ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Natal - RN (Prefeitura Municipal de Natal) - Técnico em Segurança do Trabalho - COMPERVE (Núcleo Permanente de Concursos - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) - 2018

Saúde Pública
1 -

No cronograma do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) do Hospital Geral (HG), é chegado o momento da realização das avaliações quantitativas de ruído ocupacional. O HG possui 2.531 empregados desempenhando atividades diversas, e, durante a abordagem dos locais e condições de trabalho, houve dúvidas na definição dos grupos homogêneos.

Em situações como essa, a Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01), Procedimento Técnico, Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), exige que

a) todas as avaliações sejam realizadas com um dosímetro de ruído.
b) todos os expostos sejam avaliados.
c) apenas os expostos de maior risco (EMR) sejam avaliados.
d) apenas sejam realizadas avaliações ambientais em cada setor.
2 -

De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01) da Fundacentro, as medições ocupacionais de ruído devem ser representativas da exposição de toda a jornada de trabalho. Para tanto, é importante que o período de amostragem seja adequadamente escolhido. Havendo dúvidas quanto à representatividade da amostragem, a NHO 01 exige que

a) a amostra cubra de 70% a 80% da jornada laboral.
b) a amostra seja realizada no grupo homogêneo.
c) a amostra compreenda toda a jornada de trabalho.
d) a amostra seja obtida com um dosímetro de ruído.
3 -

A Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01) da Fundacentro afirma que os dados obtidos nas avaliações quantitativas de ruído ocupacional só serão válidos se, após a medição, o equipamento mantiver as condições adequadas de uso. Para tanto, a NHO 01 exige que seja realizada uma calibração do equipamento antes de cada avaliação, como também uma aferição da calibração após cada avaliação.

A tabela abaixo apresenta as calibrações e as aferições das avaliações realizadas em um ambiente determinado.

De acordo com a NHO 01, as avaliações contidas na tabela que deverão ser invalidadas são

a) as avaliações 1, 2 e 3.
b) as avaliações 4 e 5.
c) as avaliações 2 e 5.
d) as avaliações 1, 3 e 4.
4 -

Durante a sua jornada de trabalho, o agente de endemias é submetido, diariamente, a um ciclo de exposição que se repete continuamente, conforme dados a seguir:

Sabendo que há exposição à carga solar direta durante todo esse ciclo, o do agente de endemias será de

a) 24,6 °C.
b) 6,0 °C.
c) 5,7 °C.
d) 24,0 °C.
Segurança e Saúde no Trabalho
5 -

Para fins prevencionistas, foi realizada a avaliação da exposição ocupacional ao ruído à qual está submetido um técnico em enfermagem, seguindo-se todos os preceitos da Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01), Procedimento Técnico, Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído, da Fundacentro.

Os resultados obtidos nessa avaliação estão expostos na tabela abaixo.

Considerando os dados dessa tabela e considerando que a jornada laboral do técnico em enfermagem é de 8 horas diárias, a dose de ruído referente à jornada diária de trabalho desse técnico será de

a)

950,0%

b)

425,0%

c)

312,5%

d)

307,1%

6 -

De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 9 (NR 09), que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), a correta hierarquia a ser seguida para a implantação do controle dos riscos ambientais é:

a) medidas administrativas, de proteção individual e de proteção coletiva.
b) medidas de proteção individual, organizacionais e de proteção coletiva.
c) medidas de proteção coletiva, administrativas e de proteção individual.
d) medidas organizacionais, de proteção coletiva e de proteção individual.
7 -

Conforme o Anexo I da Norma Regulamentadora n.º 9 (NR 09), os procedimentos de avaliação quantitativa são aqueles estabelecidos nas Normas de Higiene Ocupacional (NHOs) publicadas pela Fundacentro.

Portanto, para atender o Anexo I, as NHOs que deverão ser utilizadas nas avaliações de VCI e de VMB são, respectivamente,

a)

a NHO 09 e a NHO 10.

b)

a NHO 02 e a NHO 03.

c)

a NHO 07 e a NHO 08.

d)

a NHO 04 e a NHO 05.

8 -

A Norma de Higiene Ocupacional (NHO 06), Procedimento Técnico, Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor, da Fundacentro, permite a determinação do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG), tanto com a utilização de equipamento convencional quanto com a utilização de equipamento eletrônico.

Para os dois tipos de equipamentos, a NHO 06 exige que o Termômetro de Globo possua uma esfera com diâmetro de

a)

63,5 mm.

b)

76,2 mm.

c)

88,9 mm.

d)

152,4 mm.

9 -

Para que as medições da exposição ocupacional ao calor sejam representativas, é importante que o período de amostragem seja adequadamente escolhido, de maneira a considerar os 60 minutos corridos de exposição que correspondam à condição de sobrecarga térmica mais desfavorável para o trabalhador.

Para atender essa exigência contida na Norma de Higiene Ocupacional (NHO 06), Procedimento Técnico, Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor, da Fundacentro, a análise do período de exposição mais desfavorável deverá abranger

a)

b)


c)

os ambientes com e sem carga solar direta.

d)

a situação térmica e a atividade física.

10 -

De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 32 (NR 32), que trata da Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, nos locais onde são utilizados gases ou vapores anestésicos, as concentrações ambientais desses gases e vapores serão mantidas sob controle, conforme previsto na legislação vigente.

Para atender essa exigência da NR 32, esses locais devem possuir

a)

cabine de segurança biológica (CSB).

b)

equipamentos de proteção individual (EPI) disponíveis para todos.

c)

sistemas de ventilação e exaustão.

d)

manuais de procedimentos relativos a limpeza, descontaminação e desinfecção.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.