ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Presidente Kennedy - ES (Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy) - Professor - Artes - IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Ao elaborar sua crítica, o autor do texto destacou a relação de sentido entre os adjetivos femininos: velha e boa, os quais projetam uma apreciação positiva à palavra lâmpada. Nesse fluxo de adjetivações, ao finalizar seu texto, faz referência à palavra "melhor", um adjetivo em seu grau de comparação de superioridade. Sendo assim, dentre as alternativas a seguir, assinale a opção em que a palavra em destaque recebe a mesma classificação:

a) Dirceu é meu MELHOR amigo.
b) O MELHOR sempre vence.
c) Preciso estudar MELHOR.
d) Estudou muito e levou a MELHOR.
e) Este quadro fica MELHOR aqui.

Texto II

2 -

A autora do texto admite, nas primeiras linhas de sua análise, que "Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio." A comparação estabelecida pela autora indica que:

a) as palavras, como os seres humanos, sofrem as impressões do próprio sentido e modificam os significados do tempo.
b) as palavras, como os seres humanos, redimensionam os sentidos da existência e se mantém vivas ao longo do tempo, porque não sofrem influências de significados, mas de significantes.
c) as palavras, como os seres humanos, sofrem as impressões de seu tempo, modificam-se, seguem tendências.
d) as palavras, como os seres humanos, morrem lentamente por sua perenidade diante das impressões temporais e se modificam de acordo com as tendências de cada época.
e) as palavras, como os seres humanos, simplificam as fases da vida e sofrem as impressões dos sentidos que se estabelecem no contexto social, além de caírem em desuso e morrerem lentamente.
3 -

A classe gramatical a que pertence a palavra destacada em "Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. OU será que estamos perdendo o prazer da convivência? [...]” é:

a) conjunção.
b) interjeição.
c) preposição.
d) adjetivo.
e) advérbio.
4 -

O texto convida-nos a refletir acerca do sentido das palavras, sobretudo, no contexto social. Explora-se constantemente o sentido da palavra, a figuração de linguagem, a relação semântica dos vocábulos. Entretanto, fenômenos de base morfológica, como os processos de formação das palavras, não são apontados pela autora. Para isso, tomemos como objeto as palavras "PUXA-SACO" e "PÉ-NO-SACO", utilizadas no texto. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde, respectivamente, ao processo de formação das palavras destacadas:

a) derivação parassintética e composição por justaposição
b) composição por justaposição e composição por justaposição
c) hibridismo e derivação parassintética
d) derivação regressiva e composição por aglutinação
e) composição por aglutinação e composição por aglutinação
5 -

Na oração "O agito DAS PALAVRAS traduz as mudanças do mundo [...].", a função sintática do termo destacado é:

a) complemento nominal.
b) objeto direto.
c) objeto indireto.
d) aposto.
e) adjunto adnominal.
6 -

No fragmento "Cabe indagar: que sociedade é essa QUE SEPULTA O CAVALHEIR ISMO, A DELICADEZA, A CORDIALIDADE E A COMPAIXÃO [ .. . ]", em relação à forma pronominal ESSA, a sequência em destaque apresenta valor de:

a) reformulação.
b) generalização.
c) gradação.
d) caracterização.
e) explicação.

Texto III

7 -

No poema de Manuel Bandeira, observa-se a presença de uma figura de linguagem recorrente em sua poética: a metáfora, uma vez que a estrela pode sugerir o inalcançável ou inatingível. Bandeira explora um universo melancólico em seu poema e, por meio de recursos expressivos, dá voz à estrela nos últimos versos, configurando, assim, a utilização de mais uma figura de linguagem, a que se denomina:

a) Prosopopeia.
b) Metonímia.
c) Hipérbole.
d) Eufemismo.
e) Antítese.
8 -

Assinale a alternativa que contém um verbo cujo valor semântico é equivalente ao apresentado pela forma verbal destacada na oração "Por que tão alto LUZIA?":

a) Prefulgurar.
b) Conteinar.
c) Eclipsar.
d) Oscilar.
e) Preitejar.
9 -

Quanto às variantes linguísticas presentes nas orações a seguir, assinale a alternativa em que a norma-padrão da língua portuguesa é rigorosamente obedecida.

a) Hoje fazem dez anos que conheci Dirceu.
b) Cada um de nós falamos a verdade ao professor.
c) Os Estados Unidos mobilizam a economia mundial.
d) Os Estados Unidos prioriza a educação.
e) Deve existir muitas maneiras de conquistar um grande amor.
Informática
10 -

Um administrador de uma máquina que possui o sistema operacional MS Windows 7 em português deseja acessar as informações armazenadas sobre programas instalados, estrutura de diretórios, informações de drivers e de usuários. Para esse caso, ele deve acessar o programa:

a) Bitlocker.
b) Aero.
c) Regedit.
d) Readyboost.
e) Recover.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.