantes (PORTONAVE)

2 -

Pelo segundo ano, ela é curadora artística do Festival de Dança de Joinville. Desde 1980, quando foi nomeada primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, é a principal refe-rência da dança clássica. A descrição se refere a:

a) Bibi Ferreira.
b) Tomie Otake. (C) Deborah Colker.
c) Ana Botafogo.
d) Cecília Kerche.
3 -

“O bem-estar é bastante afetado por alta desigualdade, tanto em termos de renda quanto de oportunidades. Transferências públicas bem direcionadas, combinadas com melhorias na educação e na saúde, são a chave para o crescimento inclusivo". (OCDE, 2018) Fonte: OCDE. Relatórios Econômicos OCDE: Brasil 2018. Organi-zação para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Éditions OCDE, Paris.

(Disponível em <http://dx.doi.org/10.1787/9789264290716-pt> Acesso em 25 jul 2018.)

Ao encontro do exposto e com base no relatório apresentado, é correto afirmar:

a) Brasil continua sendo um dos países mais desiguais do mundo.
b) Metade da população tem acesso a, aproximadamente, 60% do total da renda familiar enquanto a outra metade tem acesso a 40%.
c) Graves desigualdades continuam a colocar homens, minorias raciais e idosos em desvantagem.
d) Homens estão mais propensos a desempenhar trabalho informal.
e) Trabalhadores homens recebem, aproximadamente, 1/4 a mais do que as mulheres.
Pedagogia
4 -

Considerando o Anexo III da Lei Complementar N. 662/2007, referente ao cargo de Professor, é possível afirmar que a habilitação mínima - Magistério Normal de Nível Médio - é admitida para: I- Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundamental. II- Professor de Educação Especial. III- Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental. IV- Educação de Jovens e Adultos. Está(ão) correto(s):

a) Apenas I e II.
b) Apenas I, II e IV.
c) Apenas IV.
d) Apenas I.
e) Apenas II.
5 -

Com base no Anexo III, da Lei Complementar N. 662/2007, assinale a alternativa que se refere à atribuição do Professor:

a) Estimular o aperfeiçoamento e a atualização do corpo docente, incentivando a participação em cursos de formação, grupos de estudo, reuniões, palestras, simpósios, seminários e fóruns, a fim de contribuir para o crescimento pessoal e profissional.
b) Planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, estabelecendo conteúdos mínimos por série, atividades periódicas, cronograma, estratégias, entre outros, a fim de ajustá-lo ao Projeto Político-Pedagó-gico.
c) Sugerir à Direção a compra ou recuperação de materiais, equipamentos e recursos pedagógicos necessá-rios à prática pedagógica eficaz.
d) Assegurar a aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos Parâmetros Curriculares Nacionais como referência da proposta pedagógica da escola.
e) Buscar apoio com profissionais especializados, possibilitando ao corpo docente atuar com portadores de necessidades especiais, visando ao atendimento com qualidade.
6 -

Assinale a alternativa que indica uma atribuição específica do Professor:

a) Elaborar o Projeto Político-Pedagógico da Escola.
b) Planejar os processos de eleição desencadeados na unidade escolar.
c) Zelar pela aprendizagem dos alunos.
d) Orientar seus pares na realização de autoavaliação
e) Assegurar a regularidade da vida escolar do aluno.
7 -

No âmbito da educação especial, uma escola inclusiva é aquela que: I- Garante a acessibilidade arquitetônica do ambiente físico. II- Busca superar as barreiras arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais, programáticas e metodológicas que limitam a participação e aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial. III- Preocupa-se com os aspectos arquitetônicos e comunicacionais que prejudicam a participação e aprendizagem de, exclusivamente, pessoas com deficiência física, auditiva e visual. IV- Elimina todas as barreiras que limitam o desenvolvimento do público-alvo da educação especial, com exce-ção dos estudantes com altas habilidades e superdotação. V- Garante a presença de um professor de apoio para cada aluno público-alvo da educação especial. VI- Promove as condições para a inclusão do estudante em todas as atividades escolares. Estão corretas as afirmações:

a) I, II e VI.
b) II e III.
c) I, II, V e VI.
d) III, IV e V.
e) I, II, III, IV e VI.
8 -

São consideradas barreiras no processo de inclusão de pessoas com deficiência:

a) Qualquer entrave ou obstáculo físico que limite ou impeça a mobilidade da pessoa com deficiência física.
b) Qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos.
c) Comportamentos comprovadamente discriminatórios que prejudiquem a participação da pessoa com defici-ência em ambientes públicos.
d) Atitudes ou comportamento discriminatório que limite ou impeça, exclusivamente, a participação política da pessoa.
e) Apenas os obstáculos físicos em ambientes educacionais.
9 -

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), é correto afirmar que:

a) A educação especial define-se como uma modalidade interdisciplinar de ensino que perpassa a educação básica em suas diferentes modalidades, realiza o atendimento educacional especializado.
b) A educação especial é uma modalidade transversal de ensino que perpassa a educação básica.
c) Ocorre por meio do atendimento educacional especializado, pela oferta de recursos e serviços educacionais aos estudantes com necessidades educacionais especiais em turmas separadas das turmas comuns do ensino regular.
d) A Educação Especial é transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.
e) A educação especial é uma modalidade de ensino que deve ser ofertada por instituições especializadas em atendimento educacional especializado.
10 -

Com base nas atuais políticas de Educação Especial e na Lei Brasileira de Inclusão ou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, promulgado em 2015, ‘pessoa com deficiência’ é aquela:

a) Que tem impedimento de longo, médio ou curto prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com a família, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
b) Que tem impedimento de longo prazo de natureza física, genética ou psíquica que obstrui sua participação plena e efetiva na sociedade.
c) Tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
d) Que possui direitos específicos de proteção e tutela do Estado, devido aos seus impedimentos de natureza orgânica.
e) Tem impedimento de longo prazo de natureza física e genética o qual, em interação com a família e a escola, pode obstruir seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.