ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Serra Branca - PB (Prefeitura Municipal de Serra Branca) - Técnico em Enfermagem - CPCON (Comissão Permanente de Concurso) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Com base nas informações contidas nos textos I e II, julgue as assertivas abaixo.

I- As estratégias de estruturação e progressão da temática da evolução do trabalho, abordada no texto I, prescindem, necessariamente, da presença de marcadores temporais.

II- A denúncia expressa na charge do texto II ilustra, de forma irônica, os efeitos de uma situação de exploração do trabalhador, sobretudo o que se enquadra na situação de mão de obra desqualificada, fato, de uma forma ou de outra, abordada no texto I.

III- A temática central, proposta no texto I, se funda na tese de que as estruturas sociais determinam as transformações nas relações trabalhistas.

IV- De acordo com as informações do texto I, a globalização, enquanto fenômeno da modernidade, aliada à automação e à exigência de alta qualificação de mão de obra, gera, sobretudo nos países muito populosos e de baixa especialização, uma grande massa de trabalhadores de mão de obra obsoleta, desqualificada e barata.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

a) I e III.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) I e IV.
e) II e IV.
2 -

A redação da expressão “Parabéns trabalhador”, extraída da charge do texto II, da forma como se apresenta, de acordo com a norma culta da língua, apresenta erro(s)

a) de acentuação gráfica.
b) de pontuação.
c) de concordância nominal.
d) de regência nominal.
e) de concordância verbal.
3 -

O texto I, ao tratar das relações de trabalho, no período que antecedeu à Primeira Revolução Industrial, classifica-as como essencialmente agrárias e constituídas dentro do âmbito familiar. Para justificar seus argumentos, no terceiro e no quarto parágrafos o autor se utiliza de uma sequência de enunciados nos quais a maioria dos verbos se classifica como

a) pretérito perfeito do indicativo.
b) pretérito imperfeito do indicativo.
c) pretérito perfeito composto do indicativo.
d) futuro do pretérito.
e) futuro do presente.
4 -

Atente aos enunciados abaixo, extraídos do texto I e, em seguida, responda o que se pede. I- “Contudo, as forças que motivam essas mudanças são outras”. II- “O trabalho formal remunerado, que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios, hoje nos persegue”. III- “A impessoalidade nas linhas de montagem que a adoção do Fordismo trouxe...”. A partícula “que”, nas três situações propostas acima, exerce, respectivamente, a função sintática de estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios; objeto indireto do verbo “trouxe” no enunciado “que a adoção do Fordismo trouxe...”.

a) sujeito do enunciado “que motivam essas mudanças”; adjunto adnominal do termo “paredes” na expressão “que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios; objeto direto do verbo “trouxe” no enunciado “que a adoção do Fordismo trouxe...”.
b) objeto direto do verbo “motivam” no enunciado “que motivam essas mudanças”; sujeito do enunciado “que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios; objeto indireto do verbo “trouxe” no enunciado “que a adoção do Fordismo trouxe...”.
c) sujeito do enunciado “que motivam essas mudanças”; sujeito do enunciado “que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios; objeto direto do verbo “trouxe” no enunciado “que a adoção do Fordismo trouxe...”.
d) objeto indireto do verbo “motivam” no enunciado “que motivam essas mudanças”; sujeito do enunciado “que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios; objeto direto do verbo “trouxe” no enunciado “que a adoção do Fordismo trouxe...”.
e) complemento nominal do substantivo “mudanças” no enunciado “que motivam essas mudanças”; sujeito do enunciado “que antes
5 -

Ainda com relação aos textos I e II, pode-se deduzir que


a) enquadram-se na mesma classificação, tanto de gênero quanto em termos de tipologia textual.
b) enquadram-se apenas na tipologia narrativo-descritiva embora pertençam a gêneros textuais distintos.
c) o texto II, por se tratar do gênero charge, deve, obrigatoriamente, se enquadrar na tipologia injuntiva.
d) pertencem a gêneros textuais distintos.
e)

o texto I, por apenas historicizar a evolução das relações do trabalho no meio social, deve se classificado tipologicamente como narrativo-injuntivo.

6 -

Atente a cada um dos textos a seguir e, em seguida responda o que se pede.


Considerando-se os seus conhecimentos acerca da distinção entre tipologias e gêneros textuais, e levando em conta os enunciados acima, está CORRETO o que se afirma em:

a) Os textos 2 e 4 são comentários que se enquadram essencialmente na tipologia argumentativa.
b) Em 1 e 5, há predominância da tipologia narrativo-descritiva.
c) Não há registros, nos textos acima, de tipologia injuntiva.
d) Em 3 e 5, há predominância da tipologia apenas narrativa.
e) Em 4, não podemos classificar o comentário como um gênero textual.
7 -

O parágrafo abaixo transcrito, retirado do artigo "Previdência será reformada?", embora seja constituído de um único período, apresenta diferentes mecanismos de articulação oracional. Ou seja, é um período composto, formado pelos processos de coordenação e de subordinação. Leia-o com atenção, de modo a responder ao que se pede.

“Num país em que um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza, custa crer que parcelas mais esclarecidas da sociedade ainda não se tenham convencido de que a reforma da previdência é indispensável, de que é preciso combater os benefícios de uma casta e de que é necessário evitar uma rejeição da reforma, que prejudicaria particularmente os pobres". (citação de Maílson da Nóbrega - Jornal Correio da Paraíba, 31/12/17)

As orações introduzidas pelos conectores: em que; de que e que se classificam, respectivamente, como orações subordinadas

a) adjetiva explicativa; adjetiva restritiva; substantiva objetiva indireta.
b) adjetiva explicativa; substantiva objetiva indireta; adjetiva explicativa.
c) substantiva objetiva indireta; substantiva completiva nominal; substantiva subjetiva.
d) adjetiva restritiva; substantiva completiva nominal; adjetiva explicativa.
e) subordinada adverbial de lugar; adjetiva restritiva; adjetiva explicativa.
8 -

Leia o texto abaixo e as proposições relativas a alguns recursos linguísticos empregados quando da sua elaboração e, em seguida, responda ao que se pede.

Dentre as proposições acima, é CORRETO o que se afirma apenas em

a) I e II.
b) I.
c) I e III.
d) II e IV.
e) II.

Texto II

9 -

Leia com cuidado as assertivas abaixo acerca da charge do texto III e, em seguida, responda o que se pede.

I- Pode-se deduzir, com base nas pistas semânticas, propostas na charge, que a categoria dos taxistas, principal concorrente do transporte urbano de passageiros, via aplicativo Uber, não vem reconhecendo as facilidades que os avanços tecnológicos que deste aplicativo decorrem, bem como o benefício para a população que se utiliza deste serviço.

II- É possível se afirmar, dentre muitas interpretações propostas, que uma das intenções comunicativas implícitas no discurso do chargista seja de provocar a categoria dos taxistas a buscar novos mecanismos de atualização, facilidades tecnológicas e/ou de competividade na sua área profissional.

III- Jamais se pode implicitar, na charge, o discurso das facilidades de acesso ao transporte de passageiros via Uber, através do avanço tecnológico presente no serviço e com objetivos benéficos a população.

É CORRETO o que se afirma apenas em

a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) I.
e) II.
10 -

A textualidade é o resultado das características que fazem com que possamos diferenciar um amontoado de frases e/ou imagens sem sentido de um texto (COSTA VAL, 1991). Beaugrande e Dressler (1983) explicam que são sete os fatores responsáveis pela textualidade. Nesta compreensão, dentre tais fatores, há um, de natureza pragmática, segundo o qual há referência ao que tais autores chamam de “um já dito", ilustrado na charge acima através das expressões “Jaspion" e “Máquina de escrever". Trata-se da

a) coerência.
b) situacionalidade.
c) informatividade.
d) intertextualidade.
e) intencionalidade.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.