ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SEFAZ-SC (Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Caratina) - Auditor - Gestão Tributária - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Considere as afirmações a seguir: I. O objetivo principal do texto é apresentar a teoria econômica de Marshall, segundo a qual cabe ao Estado, por meio de medidas assistencialistas, a responsabilidade de dirimir a pobreza e a desigualdade entre as classes mais altas e baixas da população. II. No 5º parágrafo, o segmento entre parênteses acrescenta uma ressalva ao argumento central do período. III. Depreende-se do contexto que para formar “capital humano” é necessário, entre outras medidas, investir na saúde e na educação do indivíduo, de modo que este possa gerar riqueza para si próprio e para a sociedade. Está correto o que se afirma em

a) II e III, apenas.
b) I, II e III.
c) I, apenas.
d) II, apenas.
e) I e III, apenas.
2 -

Infere-se do texto que a teoria econômica de Marshall

a) é tida como altruísta e estabeleceu um marco na conquista dos valores humanitários, uma vez que tratou da ascensão social de toda uma geração de trabalhadores.
b) foi responsável, na Inglaterra, pela maior distribuição da riqueza e da renda, advinda das práticas governamentais que tomaram por base seus princípios.
c) serviu de alicerce ao sistema de assistência social aos pobres, conhecido na Inglaterra como “Poor Law” e defendido por Adam Smith.
d) gerou uma mudança de paradigma, pois, a partir de tal teoria, o investimento em seres humanos passou a ser interpretado como parte do empenho para a acumulação de capital.
e) é incompatível com a teoria proposta por Malthus, segundo a qual o financiamento da educação compulsória e universal deve ser compartilhado entre a iniciativa privada e o Estado.
3 -

... embora para isso precisem restringir alguns de seus interesses pessoais mais imediatos. (7º parágrafo) Com um sentido adequado ao original, uma redação correta para o segmento acima, transformando-o em um período independente, encontra-se em:

a) Contudo, seria restringido, à medida que isso se efetivasse, alguns dos interesses pessoais mais imediatos aos indivíduos.
b) A despeito disso alguns dos interesses pessoais mais imediatos dos indivíduos, precisariam ser restritos.
c) Apresentaria-se, assim, a necessidade de restringir alguns dos interesses pessoais mais imediatos dos indivíduos.
d) Porém, se restringissem alguns dos interesses pessoais mais imediatos dos indivíduos.
e) Para isso, contudo, os indivíduos precisam restringir alguns de seus interesses pessoais mais imediatos.
4 -

Fecha-se assim o elo entre pobreza e improficiência. (1º parágrafo) Em relação aos argumentos que a antecedem, a frase acima exprime noção de

a) conclusão.
b) causa.
c) concessão.
d) finalidade.
e) oposição.
5 -

... qualquer tipo de atividade no mercado que lhes garantisse o mínimo necessário... (2º parágrafo) O verbo da frase acima possui, no contexto, o mesmo tipo de complemento do que se encontra em:

a) ... o ambiente de privação material e ignorância em que nasce [....] o indivíduo...
b) Na Inglaterra oitocentista de Marshall, existia um vasto contingente de indivíduos...
c) ... o que permitirá ao filho do trabalhador mais simples a obtenção da melhor educação teórica e prática...
d) Com isso, aumenta o poder de ganho dos indivíduos no mercado...
e) ... é uma tônica constante da economia clássica...
6 -

Considere as afirmações abaixo a respeito da pontuação do texto. I. Mantendo-se a correção e o sentido, o sinal de interrogação da frase Mas o que é, afinal, o capital humano? (7º parágrafo) pode ser suprimido, uma vez que se trata de pergunta retórica, cuja finalidade é estimular a reflexão. II. Sem prejuízo da correção e do sentido, o sinal de dois-pontos em A incompetência econômica do indivíduo resulta em privação material: sua demanda por bens... (1º parágrafo) pode ser substituído por “pois” antecedido de vírgula. III. Os travessões que isolam o segmento do investimento na qualidade da força de trabalho (2º parágrafo) podem ser substituídos por parênteses, sem prejuízo da correção. Está correto o que se afirma APENAS em

a) I e II.
b) II.
c) I e III.
d) II e III.
e) III.
7 -

Está correta a redação do comentário, baseado em ideias do texto, que se encontra em:

a) Os Princípios de economia, de Marshall, tratam-se de ideias que visavam considerar o investimento na saúde e educação dos seres humanos como uma questão de ordem econômica.
b) A questão da educação era abordada por economistas clássicos sob o ângulo do bem-estar social, da mudança de atitudes e valores que acarretava.
c) Teorias à respeito da promoção de oportunidades para os trabalhadores foram o que influenciaram Marshall a recomendar um esforço concentrado na frente educacional, prioritariamente na base do sistema.
d) Constam entre os argumentos de caráter econômico defendidos por Marshall a distribuição menos desigual da riqueza e da renda, que promoveria a formação de capital humano.
e) Não se desenvolve, em ambiente de privação material e ignorância todas as qualidades físicas, morais e intelectuais necessárias para a competência do indivíduo na vida prática e sua sobrevivência no mercado.
8 -

Considerado o contexto, está correto o que consta de:

a) O sinal indicativo de crase deverá ser mantido caso se substitua “economia mundial” por “uma economia globalizada” no segmento integrar-se de forma dinâmica à economia mundial (6º parágrafo).
b) O segmento não é a escassez de capital financeiro, mas a escassez de capital humano (6º parágrafo) exprime noção de finalidade.
c) Sem prejuízo da correção gramatical, o segmento impede que ele desenvolva (1º parágrafo) pode ser reescrito do seguinte modo: impede-lhe de desenvolver.
d)

Os verbos do segmento Malthus [...] sugeria que o investimento público maciço em educação seria uma resposta mais eficaz (3º parágrafo) estão flexionados nos mesmos tempo e modo.

e)

O segmento sublinhado em desde que possa ser combinada com um amplo sistema de bolsas de estudo (último parágrafo) pode ser substituído por “uma vez que", sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase.

9 -

Os termos sublinhados exercem a mesma função sintática em:

a)

Com isso, aumenta o poder de ganho dos indivíduos no mercado e eles aprendem (7º parágrafo)

b)

a pobreza de uma geração se torna o berço da incompetência da geração seguinte (1º parágrafo)

c)

É a falta de capacitação da comunidade para integrar-se de forma dinâmica à economia mundial que compromete o esforço de crescimento (6º parágrafo)

d)

A incompetência econômica do indivíduo resulta em privação material (1º parágrafo)

e)

A bandeira da educação compulsória e universal, financiada e pelo menos parcialmente provida pelo Estado (3º parágrafo)

10 -

... que é do seu próprio interesse respeitar regras gerais de conduta das quais todos os participantes da sociedade se beneficiam... (7º parágrafo)

Mantêm-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original da frase acima substituindo-se o segmento sublinhado por:

a) a que todos os participantes da sociedade se vangloriam
b) as quais todos os participantes da sociedade tiram proveito
c) que favorecem todos os participantes da sociedade
d) de que todos os participantes da sociedade contam para seu benefício
e) às quais trazem proveito a todos os participantes da sociedade

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.